Grózni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coat of Arms of Grozny (Chechnya).png

Grózni (em russo Гро́зный, em checheno Solj Ghaala) é a capital da Chechénia. Sua população em 2002 era de 223 mil habitantes. Situa-se nas margens do rio Sunzha, afluente da margem direita do rio Terek.

Grózni foi fundada em 1818 e cresceu devagar até aos início do século XX. Mais tarde tornou-se num importante centro industrial. A cidade situa-se no centro geométrico dos campos petrolíferos da Rússia.

A cidade pode ser dividida em quatro zonas: Lenínski, Zavodskoi - ambas áreas residênciais, Staroprompslovski e Oktiábrski - onde se situa a zona industrial. Contudo, Grózni foi quase completamente destruída ou seriamente danificada durante as guerras na Chechénia.

A cidade tinha uma universidade e era a sede do clube FC Terek Grozny.

Grózni foi capturada pelo exército russo durante a primeira guerra na Chechénia, mas as operações da guerrilha a partir das montanhas conseguiu provocar a retirada daquelas em 1996. Desde a segunda guerra chechena que Grózni voltou a estar sobre controlo russo.

Esporte[editar | editar código-fonte]

A cidade de Grózni é a sede do Estádio Sultan Bilimkhanov e do FC Terek Grozny, que participa do Campeonato Russo de Futebol. [1] . No passado também participou o FC Erzu Grozny.[2] e o FC Gigant Grozny[3] .

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Grózni
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências