Far Cry 3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Far Cry 3
Far Cry 3
Capa oficial com Vaas, um dos antagonistas do jogo.
Desenvolvedora(s) Ubisoft Montreal
Publicadora(s) Ubisoft
Diretor(es) Patrick Plourde
Patrik Méthé
Produtor(es) Dan Hay
Designer(s) Kevin Guillemette
Jamie Keen
Andrea Zanini
Escritor(es) Jeffrey Yohalem
Lucien Soulban
Programador(es) Cédric Decelle
Artista(s) Jean-Alexis Doyon
Compositor(es) Brian Tyler[3]
Motor Dunia Engine[4]
Série Far Cry
Plataforma(s) Microsoft Windows
PlayStation 3
Xbox 360
PlayStation 4
Xbox One
Lançamento
  • AN 4 de Dezembro de 2012[5]
  • EU 29 de Novembro de 2012[6]
Gênero(s) Tiro em primeira pessoa, "mundo aberto"
Modos de jogo Um jogador, multijogador
Far Cry 2
Far Cry 3: Blood Dragon

Far Cry 3 é um jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa e mundo aberto de 2012 desenvolvido pela Ubisoft Montreal e publicado pela Ubisoft para PlayStation 3, Xbox 360 e Microsoft Windows.[2] É a sequência do jogo Far Cry 2, lançado em 2008.[8] Sua data de lançamento inicial estava programada para o dia 4 de setembro de 2012 na América do Norte e para o dia 6 de setembro do mesmo ano na Europa, no entanto, o game foi adiado para o dia 29 de novembro de 2012 na Europa e 4 de dezembro na América do Norte, com o intuito de que os produtores tivessem mais tempo para melhorar o jogo.[5] Um conteúdo adicional intitulado Far Cry 3: Blood Dragon, o qual não possui nenhuma ligação com a história do jogo, foi lançado em 30 de abril de 2013.

Os eventos de Far Cry 3 se desenvolvem em uma ilha tropical localizada no cruzamento dos oceanos Índico e Pacífico,[9] e conta a história do americano Jason Brody, que após perder-se na ilha durante suas férias, tem de salvar os seus amigos sequestrados e escapar dos fatais piratas que lá habitam.

Far Cry 3 foi muito bem recebido pelos críticos após ser lançado. Os sites de pontuações agregadas GameRankings e Metacritic deram à versão PlayStation 3 89.68% de aprovação e uma nota 91/100,[10][11] à versão Xbox 360 89.40% e 90/100[12][13] e à versão PC 87.75% e 89/100,[14][15] respectivamente.

Em outubro de 2014, a Ubisoft divulgou que o jogo tinha passado da marca de 10 milhões de unidades vendidas pelo mundo.[16]

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Far Cry 3 é um jogo em mundo aberto de tiro em primeira pessoa (FPS), com elementos de role-playing game (RPG), incluindo pontos de experiência, árvores de habilidade, e um sistema de crafting. O jogador tem a capacidade de se esconder atrás de objetos para fugir das linhas de visão e também para olhar em redor e disparar sem ver. O jogador também tem a capacidade de realizar ataques furtivos de cima, abaixo ou perto do inimigo.

O director da história do jogo, Jason Vandenberghe, disse que o mapa do modo história é cerca de dez vezes maior do que as edições anteriores do jogo. Os jogadores têm a capacidade de pesquisar e planejar os seus ataques com combinações furtivas e também de marcar os inimigos com a câmera para acompanhar o seu movimento depois de saírem da linha de visão do jogador.[17]

Multijogador[editar | editar código-fonte]

Para além do modo multijogador competitivo, na E3 2012, foi anunciado que o jogo também tem uma campanha cooperativa com a sua própria história e personagens. Pode ser jogado com quatro jogadores online ou dois jogadores em ecrã dividido.[18]

Outra característica já presente em jogos anteriores da série é o editor de mapas, permitindo aos jogadores criar os seus próprios mapas do multijogador. Estes também podem ser partilhados online com outros jogadores.[19]

História[editar | editar código-fonte]

"Para além dos limites da civilização encontra-se uma ilha, um lugar sem lei governado por pirataria e miséria humana, onde os escapes são apenas as drogas ou o cano de uma arma. Este é o lugar onde você se encontra, preso num lugar que esqueceu o certo do errado, um lugar que vive pelos princípios da violência. Descubra os segredos sangrentos da ilha e leva a luta ao inimigo; improvise e use o ambiente para sobreviver. Cuidado com a beleza e o mistério deste paraíso inexplorado e vive para superar
os seus personagens cruéis e desesperados. Irá precisar de mais do que sorte para sobreviver".
Descrição oficial da Ubisoft.[20]

Entrevistas iniciais de desenvolvimento falam pouco sobre o passado de Jason, além do fato de que ele possui um conjunto de habilidades fortes de combatente e de sobrevivência que lhe dão uma chance de lutar em circunstâncias desesperadas que irá encontrar constantemente durante os eventos do jogo.[21]

Entrevistas mais recentes sugeriram uma mudança para a história em que Jason é agora um homem fora do seu elemento natural, sem nenhum treino especial que é apanhado no caos da ilha enquanto procura pelos seus amigos. Ao mesmo tempo, a história vai tentar invocar que, depois de um tempo preso na ilha, vai começar a ter efeitos sobre o protagonista, mostrando um outro lado da personalidade de Jason, de acordo com o produtor Dan Hay.[22] Os produtores também afirmaram que o tom pretendido do jogo será de realismo e intensidade, numa tentativa de invocar um sentimento visceral e constante de perigo no jogador.[23][24]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Jason Brody está de férias com um grupo de amigos numa ilha tropical no Pacífico quando decidem fazer páraquedismo. Mas, cada um deles aterrissam em diferentes partes de uma ilha infestada de piratas, sendo feitos prisioneiros por um pirata chamado Vaas Montenegro (Michael Mando), a qual planejava pedir dinheiro do resgate aos pais deles, para, em seguida, vendê-los como escravos.

Jason consegue fugir do cativeiro, mas, o seu irmão mais velho Grant é morto durante a fuga. Jason é salvo por um homem chamado Dennis, que faz parte dos Rakyat, nativos da ilha que sofrem sob a influência pirata. A líder dos Rakyat, uma sacerdotisa chamada Citra, inicia Jason na sua tribo e lhe é dado tatuagens guerreiras. Em seguida parte para uma série de missões a fim de resgatar os seus amigos cativos, um por um, ao mesmo tempo que ajuda os Rakyat a retomar a ilha, ajudado às vezes pelo Dr. Earnhardt, um especialista em fungos e vários remédios nativos e drogas. Ao longo da aventura, Jason amadurece para um guerreiro temível e é admirado pelos Rakyat, apesar dos seus velhos amigos ficarem preocupados com a sua transformação num assassino, especialmente quando ele pensa em ficar na ilha para sempre.

Na sua jornada, Jason conhece o espião chamado Willis Huntley, que ajuda o rapaz a encontrar Oliver por meio de um manifesto de transporte, e Keith por meio de Buck Hughes, um pistoleiro que trabalha para Hoyt.

Jason, à medida que vai mudando a sua personalidade, devido aos riscos que ele enfrenta na ilha, cresce a sua vontade de se vingar de Vaas por ter matado seu irmão Grant e por ter raptado seus amigos.

Depois de matar Vaas, Jason segue para o sul da ilha, que é controlada por Hoyt Volker, um comerciante de escravos e empregador de Vaas, jurando a Citra que vai matar Hoyt pelo que ele fez, tanto aos habitantes da ilha, quanto ao seu irmão.

Jason entra em uma dolina e consegue o uniforme de um dos recrutas que iam se alistar para o exercito de Hoyt Volker podendo assim executar varias missões que o ajudariam a acabar com Hoyt.

Depois de matar Hoyt, Jason resgata o seu último companheiro, seu irmão mais novo Riley e, ao regressar à casa onde estavam os seus amigos, descobre que a casa foi queimada pelos guerreiros de Citra. Nos sobreviventes, encontra Dr. Earnhardt deitado num pátio mortalmente ferido. Ele diz a Jason, antes de morrer, que tentou salvar os seus amigos que foram levados por Citra e os seus guerreiros para o templo. Ele regressa a Citra para descobrir porque ela aprisionou os seus amigos. Citra fica encantada com Jason, vendo-o como a reencarnação de um guerreiro místico ancestral dos Rakyat.

O jogador deve então escolher se quer executar os seus amigos e permanecer com Citra ou salvá-los e deixar a ilha.

Se o jogador escolher salvar os amigos, Jason corta as cordas onde foram amarrados e os resgata, enquanto Citra tenta convencer Jason dizendo que os seus amigos vão seguir em frente e que ele deveria permanecer na selva para se tornar rei. Jason afirma que a violência acabou e que não haverá mais sangue.

Dennis, entretanto, chega afirmando que Citra lhe salvou, bem como os outros seguidores. Ele tenta matar Jason por ter traido Citra, mas, Citra se coloca na frente de Jason e é esfaqueada mortalmente. Citra diz a Jason que lhe ama e lhe implora para não largá-la antes de morrer, com Jason dizendo que sente muito. Em seguida, Jason e os amigos deixam a ilha por meio de um barco. Jason narra que ele não vai fugir daquilo que fez, que acredita que é um monstro e sente a raiva dentro dele, embora também acredite que ainda existe algum lugar dentro dele que é melhor do que isso.

Caso o jogador escolhe se juntar a Citra, Jason mata os seus amigos e faz sexo com Citra. Logo depois, Citra o apunhala mortalmente, dizendo que o seu filho irá liderar a tribo e que ele morre como um guerreiro em que se tornou.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em Agosto de 2010, a PC Gamer reportou que a produção de Far Cry 3 estava em "completa produção" na Ubisoft Montreal.[25] No mesmo mês, a GAME e o retalhista sueco Webhallen listaram o jogo para lançamento em 2010, acabando por não acontecer.[26] Em janeiro de 2011, a Ubisoft recusou comentar especulações de que Far Cry 3 seria lançado em outubro depois da Game Informer ter listado o jogo como um lançamento de outubro num artigo de previsões para 2011.[27] Em fevereiro, a revista oficial PlayStation sugeriu que o jogo seria lançado em finais de 2011 com a seguinte frase, "Comecem a preparar os medicamentos para a malária: Far Cry 3 deve chegar antes do fim do ano."[28] Esta frase foi retirada na edição seguinte da revista onde referia que o jogo seria mostrado na E3 de 2011 e que o seu lançamento seria em 2012. Em maio o curriculum vitae de alguns "duplos" referiam Far Cry 3 como um dos seus anteriores projectos.[29] O video oficial foi revelado na E3 em junho de 2011.

Marketing[editar | editar código-fonte]

Conteúdo da Insane Edition.[30]

Jogadores que pré-encomendaram Far Cry 3 receberam a edição The Lost Expeditions Edition. A edição contém duas missões exclusivas não disponíveis na versão regular. As missões, "The Forgotten Experiment" e "Ignition in the Deep", oferecem mais 40mns de jogo e mais a Type 10, uma arma de sinalização japonesa da Segunda Guerra Mundial, para ser usada nos modos para multijogador.[31]

Jogadores americanos que fizeram a pré-reserva do jogo na GameStop receberão o pacote The Monkey Business. Inclui quatro missões adicionais "hospedados por Hurk e os seus macacos carga-bombas" e "duas maneiras bónus de humilhar os seus amigos" no multijogador.[32][33]

The Insane Edition do jogo inclui todos os bónus de pré-reserva e todas as outras formas de conteúdo transferível, para além de uma figura de 12 cm do antagonista Vaas Wahine.[30]

A Ubisoft comissionou Michael Lambert, um conhecido entusiasta de Minecraft, e os artistas Axel Janssen e Yohann Delcourt para criarem um mapa e um pacote de texturas imitando o ambiente e personagens de Far Cry 3 dentro do popular jogo independente Minecraft. O modo Far Cry 3 Minecraft foi lançado a 26 de Outubro de 2012 na página oficial de Far Cry 3.[34]

Far Cry 3 tem uma demo multijogador para Xbox 360 e PlayStation 3. Contém partidas até 16 jogadores, seis classes, diversos modos e mapas. A Ubisoft não revelou quais as condições para os jogadores participarem na beta, no entanto para os jogadores dos EUA a beta vinha dentro do jogo Ghost Recon: Future Soldier, se comprado nas lojas GameStop.[35]

Recepção[editar | editar código-fonte]

 Recepção
Resenha crítica
Publicação Nota
Game Informer 9.0/10[36]
1UP B−[37]
Computer and Video Games 9.4/10[38]
Edge 8/10[39]
Eurogamer Portugal 10/10[40]
GamesRadar 4.5 de 5 estrelas.[41]
GameTrailers 8.6/10[42]
IGN 9.0/10[43]
Official PlayStation Magazine (RU) 9/10[44]
Official Xbox Magazine 8.5/10[45]
Destructoid 8/10[46]
Pontuação global
Agregador Nota média
GameRankings (PS3) 89.68%[10]
(X360) 89.40%[12]
(PC) 87.75%[14]
Metacritic (PS3) 91/100[11]
(X360) 90/100[13]
(PC) 89/100[15]

Far Cry 3 foi bem recebido pelos críticos. Os sites de pontuações agregadas GameRankings e Metacritic deram à versão PlayStation 3 89.68% e 91/100,[10][11] à versão Xbox 360 89.40% e 90/100[12][13] e a versão PC 87.75% e 89/100,[14][15] respectivamente.

G4TV deu ao jogo 5/5, elogiando o mundo aberto, missões de campanha longas e satisfatórias, uma história competente e um jogo de armas sólido com muita variedade para desbloquear e personalizar. A IGN deu 9.0/10, elogiando o excelente elenco de personagens, encontros imprevisíveis com inimigos e o seu ambiente em mundo aberto.[43] A Edge também deu elogios ao jogo, chamando-o "selvagem, reactivo e imprevisível," dando a Far Cry 3 8/10.[39] A Game Informer deu a pontuação 9.0/10, elogiando a história, personagens, exploração em mundo aberto e a jogabilidade.[36] A GameTrailers deu 8.6/10, criticando o sentimento repetitivo da ilha mas elogiando a história, os personagens e as semelhanças com Assassin's Creed.[42] Far Cry 3 foi muito elogiado pela Eurogamer Portugal que lhe deu a pontuação 10/10, dizendo que é um verdadeiro exemplo de como desenhar um mundo aberto muito credível e chamando à história "envolvente e muito forte emocionalmente" comparando-a com Spec Ops: The Line.[40]

Uma das criticas mais baixas foi feita por Bob Mackey da 1UP que deu a pontuação B-. O critico diz que "Apesar das suas aspirações de glória, o FPS em mundo aberto da Ubisoft permanece entretenimento pipoca" e conclui dizendo que "Se esperas um jogo com um conto sombrio e selvagem da humanidade perdida prometido pelos vídeos e previsões, basta cortar o intermediário e alugar a ideia de Francis Ford Coppola sobre o mesmo tema - vais poupar 50 e poucos dólares e pelo menos, 20 horas."[37]

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

A versão japonesa de Far Cry 3 foi censurada com algumas modificações em comparação com a versão original. De acordo com a Ubisoft os corpos feridos foram removidos, uma cena de sexo que mostra uma ferida aberta foi editada e matar três civis em sucessão resulta numa penalidade de morte-súbita para o jogador. Para além dessas mudanças, a versão em língua japonesa é a mesma que o lançamento ocidental confirma a Ubisoft.[47][48]

Referências

  1. a b «Far Cry 3 revealed, sneaks up and murders our boring day». Joystiq. Consultado em 6 de julho de 2011 
  2. a b «Ubisoft's Reflections studio nominated for Innovation Award, now hiring». Joystiq. 15 de fevereiro de 2012. Consultado em 30 de abril de 2012 
  3. «Filmmusicsite.com – Interview with Brian Tyler». Filmmusicsite.com. Consultado em 5 de agosto de 2010 
  4. «The Dunia engine has returned for Far Cry 3». techbeast.net. Consultado em 22 de março de 2012. Arquivado do original em 8 de maio de 2012 
  5. a b http://www.eurogamer.pt/articles/2012-06-25-far-cry-3-adiado-pela-ubisoft
  6. «Madness – Far Cry 3 delayed until November 30». VG247. 25 de junho de 2012. Consultado em 29 de junho de 2012 
  7. «Far Cry 3 PC specs released». New Game Network. 26 de setembro de 2012 
  8. Earnest Cavalli (27 de Agosto de 2008). «Far Cry 3 Confirmed, Still in Africa». Wired. Consultado em 3 de Agosto de 2009 
  9. Malcolm Owen (8 de Junho de 2011). «E3 2011 – Far Cry 3 Announced, With Q&A». Gametactics. Consultado em 19 de dezembro de 2022. Cópia arquivada em 5 de julho de 2011 
  10. a b c «Far Cry 3 (PS3)». GameRankings. Consultado em 14 de dezembro de 2012 
  11. a b c «Far Cry 3 for PlayStation 3 Reviews, Ratings, Credits, and More». Metacritic. Consultado em 14 de dezembro de 2012 
  12. a b c «Far Cry 3 (X360)». GameRankings. Consultado em 14 de dezembro de 2012 
  13. a b c «Far Cry 3 for Xbox 360 Reviews, Ratings, Credits, and More». Metacritic. Consultado em 14 de dezembro de 2012 
  14. a b c «Far Cry 3 (PC)». GameRankings. Consultado em 14 de dezembro de 2012 
  15. a b c «Far Cry 3 for PC Reviews, Ratings, Credits, and More». Metacritic. Consultado em 14 de dezembro de 2012 
  16. Mahardy, Mike (30 de outubro de 2014). «Far Cry 3 Has Sold Around 10 Million Copies». IGN. Consultado em 11 de março de 2020. Cópia arquivada em 2 de agosto de 2018 
  17. «Far Cry 3's scale to be 'ten times' as big as previous games – PlayStation Universe». Psu.com. Consultado em 19 de março de 2012 
  18. Ruben Remédios (5 de junho de 2012). «E3 2012: Far Cry 3 com modo cooperativo e novo trailer». MyGames. Consultado em 12 de junho de 2012 [ligação inativa]
  19. Dave Cook. «Far Cry 3 map editor trailer gets creative with over 2,000 objects». vg247. Consultado em 19 de dezembro de 2012 
  20. «Cópia arquivada». Consultado em 22 de março de 2012. Arquivado do original em 17 de março de 2012 
  21. Posted: Aug 31, 2011 (31 de agosto de 2011). «Far Cry 3 Video Game, GC 11: Exploration Interview | Video Clip | Game Trailers & Videos». GameTrailers.com. Consultado em 19 de março de 2012 
  22. Far Cry 3 – The Living Island Interview Recuperado 17 Fev 2012
  23. Posted: Jun 9, 2011 (9 de junho de 2011). «Far Cry 3 Video Game, E3 2011: Demo Walkthrough | Video Clip | Game Trailers & Videos». GameTrailers.com. Consultado em 19 de março de 2012 
  24. Posted: Jun 7, 2011 (7 de junho de 2011). «Far Cry 3 Video Game, E3 2011: Gameplay Walkthrough (Stream) | Video Clip | Game Trailers & Videos». GameTrailers.com. Consultado em 19 de março de 2012 
  25. http://www.computerandvideogames.com/260970/far-cry-3-development-in-full-swing/
  26. http://www.computerandvideogames.com/262180/far-cry-3-getting-2010-release/
  27. http://www.computerandvideogames.com/283029/ubi-declines-to-comment-on-far-cry-3-rumours/
  28. http://www.computerandvideogames.com/289212/far-cry-3-by-the-end-of-2011/
  29. http://www.computerandvideogames.com/300170/farcry-3-appears-on-stuntmans-cv/
  30. a b ROB ZOMBERT. «FAR CRY 3 – INSANE EDITION TRAILER». darthpixel.com. Consultado em 19 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 12 de outubro de 2014 
  31. http://www.eurogamer.net/articles/2012-03-21-pre-order-to-get-far-cry-3-the-lost-expeditions-edition
  32. http://m.uk.ign.com/articles/2012/03/21/pre-order-far-cry-3-get-bonus-missions
  33. http://www.gamestop.com/xbox-360/games/far-cry-3/91356#bonusFeatures
  34. «Far Cry® 3 | Official Website | Minecraft | Ubisoft». Far-cry.ubi.com. 25 de maio de 2012. Consultado em 30 de novembro de 2012 
  35. Jorge Soares (17 Maio 2012). «Far Cry 3 terá direito a beta multijogador». Eurogamer. Consultado em 18 Maio 2012 
  36. a b Matt Bertz (21 de novembro de 2012). «Far Cry 3 review from GameInformer». Game Informer. Consultado em 18 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 27 de novembro de 2012 
  37. a b Macky, Bob (11 de novembro de 2012). «Far Cry 3 Review: Stumble In The Jungle». 1UP. Consultado em 24 de novembro de 2012. Arquivado do original em 17 de janeiro de 2013 
  38. «Far Cry 3 Review: Stunning Shooter Could Be The Years Best Game Review». ComputerAndVideoGames.com. 22 de novembro de 2012. Consultado em 24 de novembro de 2012 
  39. a b «Far Cry 3 Review». Edge-online.com. 21 de novembro de 2012. Consultado em 24 de novembro de 2012 
  40. a b Aníbal Gonçalves. «Far Cry 3 - Análise». Eurogamer Portugal. Consultado em 18 de dezembro de 2012 
  41. «Far Cry 3 Review». Games Radar.com. Consultado em 24 de dezembro de 2012 
  42. a b «Far Cry 3 Review». GameTrailers.com. 21 de novembro de 2012. Consultado em 21 de novembro de 2012 
  43. a b Dyer, Mitch (21 de novembro de 2012). «The Law of the Jungle». IGN. Consultado em 21 de novembro de 2012 
  44. «Far Cry 3 PS3 Review: First Person Open Worlders You Wish You Were Here». Official UK PlayStation Magazine. Consultado em 24 de novembro de 2012. Arquivado do original em 28 de novembro de 2012 
  45. «Far Cry 3 review». Official Xbox Magazine. 21 de novembro de 2012 
  46. Jim Sterling. «Far Cry 3 Review: Tropikill Taste». Destructoid. Consultado em 19 de dezembro de 2012 
  47. Jorge Loureiro (11 de janeiro de 2013). «Far Cry 3 censurado no Japão». Eurogamer. Consultado em 11 de janeiro de 2013 
  48. Brian Ashcraft (11 de janeiro de 2013). «Sex and Violence in Far Cry 3 Edited for Japan». Kotaku. Consultado em 11 de janeiro de 2013 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]