Douradina (Paraná)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Douradina
Bandeira de Douradina
Brasão de Douradina
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 1 de fevereiro
Fundação 1 de fevereiro de 1983
Gentílico douradinense
Prefeito(a) Francisco Aparecido de Almeida (PSDB)
(2013–2016)
Localização
Localização de Douradina
Localização de Douradina no Paraná
Douradina está localizado em: Brasil
Douradina
Localização de Douradina no Brasil
23° 22' 51" S 53° 17' 31" O23° 22' 51" S 53° 17' 31" O
Unidade federativa  Paraná
Mesorregião Noroeste Paranaense IBGE/2008 [1]
Microrregião Umuarama IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Santa Cruz do Monte Castelo e Santa Isabel do Ivaí (ao Norte); Maria Helena (ao Sul); Tapira (ao Leste) e Ivaté (a Oeste).
Distância até a capital 630 km
Características geográficas
Área 419,852 km² [2]
População 8 007 hab. População estimada IBGE/2013[3]
Densidade 19,07 hab./km²
Altitude 406 m
Clima Subtropical Cfa
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,74 alto PNUD/2000 [4]
PIB R$ 174 497,810 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 25 684,11 IBGE/2008[5]
Página oficial

Douradina é um município do estado do Paraná, no Brasil. Está localizada no noroeste paranaense, numa área de 470 quilômetros quadrados. Está a 635 quilômetros da capital do estado, Curitiba e muito próxima de outros grandes polos regionais, como Maringá, Umuarama, Cascavel e Londrina. É um município emancipado politicamente em 1983. O município também faz parte da Região Metropolitana de Umuarama.

História[editar | editar código-fonte]

Toda a região do noroeste do estado brasileiro do Paraná era ocupada, até meados do século XX, pela etnia indígena dos xetás. Com os projetos de colonização da região levados a cabo a partir dessa época, os xetás foram praticamente exterminados, seja através da perda de suas terras, através de doenças trazidas pelos não índios ou através do assassínio puro e simples.[6] Douradina recebeu status de município pela lei estadual nº 7107 de 17 de janeiro de 1979, com território desmembrado de Maria Helena.[7] [8]

A Escolha do Nome da Cidade[editar | editar código-fonte]

Um dos elementos folclórico da histório de Douradina envolve a origem de seu nome. Diz o conto que o nome "Douradina" teria surgido em razão da existência, na época de sua fundação, de duas índias, filhas de um grande chefe indígena que habitava a região, cujos nomes eram "Dora" e "Dina", originando o nome da cidade de "Douradina". Porém, a verdadeira origem do nome Douradina surgiu em função da empresa colonizadora Serra dos Dourados, responsável por promover a colonização da região. Havia uma dúvida quanto a ser Douradinha ou Douradina, porém Salvador Lopes Gomes, proprietário das terras onde se localiza o município de Douradina, que teve a idéia de fundar o município e tomou as primeiras providencias para seu surgimento, optou pelo segundo.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O Município de Douradina está localizado na região Noroeste do Estado do Paraná, possuindo uma latitude 23º22'51" sul e a uma longitude 53º17'30" oeste. Sua altitude é de 406 metros. Sua população apontada pelo Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2010 é de 7 393 habitantes.

Limita-se, ao Norte, com os municípios de Santa Cruz do Monte Castelo; ao Sul, com Maria Helena; ao Leste, com Tapira e a Oeste, com Ivaté. O Município de Douradina possui 2 distritos: Jardim do Ivaí, localizado a, aproximadamente, 7 km da sede e Vila Formosa, que está a, aproximadamente, 10 km da sede.

Possui uma área de 420,23 km².

Clima[editar | editar código-fonte]

Em Douradina, predomina o Clima Subtropical Úmido Mesotérmico, com verõe quentes e geadas pouco freqüentes, com tendência de concentração de chuvas nos meses de verão, sem estação seca definida. Em janeiro as médias das temperaturas maximas na cidade atingem os 30,2°C e a média das mínimas em 19.8°C. Em Julho a maxima média é de 24°C e a minima média de 11°C. A cidade acumula em dezembro 159 milímetros de chuva sendo o mês mais chuvoso em Agosto são apenas 52 milímetros acumulados na cidade. O município sofre influencia do ar quente e úmido da Amazônia e as frentes frias.

Vegetação[editar | editar código-fonte]

O município de Douradina era recoberto, primitivamente, pela floresta latifoliada tropical em solo bastante fértil, apresentava-se quase sempre densa e formada por árvores com 25 a 30 metros de altura, de grossos troncos, dentre os quais se destacam: perobas, cedros brancos, paus d’alho, figueiras brancas, ipês e uma grande quantidade de palmáceas com maior destaque para o palmito.

Atualmente, podem ser encontradas no municípios algumas matas de reserva nativa, remanescentes da floresta latifoliada tropical e também pequenas áreas de reflorestamento, sobretudo de eucaliptos.

Hidrografia[editar | editar código-fonte]

O município de Dourdina faz parte da bacia do Rio Ivaí, sendo banhado, ao norte, por esse rio, por uma extesão, aproximada, de 25 km. Tem como seu rio principal o Rio das Antas, que nasce no município de Maria Helena e adentra o município de Douradina, percorrendo uma extensão de, aproximadamente 50 km, servindo como limite territorial, ao Leste, com o município de Tapira, até desaguar no Rio Ivaí. Outro rio de destaque para Douradina é o Rio do Índio, o qual tem sua nascente nos limites do Município, formados por diversos arroios. Estende-se por aproximadamente 30 km, servindo como limite territorial, a Oeste, com o município de Ivaté.

Cultura e Turismo[editar | editar código-fonte]

Douradina está inserida no cenário cultural e turístico do Estado do Paraná (e nacional), em razão da sua tradicional Festa do Peão, realizada anualmente, desde 1987, no mês de fevereiro. Ela reúne apreciadores dessa modalidade de esporte do Brasil inteiro e do exterior. Atualmente já sendo realizadas vinte e seis edições do evento.

Educação[editar | editar código-fonte]

A cidade conta com três colégios públicos (um de gestão estadual e dois de gestão municipal), além de uma instituição privada de ensino.

Saúde[editar | editar código-fonte]

A cidade possui um hospital particular e um posto de saúde.

Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  3. Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
  6. http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=489
  7. Douradina Paraná - PR Histórico. IBGE (03/11/2010). Página visitada em 27/04/2013.
  8. A Cidade. Prefeitura municipal de Douradina. Página visitada em 27/04/2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Paraná é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.