Cavalier king charles spaniel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cavalier King Charles Spaniel
Cavalier King Charles Spaniel
País de origem  Reino Unido
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 9
Seção 7 - Cães de Companhia - spaniels ingleses
Estalão #136 - 24 de junho de 1987

A cavalier king charles spaniel[Nota] é uma pequena raça canina oriunda do Reino Unido. Sua história recente nasceu no século XIX, quando surgiu a ideia de criar o king charles spaniel com o focinho mais longo. Todavia, apenas na década de 1920 essa ideia ganhou força, graças ao prêmio em dinheiro oferecido por Roswell Eldridge. Vinte anos mais tarde, os cavaliers foram separados enquanto raça de seus antecessores kings.[1]

Fisicamente é um canino de pequeno porte que pode pesar até 8 kg e medir 33 cm. Sua pelagem é vasta e requer cuidados constantes. Existe uma negativa peculiaridade gerada pelos excessivos cruzamentos artificiais neste canino: sua curta expectativa de vida (10,7 anos) causada por uma doença genética chamada cardiopatia. Devido a este problema, é aconselhado que se verifique o histórico médico de várias gerações destes animais a fim de se evitar insistentes cruzamentos errôneos. Apesar dos problemas de saúde, o cavalier é considerado um cão excelente para companhia devido a sua personalidade calma, a sua jovialidade e a sua tolerância para com outros animais.[1]

O Cavalier King Charles Spaniel pode ser: => Blenheim: Pêlo branco com marcas castanhas. => Negro e Fogo: Todo o pêlo é negro, exceto as patas da frente, o focinho e as sobrancelhas que apresentam uma tonalidade semelhante ao ruivo humano. => Rubi: Uma única cor em toda a pelagem - Pêlo castanho claro (ruivo). => Tricolor: Tal como o nome indica é uma pelagem formada por três cores: manchas pretas e brancas no corpo e ruivo nas sobrancelhas.


Referências

  1. a b Fogle (2009), pág 86 e 87

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Cavalier king charles spaniel
Wikipedia lexikon2.jpg   Nota linguística: Na busca pela padronização de uma nomenclatura^ e para adequar a grafia da Wikipédia às normas do português, os nomes das raças - alguns mantidos no original (Fogle (2009)) - estão grafados em iniciais minúsculas, como também visto em dicionário de Cinologia. Todavia, as entidades cinófilas - CBKC do Brasil, CPC de Portugal e FCI - possuem o padrão adotado em maiúsculas, assim como a Enciclopédia Conhecer (vol. II, p. 414).


Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.