Cominform

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Cominform ou Kominform (em russo: Коминформ, abreviatura de Информационное Бюро Коммунистических и Pабочих Партий, transl. Informacionnoe Bjuro Kommunističeskich i Rabočich Partij; em português: "Escritório de Informação dos Partidos Comunistas e Operários") é o acrônimo usual para designar a organização internacional liderada pelo PCUS e cujo objetivo era promover o intercâmbio de informações e coordenar as ações dos vários partidos comunistas da Europa. De fato, o Cominform serviria como instrumento de política externa da URSS. Possuía seu próprio jornal (cujo título, em português, significava: Pela Paz Duradoura, pela Democracia Popular!) e encorajava a unidade dos partidos comunistas do mundo.

A criação da organização foi anunciada em 5 de outubro de 1947,[1] [2] [3] poucos dias depois da conferência dos partidos comunistas europeus, realizada entre 22 e 27 de setembro, em Szklarska Poręba, na Baixa Silésia polonesa. O encontro havia sido convocado por Stalin, para resolver divergências entre os governos do Leste Europeu quanto a comparecer ou não à conferência do Plano Marshall, em Paris, em julho de 1947. Na época, a maioria dos observadores ocidentais considerou a nova organização como a sucessora da Comintern, a Terceira Internacional ou Internacional Comunista , criada em 1919 e dissolvida pela URSS em 1943, em um esforço dos soviéticos para tranquilizar seus aliados ocasionais na Guerra - os Estados Unidos e a Grã-Bretanha.[4]

Inicialmente, o Cominform estabeleceu-se em Belgrado. Mas, após a exclusão da Iugoslávia da esfera soviética, em junho de 1948, a sede da organização foi transferida para Bucareste. A expulsão da Iugoslávia por acusação de titoísmo iniciou o período do Informbiro na história iugoslava.

O Cominform entrou em decínio depois de 1948, à medida que outros partidos comunistas, como o PCI, passaram também a questionar o controle do PCUS. Afinal, a organização foi oficialmente dissolvida em 1956, já no período da desestalinização promovida por Khrushchov, quando a URSS voltou a se aproximar da Iugoslávia.

Partidos membros [4] [editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Hoje na História: 1947 - É criado na Polônia o Cominform. Por Max Altman. Opera Mundi, 5 de outubro de 2010.
  2. The Socialist Party of Great Britain. From Comintern to Cominform. Artigo originalmente publicado pelo jornal Socialist Standard. n°519, novembro de 1947.
  3. The Evolution of the Cominform 1947-1950 The World Today vol. 6, n° 5. maio de 1950, pp. 213-228.
  4. a b This day in History. Jun 28, 1948: Yugoslavia expelled from COMINFORM

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • BELL, P.M.H. (2001) The World Since 1945. Londres: Arnold. pp.89.