TV Educativa de Alagoas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Educativa TV)
TVE Alagoas
Instituto Zumbi dos Palmares
Maceió, Alagoas
Brasil
Tipo Educativa
Canais
Outros canais
Sede Maceió, AL
Slogan Alagoas pra todo mundo ver e ouvir
Rede TV Cultura
Fundador(es) Divaldo Suruagy
Pertence a Instituto Zumbi dos Palmares
Proprietário(s) Governo do Estado de Alagoas
Presidente Augusto César
Fundação 1984 (40 anos)
Prefixo ZYA 224
Nome(s) anterior(es) Educativa TV (2019-2023)
Emissora(s) irmã(s)
Cobertura Partes do estado de Alagoas
Coord. do transmissor 9° 38' 26" S 35° 44' 11.7" O
Potência 6 kW
Agência reguladora ANATEL
Informação de licença
CDB
PDF
Página oficial www.izp.al.gov.br/veiculos-do-izp/tve-alagoas

TV Educativa de Alagoas é uma emissora de televisão brasileira sediada em Maceió, capital do estado de Alagoas. Opera no canal 3 (14 UHF digital) e é afiliada à TV Cultura. De cunho cultural e educativo, pertence ao Instituto Zumbi dos Palmares, autarquia mantida pelo Governo do Estado de Alagoas, que também gerencia a Rádio Difusora de Alagoas e a Educativa FM.

História[editar | editar código-fonte]

A emissora foi inaugurada em 1984, como TV Educativa de Alagoas, durante o governo de Divaldo Suruagy, baseando sua programação no tripé "educação, cultura e cidadania", estimulando a formação e consciência crítica do telespectador, mostrando que é possível fazer televisão como ferramenta de inclusão cultural, social e educativa. Além de programas locais, a emissora também exibia produções da TV Cultura e TVE Brasil, até 2004.

Em 2004 deixa a TV Cultura e passa exibir a programação da TVE Brasil.

Porém, durante alguns anos, a emissora passou por uma fase instável, com problemas em sua programação e em sua administração. Entre os anos de 1999 à 2006, recebeu investimentos para retomar sua produção local. Na época, houve a construção de um novo prédio, aquisição de equipamentos, recuperação do sistema irradiante, contratação de funcionários, inauguração de pequena grade de programação local e a ampliação do sinal para alguns municípios do interior.

Em dezembro de 2007, deixa a extinta TVE Brasil e passa exibir a TV Brasil.

Logotipo da emissora entre 2013 e 2019

Em junho de 2017, a imprensa alagoana divulgou que a TVE estava em negociações para se afiliar com a TV Cultura,[1] que já havia sido transmitida pela emissora entre 1984 e 2004, junto com a programação da TVE Brasil e da TV Brasil. A troca ocorreu oficialmente em 15 de agosto.

Logotipo da emissora entre 2019 e 2023, quando se chamava Educativa TV

Em 29 de outubro de 2019, a emissora passa a se chamar Educativa TV, ganhando também uma nova identidade visual junto com sua co-irmã Educativa FM. A mudança faz parte de um processo de integração entre as duas emissoras, resultando na produção conjunta de programas para TV e rádio, sob a marca Rede Educativa.[2]

Em 6 de agosto de 2023, a emissora volta a se chamar TV Educativa de Alagoas, estreando também uma nova identidade visual.

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

Canal virtual Canal digital Resolução de tela Programação
3.1 14 UHF 1080i Programação principal da Educativa TV / TV Cultura
Transição para o sinal digital

Em 29 de agosto de 2013, por intermédio da Portaria nº 976, a então TVE Alagoas ganhou a concessão do canal 14 UHF de Maceió para operar suas transmissões digitais.[3] Contudo, a emissora não conseguiu realizar a transição antes do apagão analógico, que pelo cronograma oficial da ANATEL estava marcado para 30 de maio de 2018.[4] Na data prevista, a TVE Alagoas, bem como as outras emissoras de Maceió, cessou suas transmissões pelo canal 3 VHF, ficando sem sinal até 22 de junho, quando enfim o sinal digital foi ativado.

Referências

  1. Araújo, Matheus (9 de junho de 2017). «TV Educativa de Alagoas retornará a TV Cultura». MAMF Online. Consultado em 15 de agosto de 2017 
  2. Marinho, Kaká (29 de outubro de 2019). «Com nova marca, TV e Rádio Educativa ampliam conexão com o público alagoano». Agência Alagoas. Consultado em 6 de novembro de 2019 
  3. http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=78&data=11/10/2013
  4. Higa, Paulo (15 de fevereiro de 2016). «Quando a TV analógica será desligada na sua cidade». Tecnoblog. Consultado em 6 de novembro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.