Luta livre esportiva: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Foram revertidas as edições de 187.75.58.128 (usando Huggle)
→‎Graduação: luta livre
Linha 38: Linha 38:
* A graduação para os avançados na arte são as seguintes:
* A graduação para os avançados na arte são as seguintes:
*# A faixa de cor Roxa.
*# A faixa de cor Roxa.
*# A faixa de cor Marrom.
*# A faixa de cor Marrom(instrutores)
*# A faixa na cor Preta.
*# A faixa na cor Preta(mestres)


== Estilos ==
== Estilos ==

Revisão das 02h49min de 2 de junho de 2015

 Nota: Para outros estilos de luta, veja wrestling.
Luta livre esportiva
Informação geral
Prática Esporte de combate
Foco Agarramentos, misto
Dureza Contato pleno
Outras informações
Esporte olímpico Não
Cronologia das artes marciais  · Lista de artes marciais  · Projeto Artes Marciais

Luta livre esportiva (ou como é mais conhecida, Luta Livre Brasileira) é um sistema de wrestling-submission criado em meados do século 20 no Rio de Janeiro por Euclydes Hatem (o mestre "Tatu"), esta arte marcial brasileira surge de uma mistura das técnicas da Luta Olímpica estilo greco-romano e estilo livre com as técnicas do Judo. O mestre "Tatu" lutou (e venceu) George Gracie nos anos 40.

Na década de 1970 a luta livre foi fortemente influenciada por Fausto Brunocilla e Carlos Brunocilla, pai e filho que foram alunos Tatu e responsáveis pela transmissão da luta livre e formação de vários mestres de luta livre. Também Roberto Leitão, professor da Universidade de Engenharia, que dedicou muitos anos ao wrestling e ao judô. Sendo de menor estatura física do que a maioria dos atletas do clube de remo, Leitão primava pela técnica, A luta livre evoluiu e foi expandida pelo mundo pelo mestre Eugenio Tadeu E Hugo Duarte.

Graduação

O sistema de graduação, segundo a Federação de Luta Livre Submission do Estado do Rio de Janeiro, se divide em três: os iniciantes, intermediários e avançados.

  • A graduação para iniciantes é dividida em três faixas:
    1. A faixa de cor Branca é dada para os iniciantes.
    2. A faixa de cor Amarela é dada como segunda graduação.
    3. A faixa de cor laranja é a terceira graduação.
  • A graduação para o nível intermediário:
    1. A faixa de cor Azul é dada ao atleta intermediário.
  • A graduação para os avançados na arte são as seguintes:
    1. A faixa de cor Roxa.
    2. A faixa de cor Marrom(instrutores)
    3. A faixa na cor Preta(mestres)

Estilos

Luta livre é um sistema de arte marcial completo, que foi desenvolvido no Rio de Janeiro. É antes de tudo um estilo de submission grappling onde os competidores usam chaves nas articulações e estrangulamentos para submeter o adversário.

  • Luta livre esportiva é a versão de competição. É mais fácil descrever como "No-Gi submission grappling". Nas competições de luta livre esportiva, só são permitidas técnicas de grappling para subjugar o adversário. Para este tipo de competição, é importante elaborar estratégias e executar tranqüilamente os movimentos.
  • Luta livre vale-tudo é uma versão da luta livre muito semelhante a um combate livre. Além da componente do grappling de luta livre, os profissionais também podem executar socos, chutes, joelhadas e cotoveladas. Estes componentes são utilizados para fazer a transição para o chão (quedas), como no MMA. Luta livre vale-tudo é provavelmente uma das mais semelhantes artes marciais em comparação com a atual MMA.
  • Luta livre T36 inclui 36 habilidades de luta livre para finalizar uma situação de combate real, por estrangulamentos e chaves nas articulações do adversário. É um programa especial com uma gameplan estruturado para o grappling, MMA e qualquer tipo de situação de combate real, como a defesa pessoal.

Lutas históricas

Existe uma certa rivalidade com o Brazilian Jiu Jitsu pois a Luta Livre Esportiva ficou famosa graças à lutas entre lutadores de BJJ e LL. Algumas das lutas que tiveram mais destaque na história das lutas foram:

Euclydes Hatem (Luta Livre) vs. George Gracie (BJJ)

Considerada por muitos como a mais importante, pois através dela, a Luta Livre ganhou popularidade após Euclydes Hatem vencer George Gracie na década de 40.

Rickson Gracie (BJJ) vs. Hugo Duarte (Luta Livre)

Terminou com vitória de Rickson Gracie, apesar de não ter sido uma luta oficial. A luta começou após Hugo Duarte insultar a família Gracie. Rickson, que era considerado um dos melhores da época foi até a praia do Pepe, onde estavam integrantes da LL e chamou Duarte para luta com um tapa. Logo a luta começou, Ryan Gracie(14 anos) filmou a luta inteira.

Luciano Azevedo (Luta Livre) vs. José Aldo (BJJ)

No Jungle Fight da edição 25, o futuro campeão invicto do UFC peso pena foi derrotado por Azevedo com um mata-leão, marcando o que seria a única derrota no cartel de José Aldo.

Ligações externas