Prisioneira (telenovela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Prisioneira
Prisioneira (telenovela)
Ninguém foge ao destino
Informação geral
Formato Telenovela
Género
Duração ± 55 min
Criador(es)
Elenco
País de origem Portugal
Idioma original português
Temporadas 2
Episódios 219 no total
98 (1ª temporada)
121 (2ª temporada)
Produção
Diretor(es)
Produtor(es)
Tema de abertura
  • "Don't Try", Sissi Martins (1.ª temporada)
  • "Tal Como Sou", Fernando Daniel (2.ª temporada)
Tema de encerramento
  • "Don't Try", Sissi Martins (1.ª temporada)
  • "Tal Como Sou", Fernando Daniel (2.ª temporada)
Empresa(s) produtora(s)
Localização
Exibição
Emissora original TVI
Formato de exibição
Transmissão original 21 de maio de 2019 – 22 de fevereiro de 2020
Cronologia
Valor da Vida
Quer o Destino

Prisioneira é uma telenovela portuguesa produzida pela Plural Entertainment e transmitida pela TVI de 21 de maio de 2019 a 22 de fevereiro de 2020, substituindo Valor da Vida e sendo substituída semanas mais tarde por Quer o Destino. Foi escrita por Maria João Mira, com filmagens em Lisboa e na Tunísia.

Foi protagonizada por Joana Ribeiro (1.ª temporada), Carloto Cotta (1.ª temporada), Kelly Bailey, Lourenço Ortigão e Nuno Gil (2.ª temporada).

Sinopse[editar | editar código-fonte]

1.ª temporada[editar | editar código-fonte]

Conta a história de um médico muçulmano, revolucionário que luta por um mundo melhor. A aventura começa quando se apaixona loucamente por uma portuguesa e resgata-a de uma vida pouco fértil de amor. Contudo, este resgate torna-se num cativeiro que ninguém previa e num combate desigual pela guarda de uma criança. Omar Maluf (Carloto Cotta), o médico muçulmano natural do país do Magrebe que, mais tarde obrigações familiares o obrigam a casar com Samira Ibrahim (Vera Kolodzig). Embora este segundo casamento provoque uma rutura entre Teresa Cunha (Joana Ribeiro) e Omar, a verdade é que nunca apaga a paixão. Samira é irmã de um emir e desde sempre foi apaixonada por Omar. Desta forma, vai tornar-se a maior inimiga de Teresa. Samira tem um pecado escondido no passado que é a sua maior fragilidade. Quem se junta a este triângulo é Gustavo Tudela (Thiago Rodrigues). É piloto de aviação e colega de Teresa. Uma tragédia recente destruiu-o emocionalmente mas esconde-a para não perder o trabalho com o qual sonhou a vida inteira. Está desde há muito apaixonado secretamente pela namorada do melhor amigo, Omar.

Glória Loureiro (Kelly Bailey) com apenas 16 anos o pai alugou-a a um homem que depois apareceu morto. A partir daí a regra tem sido o vale tudo. Vive de pequenos crimes com Fredy, o seu melhor amigo. Glória aproveita um atentado terrorista para dar um golpe que acaba por correr mal. Fredy Cruz (Lourenço Ortigão) ainda era um miúdo quando foi despejado pela mãe. Conheceu Glória na casa de correção e tornaram-se inseparáveis. Tem uma oficina, mais ao menos legal mas tal como Glória, também vive de pequeno crimes até que um deles o coloca no centro do furacão.

2.ª temporada[editar | editar código-fonte]

Após a explosão do barco aonde ia Teresa e Omar, todos ficam em choque com o acontecimento.

Gustavo, Glória e Monique são interrogados pelo inspetor, que afirma da sua suspeita de que Omar e Teresa podem ter planeado fugir juntos, deixando-os chocados. Após o depoimento, todos vão para casa da Teresa, ainda em sofrimento, aonde Glória tenta levar Olívia com ela, mas Lídia não aceita e começam a discutir e a meio da discussão Gustavo exalta-se afirmando que mal a Teresa morreu, já estão a pensar nos seus interesses pessoais e expulsa-as de casa, juntamente com os restantes que lá se encontram.

No dia seguinte, Glória vai a casa de Murillo (Cassiano Carneiro), e após a sua discussão com Fredy, fica sozinha rodeada de coisas caras da casa e agarra numa estatueta. A jovem prepara-se para sair quando é apanhada por Nevinhas. Lídia fica contente por Glória ter sido apanhada a roubar e aproveita para manipular Gustavo, que ainda está a recuperar do atentado a Teresa, para que este testemunhe a favor dela para conseguir a guarda dos netos.

Glória é recebida por Susete (Marina Albuquerque), que a informa que Samuel (Nuno Gil), médico que a ajudou na prisão e lhe ofereceu emprego, ainda não chegou e pede-lhe para aguardar na sala. Os filhos do futuro patrão observam-na, pensando tratar-se da nova preceptora.

Nisto tudo, Vítor acorda do coma após estes 4 anos que se passaram da temporada passada.

Nesta temporada, muita coisa muda, tendo os protagonistas mortos ou desaparecidos por alguém que mais cedo ou mais tarde, será descoberto e poderá surpreender todos! Teremos os antigos antagonistas transformados em novas pessoas, a tentar refazerem as suas vidas, descobrindo que realmente sentem amor um pelo outro, mas tendo que lutar para ficar juntos por pessoas que não querem isso de forma alguma! Uma nova "prisioneira" está a chegar, mas talvez já esteja cá, mas prestes a se tornar uma!

Muitas mudanças na história e muitas reviravoltas, mas ainda promete emocionar todos com a história que ainda falta ser contada. Será que todos terão um final feliz? Será que Teresa e Omar serão vingados do crime horrível que lhes aconteceu? Quem fez explodir o barco? Será que os vilões terão o seu fim marcado? Em diferentes cenários mas prisioneira de todos, incapaz de viver a sua vida, cercada por pessoas com segundas intenções há sua volta, será que a nova prisioneira conseguirá sobreviver e não ter o mesmo destino fatal da primeira prisioneira?

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem Temporada
1 2
Joana Ribeiro Teresa Loureiro Cunha Protagonista Ausente
Carloto Cotta Omar Maluf Protagonista Ausente
Kelly Bailey Glória Loureiro Cunha Antagonista Protagonista
Lourenço Ortigão Frederico «Fredy» Cruz Antagonista Protagonista
Nuno Gil Samuel Garrido Adicional Antagonista
Diogo Infante Vítor Loureiro Regular
Joana Seixas Lídia Cunha Regular
Paulo Pires Diogo Lacerda Regular
Paula Lobo Antunes Margarida Lacerda Regular
Vera Kolodzig Samira Ibrahim Regular
Benedita Pereira Monique Matias Regular
Sara Prata Leonor Teixeira Regular
Tiago Teotónio Pereira Tomé Andrade e Sousa Regular
Sandra Faleiro Graça Andrade e Sousa Regular
Vítor Hugo Mário Andrade e Sousa Regular
Thiago Rodrigues Gustavo Tudela Regular
Ângelo Torres Henrique Drummond Regular Ausente
José Wallenstein Júlio Cunha Regular Ausente
Sofia Aparício Leila Maluf Regular
Vítor d'Andrade Sílvio Cruz Regular
Sérgio Praia Acácio Teixeira Regular
Graciano Dias James Marques Farrel Regular
Rita Salema Elsa Cornélio Regular Ausente
Diogo Mesquita Bashir Ibrahim Regular Participação
Lucas Dutra Sahid Lopes Regular
Margarida Corceiro Carolina Atalaia Regular
Julie Sergeant Telma Cruz Adicional Regular
Cassiano Carneiro Murilo Braga Adicional Regular
Filipa Pinto Renata Braga Adicional Regular
Ana Cristina Oliveira Letícia Drummond Regular Ausente
Catarina Bonnachi Beatriz Drummond Regular Ausente
Constança Drummond Regular Ausente
Pedro Tavares Fábio Silva Regular Ausente
Maria Arrais Madalena Garrido Ausente Regular
Susana Arrais Cecília / Isabel Ausente Regular
Pedro Hossi Eduardo Sarmento Ausente Regular
Marina Albuquerque Susete Ausente Regular
André Nunes Dário Ausente Regular
Rita Ribeiro Fátima Maluf Atriz Convidada
Lia Gama Helena Lopes Atriz Convidada
Carlos Oliveira Inspetor Chaves Adicional
Romeu Vala Leandro Adicional
Alexandre Jorge Adão Adicional
Rita Ruaz Maleeka Adicional
Marisa Cruz Sally Adicional Ausente
João Montez Gamal Adicional Ausente
Eduardo Breda Gonçalo Adicional Ausente
Rui Porto Nunes Sebastião Ausente Adicional

Lista de temporadas[editar | editar código-fonte]

ResumoEpisódiosOriginalmente exibido
Estreia da temporada Final da temporada
19821 de maio de 2019 (2019-05-21)10 de setembro de 2019 (2019-09-10)
212111 de setembro de 2019 (2019-09-11)22 de fevereiro de 2020 (2020-02-22)

Audiência[editar | editar código-fonte]

Na estreia, a 21 de maio de 2019, "Prisioneira" foi líder e marcou 11,9% de rating e 24,7% de share, com cerca de 1 milhão e 155 mil espectadores[1], sendo um dos piores resultados de uma estreia de uma telenovela da TVI.[2]

No segundo episódio a trama de Maria João Mira perdeu espectadores, registando uma audiência média de 11,1% com um share correspondente de 23,0%. Em média, 1 milhão e 78 mil espectadores estiveram sintonizados no canal, na liderança das audiências.[3]

Depois de ter mantido a sua audiência constante no 3º episódio, no capítulo seguinte "Prisioneira" caiu para o seu mínimo, num valor abaixo da fasquia do milhão de espectadores. A nova novela da TVI também não conseguiu os dois dígitos de rating e fechou com 9,9% e 22,4% de quota média de mercado no período, na liderança das audiências.[4]

Com a estreia de "Golpe de Sorte", a série de sucesso da SIC, "Prisioneira" caiu para um valor abaixo dos 20,0% de share, e perdeu em toda a linha até para o "Joker", da RTP1. A trama de Maria João Mira fixou-se nos 9,3%/19,5% e 900.000 espectadores em média. Sempre em perda para a SIC, a novela da TVI só conseguiu vencer a RTP1 quando o concurso de Vasco Palmeirim terminou. Já frente ao “Prós e Contras” a novela conseguiu subir ao segundo lugar, onde permaneceu até ao fim.[5]

Após ter perdido a semana inteira para a SIC, mais concretamente para "Golpe de Sorte", no sábado, mesmo frente a "Alma e Coração", e impulsionada pela “Liga dos Campeões”, “Prisioneira” fechou com 7,5% de rating (728.200 telespectadores) e 20,8% de share, sendo este o pior valor registado pela novela. A primeira parte da “Prisioneira” registou 8,6% de rating e a segunda, fechou com 6,9%/20,2%. O melhor momento foi alcançado pelas 22h38 com a novela a bater nos 9,3% de rating (902.200 telespectadores), na vice-liderança.[6]

A 10 de setembro de 2019, terça-feira, o último episódio da primeira temporada registou 6,5% de rating e 19,4% de share, com cerca de 618.700 espectadores, na vice-liderança.[7]

A segunda temporada estreia um dia depois, quarta-feira, e regista 7,1% de rating e 17,9% de share, com cerca de 670.200 espectadores, na vice-liderança.[8]

No dia 22 de fevereiro de 2020, sábado, o último episódio de "Prisioneira" regista 6,2% de rating e 20,0% de share, com cerca de 532 mil espectadores, na liderança[9], sendo um dos piores resultados de uma final de uma telenovela da TVI desde Doida por Ti (2014).

Média Episódios
exibidos
Rating Share Ref.
2019 Maio 10 10,0% 21,8% [10]
Junho 25 7,8% 19,2% ...
Julho 27 7,3% 19,2% [11]
Agosto 28 6,6% 16,9% ...
Setembro 25 6,6% 18,2% ...
Outubro 26 5,7% 15,9% ...
Novembro 20 5,4% 14,9% ...
Dezembro 19 5,5% 14,5% ...
2020 Janeiro 22 5,1% 14,9% ...
Fevereiro 17 5,1% 16,6% ...
Total 219 6,5% 17,2%

Emissão noutros canais[editar | editar código-fonte]

Em 2020, Prisioneira foi também transmitida pelo extinto canal TVI África.

Em fevereiro de 2024, passou a ser reposta aos domingos na TVI Ficção.

Referências

  1. «Audiências: Saiba como correu a estreia de "Prisioneira" na TVI | Zapping». www.zapping-tv.com. Consultado em 22 de maio de 2019 
  2. Alexandre, Miguel (22 de maio de 2019). «'Prisioneira' com estreia modesta na TVI». Espalha-Factos. Consultado em 5 de dezembro de 2022 
  3. «"Prisioneira" perde espectadores ao segundo episódio». Zapping. 23 de maio de 2019. Consultado em 5 de junho de 2019 
  4. «"Prisioneira" cai e não chega sequer ao milhão de espectadores». Zapping. 25 de maio de 2019. Consultado em 5 de junho de 2019 
  5. «Audiências: "Prisioneira" é arrasada e perde em toda a linha… até para RTP1». Zapping. 28 de maio de 2019. Consultado em 5 de junho de 2019 
  6. «Com mínimo histórico "Prisioneira" já perde até para "Alma e Coração"». Zapping. 2 de junho de 2019. Consultado em 5 de junho de 2019 
  7. «Audiências: Final de "Prisioneira" (T1) passa 'despercebido'». Zapping. 11 de setembro de 2019. Consultado em 16 de setembro de 2019 
  8. «Audiências: E assim foi a estreia de "Prisioneira" (temporada 2)». Zapping. 12 de setembro de 2019. Consultado em 16 de setembro de 2019 
  9. «Audiências: Veja como terminou "Prisioneira"». Zapping. 23 de fevereiro de 2020. Consultado em 24 de fevereiro de 2020 
  10. «Audiências em Maio: RTP1 regista a melhor performance do ano. TVI mais longe da SIC». Meios & Publicidade. 4 de junho de 2019. Consultado em 2 de novembro de 2021 
  11. «Canais Pay TV reforçaram share em Julho». Meios & Publicidade. 1 de agosto de 2019. Consultado em 2 de novembro de 2021