Esporte de combate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Um desporto de combate (português europeu) ou esporte de combate (português brasileiro) é um esporte de contato competitivo onde dois combatentes lutam o um contra o outro usando as certas regras de contato, com o objetivo de simular partes do combate corpo-a-corpo verdadeiro. O boxe, as artes marciais de competição, as artes marciais mistas e a esgrima são os exemplos de esportes de combate.

Boxe é um esporte de combate tradicional ocidental.

As técnicas usadas podem ser classificadas em três domínios:

  • Bater;
  • Agarrar;
  • Uso de arma.

Algumas regras do jogo se especializam em uma área, enquanto outros permitem a superposição.

Esporte de combate e arte marcial[editar | editar código-fonte]

A noção de esporte de combate é diferente da de arte marcial, mesmo que algumas disciplinas coincidem.

Com efeito, uma arte marcial é por definição uma "arte de guerra", uma disciplina onde tudo é permitido. Por causa da periculosidade potencial, o estudo da arte marcial é muito definido em geral.

Em contraste, um esporte de combate a miúdo possui competições (de oposição), as normas destinadas, em particular, a garantir a integridade física e um árbitro para fazê-las respeitar. Por uma parte, o esporte de combate se afasta do combate real, mas por outra parte, permite enfrentar-se a um adversário que tem reações imprevisíveis e permite a boa esportividade (jogo limpo e o respeito).

Estes dois pontos de vista são fundamentalmente diferentes, mas historicamente vinculados. Nos países asiáticos, a aprendizagem de artes marciais se efetuava para enfrentar a um atacante. O corpo do indivíduo se transformava em uma verdadeira arma de guerra e serviu para opôr-se em caso de agressão de povos invasores. Assim, esta visão de uma disciplina marcial servia para defender sua vida durante a época feudal.

Estas técnicas marciais se transmitiram no curso da humanidade pelo mundo inteiro, e foram adaptadas às mentalidades das pessoas que serviam.

Lista de esportes de combate[editar | editar código-fonte]

Esportes de combate olimpicos[editar | editar código-fonte]

Outros esportes de combate modernos[editar | editar código-fonte]

Esportes de combate antigos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]