Coração Malandro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Coração Malandro
Coração Malandro
Informação geral
Formato Telenovela
Gênero Drama, Comédia, Romance
Duração 60 minutos
Criador(es) adaptação Casa da Criação
Elenco Pepê Rapazote
Margarida Marinho
Paulo Rocha
Pedro Lima
Eunice Muñoz
País de origem Portugal Portugal
Idioma original português
Temporadas 1
Episódios 180
Produção
Produtor(es) NBP
Tema de abertura Raul Marques & os Amigos Da Salsa - Tudo o que não se sabe
Tema de encerramento Raul Marques & os Amigos Da Salsa - Tudo o que não se sabe
Exibição
Emissora original Portugal TVI
Transmissão original 24 de Fevereiro de 2003 a 14 de Janeiro de 2005
Cronologia
Anjo Selvagem
Programas relacionados Pedro, el escamoso

Coração Malandro é uma telenovela portuguesa, exibida entre 2003 e 2005, pela TVI. É uma adaptação do colombiano "Pedro, el escamoso'' de 2001.

Ao início era transmitida às 19 horas de segunda a sexta-feira. A partir de Agosto de 2003, devido ao insucesso, passou a ser emitida apenas às sextas-feiras, pelas 23 horas e ocasionalmente aos sábados pela mesma hora. De Fevereiro de 2004 até ao último episódio, foi transmitida às sextas-feiras pelas 16:30. Nunca foi reposta na TVI ou TVI Ficção, foi exibida no canal RTP Internacional [1]no ano de 2008.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Esta novela fala de um jovem galanteador, chamado Zé Maria Pardal (Pepê Rapazote), que vai viver na casa dos Pachecos. Anselmo Pacheco (António Marques) suicida-se e deixa a mulher Mercedes Pacheco (Margarida Marinho) e duas filhas: Leonor Pacheco (Maria João Falcão) e Sónia Pacheco (Lília Matos); além de Paula Alvim (Sandra Celas), uma outra filha que teve com sua amante Ana Alvim (Paula Mora).

Quando o Zé MariaPaula pela primeira vez e apaixona-se e sonha em conquistá-la. Paula vai trabalhar como directora comercial na empresa de André Silveira (Pedro Lima), um executivo casado com Mónica Silveira (Sofia Grillo) e que possui um histórico de relacionamentos extra-conjugais com todas as mulheres bonitas que trabalham com ele, inclusive com Carla Joaquim (Patrícia Bull), sua secretária.

Paula consegue emprego para Zé Maria na empresa, como motorista, e ele passa a ser seu motorista particular. Na empresa de André, Guiomar Brás Teles (Maria Henrique), que é a gerente de pessoal, apaixona-se por Zé Maria, e ele aproveita disso para ter algumas vantagens. Guiomar é filha de Antónia Brás Teles (Eunice Muñoz), uma senhora avarenta, dona de uma pensão. Nesta pensão trabalha Flor (Lucinda Loureiro), uma solteirona que sonha com o príncipe encantado e trabalha quase de graça para a D. Antónia.

Anselmo deixou toda a sua herança a Paula Alvim, mas esta não chega a saber disso. Mercedes, que é a esposa legítima de Anselmo, faz um acordo com Carlos Vidigal (João Ricardo (ator)), um advogado corrupto e nada esperto, para roubar a herança de Paula: ela promete casar com Vidigal caso ele consiga falsificar os documentos da herança deixada por Anselmo.

André viaja a trabalho num final de semana com Paula, que a seduz e eles passam a noite juntos. Quando volta para casa, ele decide divorciar-se de Mónica, mas ela anuncia que está grávida.

A trama resume-se basicamente nas enrascadas que Zé Pardal se envolve, e no triângulo amoroso Pardal x Paula x André.

Casos e Casais[editar | editar código-fonte]

Elenco[editar | editar código-fonte]


Participação Especial:


Elenco Adicional:

Banda Sonora[editar | editar código-fonte]

  • Beto - Memórias Esquecidas
  • Raul Marques & os Amigos Da Salsa - Tudo o que não se sabe
  • Ala dos Namorados - História do Zé Passarinho
  • Juan Luis Guerra - Burbujas De Amor

Audiência[editar | editar código-fonte]

Coração Malandro no episódio de estreia a 24 de Fevereiro (segunda-feira) registou uma audiência total de 2.461.600 espectadores que viram em média mais de 50% da novela. O 1º episódio registou 13.3% de audiência média (aproximadamente 3 vezes mais do que a audiência registada pelo canal) e 40.2% de share.[2]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Portugal, Rádio e Televisão de. «CORAÇÃO MALANDRO - Telenovelas - RTP». www.rtp.pt. Consultado em 5 de setembro de 2021 
  2. «MEDIAMONITOR - Televisão, Rádio, Imprensa, Outdoor, Cinema e Clipping - Grupo Marktest». www.mediamonitor.pt. Consultado em 19 de fevereiro de 2022