Forças Terrestres da Rússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Exército da Rússia)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde março de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Bandeira das Forças Terrestres Russas.

As Forças Terrestres da Federação Russa (em russo: Сухопутные войска Российской Федерации, transl. Suhoputnye voyska Rossiyskoy Federatsii) compõem o ramo terrestre das Forças Armadas da Rússia.

História[editar | editar código-fonte]

O Exército Russo é um dos mais tradicionais e citados exércitos da história. A enorme extensão territorial russa ( o maior país do mundo, com 17.075.400 km², aproximadamente o dobro do Brasil) é, em parte, consequência das ações do Exército Russo. Envolveu-se em muitas campanhas, com vitória e derrotas. Entre as vitórias, destacam-se:

Tanques de guerra russos desfilando por Moscou.
  • a vitória contra o Exército de Napoleão, denominada localmente como Guerra Patriótica de 1812, onde enfrentando um oponente de 500.000 homens da mais diversas nacionalidades (França e aliados - Áustria, Prússia, Nápoles, Reino da Itália, Ducado de Varsóvia, Confederação do Reno, Portugueses e Espanhóis), até então o maior exército já formado no mundo, foi derrotado pelos militares comandados pelo Príncipe Kutuzov. Nesta campanha ocorreu a maior batalha do século XIX, a Batalha de Borodino.
  • a vitória contra o Exército Alemão na Segunda Guerra Mundial, conhecida pelos russos como a Grande Guerra Patriótica. Contrariamente ao senso prevalemente no mundo ocidental, os maiores combates da Segunda Guerra Mundial ocorreram na Frente Oriental. Nesta frente, estima-se que morreram 85% dos soldados alemães (a partir de 1941, cerca de 6/7 das forças alemãs atuavam na frente oriental. Na Frente Oriental ocorreram: a maior operação militar da história (Operação Barbarossa), a maior batalha de todos os tempos (Batalha de Stalingrado) e a maior batalha de blindados da história (Batalha de Kursk).


Pessoal[editar | editar código-fonte]

  • Efetivo atual: 395.000 incluindo 190.000 recrutas e 35.000 militares das Forças Aerotransportadas (2006)1 . Estes números devem ser analisados com cautela, pois a Rússia dificilmente oferece dados estatísticos confiáveis em relação a assuntos de defesa.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. IISS, Military Balance 2006, p. 154