Dawn of the Dead (filme de 2004)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Dawn of the Dead (2004))
Ir para: navegação, pesquisa
Dawn of the Dead
O Renascer dos Mortos (PT)
Madrugada dos Mortos (BR)
Pôster original do filme.
 Estados Unidos França Japão
2004 • cor • 100 min 
Direção Zack Snyder
Roteiro James Gunn, Scott Frank (não creditado) e Michael Tolkin (não creditado)
Baseado em Dawn of the Dead de George A. Romero
Elenco Sarah Polley, Ving Rhames, Jake Weber e Mekhi Phifer
Gênero Terror/Apocalipse zumbi
Idioma inglês
Música Tyler Bates
Cinematografia Matthew F. Leonetti
Edição Niven Howie
Estúdio Strike Entertainment
Distribuição Universal Pictures
Lançamento 19 de Março de 2004
Orçamento 28 milhões de dólares
Receita $ 102.356.381
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Dawn of the Dead (Madrugada dos Mortos (título no Brasil) ou O Renascer dos Mortos (título em Portugal)) é um filme de terror dirigido por Zack Snyder, lançado no ano de 2004 e produzido nos EUA e no Canadá. O filme é um remake da versão homônima de 1978 dirigida por George A. Romero. Assim como o original, retrata um grupo de sobreviventes humanos vivendo em um shopping center cercado por hordas de mortos-vivos, embora o enredo difira significativamente.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Depois terminar mais um longo e cansativo dia de trabalho, a enfermeira, Ana (Sarah Polley), retorna à sua casa nos subúrbios de Milwaukee, Wisconsin. Um banho relaxante ao lado do marido, Luis, parece ser a receita ideal para deixar todos os problemas de lado. Naquela noite, por estarem muito cansados, eles dormem profunda e tranquilamente e acabam perdendo um boletim de notícias de emergência na televisão. Na manhã seguinte, uma garotinha da vizinhança entra em seu quarto, e a menina demonstra um comportamento muito estranho. A menina ataca primeiro seu marido, dando-lhe uma mordida no pescoço, algo que estranhamente o mata em apenas alguns segundos. Depois de um tempo o homem acorda e parte em um ataque de fúria pra cima de Ana que se esconde no banheiro do quarto. Ao conseguir escapar dos ataques do marido, ela sai do banheiro por uma pequena janela. Só então ela se da conta que o pesadelo é real. Pessoas semi-mortas e infectadas com algum tipo de vírus estão a vagar pelas ruas atacando, matando e devorando a carne de suas vitimas. Ela foge em seu carro, toda a região está em pânico. O caos é total. Em fuga desesperada Ana eventualmente acaba batendo e desmaia. Começa então a montagem de imagens dos noticiários (retratada com a música When the Man Comes Around de Johnny Cash) retratando um estranho fenômeno, uma praga de zumbis que está se espalhando descontroladamente em todo o mundo.

Ao acordar, Ana se encontra primeiramente com o Policial Sgto Kenneth Hall (Ving Rhames), o vendedor de eletrodomésticos Michael (Jake Weber), o criminoso Andre (Mekhi Phifer) e sua esposa grávida, Luda (Inna Korobkina). O grupo invade um shopping próximo, onde um guarda da segurança do local ataca e morde Luda. Eles também são confrontados por três guardas vivos - CJ (Michael Kelly), Bart (Michael Barry) e Terry (Kevin Zegers) - que querem fazê-los entregarem suas armas em troca de refúgio. Os grupos reforçam as entradas do shopping, então vão para o telhado onde eles vêem outro sobrevivente, Andy (Bruce Bohne), que está preso sozinho em sua loja de armas, do outro lado do estacionamento infestado de infectados.

No dia seguinte, eles veem, através de uma câmera de vídeo, um caminhão de entrega carregando mais sobreviventes invadindo o estacionamento, com zumbis em sua perseguição. CJ decide não ajuda-los, mas está em desvantagem pois todos os recém-chegados, incluindo Terry, decidem ajudar. CJ e Bart são desarmados, enquanto os novos recém-chegados entram no shopping. Eles são Norma (Jayne Eastwood), Steve Marcus (Ty Burrell), Tucker (Boyd Banks), Monica (Kim Poirier) e Glen (R.D. Reid) e Frank (Matt Frewer) juntamente com sua filha, Nicole (Lindy Booth). Uma outra mulher (Ermes Blarasin) está severamente inchada e doente demais para andar, ela estava sendo transportada dentro de um carrinho de mão, tempos depois ela morre e é reanimada logo depois vindo a ser morta novamente por Ana. Depois que ela é morta, o grupo determina que a doença é transmitida através de mordidas. Andre sai para ver Luda e o grupo percebe que Frank, que foi mordido está pouco a pouco se transformando e se tornando uma ameaça em potencial. Depois de algum tempo de debate, Frank decide ele mesmo se isolar dos outros. Quando ele morre e se transforma, Kenneth atira nele.

Outra montagem mostra os sobreviventes durante a passagem do tempo no shopping e vários relacionamentos em desenvolvimento, incluindo Kenneth e Andy começando uma amizade por meio de mensagens escritas em uma pequena lousa branca que cada um possui. Os laços do grupo estavam se firmando durante o jantar, quando a energia acabar. CJ, Bart, Michael, e Kenneth vão ao estacionamento para acionar o gerador de emergência. Lá eles encontram um amigável cão, mas são atacados por zumbis, Bart é mordido por um e some no meio da multidão de infectados. Os homens ainda estão presos no compartimento do gerador onde encharcam os zumbis em gasolina e ateiam-lhes em fogo. Eles voltam junto com os outros.

Enquanto isso, Luda, nos estágios finais da infecção e amarrada por André em uma cama e entra em trabalho de parto e morre. Ela é reanimada e o bebê eventualmente nasce. Norma verificando se estava tudo bem com o casal, vê Luda agora como um zumbi e a mata. Andre enlouquece completamente e dispara tiros em Norma, que em seu leito de morte, revida com outros tiros, o que leva a morte de ambos. Logo em seguida o resto do grupo chega e encontram aterrorizados um bebê zumbi que matam imediatamente. Os sobreviventes decidem lutar e ir a caminho da marina de Milwaukee, e viajar no iate de Steve para uma ilha no Lago Michigan. Eles começam então uma adaptação, reforçando dois ônibus que estavam na garagem do estacionamento, ônibus esses que seriam usados na fuga.

Do outro lado Andy está morrendo de fome, então o grupo põe uns pacotes de comida e um walkie-talkie sobre o cão, Chips, e baixam ele no estacionamento. Andy chama por Chips, que não é de nenhum interesse para os zumbis, mas um fica na porta da loja antes que Andy possa fechá-la consegue entrar na loja, mordendo Andy.Sem ninguém perceber, Nicole, preocupada com Chips, pega o caminhão de entrega e se choca contra a loja de armas e entra lá, onde ela está presa, agora, por um Andy transformado. Kenneth, Michael, Tucker, Terry e CJ vão à loja através dos esgotos para preparar uma tentativa de resgate. Eles chegam a loja de armas, salvando Nicole e matando Andy. Eles pegam armas e munições e voltam para o shopping, ao longo do caminho,Tucker é mordido e CJ é forçado a mata-lo. Quando entram no shopping eles são incapazes de fechar a porta, causando a invasão dos infectados e forçando uma evacuação as pressas do shopping. Eles pegam os ônibus reforçados da garagem e saem da lá.

Pilhas de carros e ônibus estão amontoados por toda parte enquanto eles navegam pela cidade. Glen, percebe que há um infectado pendurado no ônibus, pega uma moto-serra para mata-lo. Durante uma curva brusca do ônibus, ele perde o controle da moto-serra e a acerta a no ombro de Monica, que a serra até a barriga, o sangue de Monica espirra no para-brisa do ônibus, fazendo com que Kenneth perca o controle no volante e capote o ônibus. No acidente com o veículo, Glen também morre. Steve é o primeiro á sair do ônibus que capotou e o zumbi que estava no lado do ônibus (que agora está em cima, já que o ônibus virou de lado ) pula em Steve e o morde. CJ sai do furgão a procurar por sobreviventes do acidente do ônibus. Eles encontram o Steve, agora um zumbi, mas Ana o mata. Ela recupera chaves do barco dele, e retorna ao ônibus para seguirem viagem rumo a marina.

Chegando lá, eles sofrem um acidente com o furgão, que fica imóvel. Todos saem do furgão rumo ao barco de Steve, exceto CJ que fica dentro do furgão atirando nos zumbis que entravam. Sem saída, com muitos zumbis em volta do furgão, CJ atira em um botijão de propano que havia no furgão e o mesmo explode, se sacrificando para salvar os outros. Todos embarcam no barco, exceto Michael que revela que tomou uma mordida quando Ana foi pegar a chave do barco. Michael e Ana se despedem e quando o barco sai da marina, Michael da um tiro em sua cabeça. Ana, Kenneth, Terry, Nicole e seu cachorro Chips são os únicos sobreviventes de todas os 17 que haviam no grupo.

Uma montagem de imagens de uma câmera encontrada no iate de Steve começa com aventuras dele antes do surto, e termina com o grupo ficando sem suprimentos antes de finalmente chegar a uma ilha. Ao desembarcarem são atacados por um outro enxame de zumbis. O filme termina com a filmadora caindo no chão e exibindo uma gravação de dezenas de zumbis perseguindo-os, deixando seus destinos desconhecidos.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Dawn of the Dead tem recepção favorável por parte da crítica especializada. Com o tomatometer de 75% em base de 180 críticas, o Rotten Tomatoes publicou um consenso: "Um cinético, violento e surpreendentemente digno remake do clássico de terror de George Romero que presta homenagem ao original, enquanto trabalhava em seus próprios termos". Por parte da audiência do site tem 77% de aprovação.[2] Por comparação no Metacritic tem 58% de metascore em base de 32 avaliações e uma nota de 7.4, calculada a partir de votos dos usuários do site e usada para avaliar a opinião do público.[3]

Produção[editar | editar código-fonte]

Apesar de receber créditos solo no final do filme, James Gunn é apenas parcialmente responsável pelo roteiro. Depois que ele deixou o projeto para se concentrar em Scooby-Doo 2: Monstros à Solta, tanto Michael Tolkin quanto Scott Frank foram chamados para reescrever o roteiro. Numa faixa de comentário sobre a Ultima Edição para DVD (Ultimate Edition DVD) para o Dawn of the Dead original de George A. Romero, Richard P. Rubinstein, produtor tanto do original quanto do remake, explicou que Tolkin desenvolveu os personagens, enquanto Frank forneceu algumas das maiores e melhores sequências de ação.

As cenas no telhado do shopping, foram filmadas no último piso do Shopping Center Thornhill Square em Thornhill, Ontario e o resto das cenas foram filmadas no bairro Aileen-Willowbrook também em Thornhill, Ontario. O set de gravação do quarto de Ana e Luis foi construído em um dos bastidores do shopping.[4] O shopping foi fechado, o que explica a razão pela qual a equipe de filmagem precisou renovar a estrutura, e abaste-lo com lojas fictícias depois que a Starbucks e várias outras empresas se recusaram a deixar que seus nomes fossem usados[4] (com duas exceções: a Roots e a Panasonic). A maior parte do shopping foi demolida logo após o termino das gravações do filme. As lojas fictícias incluiam uma cafeteria chamada Hallowed Grounds (uma letra a partir da musica "The Man Comes Around" de Johnny Cash, que foi utilizada nos créditos de abertura do filme), e uma luxuosa loja de departamentos chamada Gaylen Ross (uma brincadeira fezendo referência a uma das estrelas do filme original de 1978).

A primeira metade do filme foi filmada quase inteiramente em ordem cronológica,[4] enquanto as seqüências finais no barco e na ilha foram filmadas muito mais tarde e em um local diferente (Universal Studios Hollywood) do resto do filme. A pré-visualização do público, após o final repentino, se opuseram ao fim do filme que difere ao da versão original. [4]

Cenas deletadas[editar | editar código-fonte]

Cenas deletadas foram novamente adicionadas para a edição do DVD com "Cortes Não-Avaliados pelo Diretor" ("Unrated Director's Cut"). Junto com efeitos de sangue coagulado removidos para obter uma classificação R[5] , elas incluem uma clara representação de como os sobreviventes originalmente entram no shopping, e uma curta cena onde o personagem Glen, juntamente com os aprisionados CJ e Bart, se diverte recordando sua época de homossexual quando jovem. O DVD também oferece, como um bônus, várias outras cenas que não foram incluídas em nenhuma versão do filme, incluindo uma versão expandida das transmissões ao vivo mostradas nas TVs do shopping, que narram os efeitos da praga zumbi em todo o mundo.

Estatísticas oficiais[editar | editar código-fonte]

O filme arrecadou mais de 59 milhões dólares nas bilheterias americanas[6] , e mais de 102 milhões dólares em todo o mundo[7] , se tornando um dos poucos filmes de zumbis que arrecadaram mais de $ 100 milhões em bilheterias internacionais[8] .

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Dawn of the Dead (2004) (em português) InterFilmes. Página visitada em 24 de fevereiro de 2014.
  2. Dawn of the Dead (2004) (em inglês) Rotten Tomatoes. Página visitada em 24 de fevereiro de 2014.
  3. Dawn of the Dead (2004) (em inglês) Metacritic. Página visitada em 28 de fevereiro de 2014.
  4. a b c d Comentários do DVD pelo diretor Snyder e pelo produtor Newman
  5. DVD - Introdução apenas do diretor Snyder
  6. 2004 Yearly Box Office Results. Página visitada em 12-06-2006.
  7. 2004 Worldwide Box Office Results. Página visitada em 16-06-2009.
  8. Dawn of the Dead (Madrugada dos Mortos) (2004). Página visitada em 16-06-2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]