Cominform

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Cominform (Communist Information Bureau) é o nome comum dado ao órgão que se chamava oficialmente de "Serviço de Informação dos Partidos Comunistas e de Trabalhadores" ou seja "setor de informação comunista".

O Cominform era uma organização de origem soviética fundada em setembro de 1947, numa reunião em Szklarska Poreba, na Polônia, para congregar partidos comunistas europeus, inclusive aqueles da França e da Itália. O encontro foi convocado por Stalin em resposta a divergências entre os governos do Leste Europeu quanto a comparecer ou não à conferência do Plano Marshall em Paris, em julho de 1947. A sede inicial do Cominform era localizada em Belgrado mas, após a expulsão da Iugoslávia do grupo, em junho de 1948, a sede foi transferida para Bucareste. A expulsão da Iugoslávia por acusação de titoísmo iniciou o período do Informbiro na história iugoslava.

O propósito do Cominform era coordenar ações entre partidos comunistas sob orientação soviética. Como resultado, o Cominform agia como ferramenta da política externa da URSS. O Cominform possuía seu próprio jornal (cujo título, em português, significava: Pela Paz Duradoura, pela Democracia Popular!), e encorajava a unidade dos partidos comunistas do mundo.

O Cominform foi dissolvido em 1956, após a reaproximação soviética com a Iugoslávia.

Partidos-Membros[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • BELL, P.M.H. (2001) The World Since 1945. Londres: Arnold. pp.89.