Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009

Tree of life
250px
Kiew Zentrum.jpg
Maidan Nezalezhnosti, principal praça de Kiev, onde 300 mil pessoas assistiram ao espetáculo; Vista panorâmica sobre Kiev
Final 21 de Novembro de 2009[1]
Edição VII
Apresentadores Ani Lorak
Timur Miroshnichenko
Green Room
Dmytro Borodin
Director Sven Stojanovic[2]
Emissora anfitriã Ucrânia NTU
Local Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção Júnior Ucrânia , Brasão de Kiev. Kiev, Sports Palace de Kiev[1]
Vencedor Holanda no Festival Eurovisão da Canção Júnior Holanda : Ralf Mackenbach, "Click-Clack"
Transmissão do Festival Final JESC 2009
Duração do Festival Final
120 min. (2 horas)
Sistema de votação
Cada país atribui pontos às suas 10 canções preferidas, que vão de 1 a 8, 10 e 12 pontos, e existirá um júri, que valerá metade da pontuação final.
Número de participantes 13
Pontuação nula A todos os países são atribuidos 12 pontos logo de inicio
Países estreantes Nenhum
Países que regressam Suécia no Festival Eurovisão da Canção Júnior Suécia
Países que saem Bulgária no Festival Eurovisão da Canção Júnior Bulgária
Grécia no Festival Eurovisão da Canção Júnior Grécia
Lituânia no Festival Eurovisão da Canção Júnior Lituânia
Abertura Ballet de crianças A6 com o Jazz-Step Dance Class de Volodymyr Shpudeyko; Dança desportiva de crianças a dançar ensemble Pulse com os jovens acrobatas Karyn Rudnycka e Yuriy Kuzynsky a acompanhar
Actuações nos intervalos Ani Lorak a interpretar "Shady Lady" e "A Dalshe"
Festival Eurovisão da Canção Júnior
◄2008    Wiki Eurovision Heart (Infobox).svg    2010►

O Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 (em inglês: Junior Eurovision Song Contest 2009, em francês: Concours Eurovision de la Chanson Junier 2009 e em ucraniano:Дитячий конкурс Євробачення 2009) será a sétima edição do Festival Eurovisão da Canção Júnior. Será realizada em Kiev, na Ucrânia, com data programada para o dia 21 de Novembro de 2009. Para a edição de 2009, foram confirmados a 8 de Junho de 2009, pela EBU, treze países participantes, que competirão entre si no concurso.[3] O vencedor da noite de 21 de Novembro, acabou por ser a Holanda, com Ralf Mackenbach, e a sua música "Click-Clack", que conquistou 121 pontos no total.[4] [5] No dia 3 de Outubro de 2009, todos os países já se encontravam com um representante escolhido por via interna ou através de festivais abertos à votação do público. Nos dias 12 e 13 de Outubro de 2009, numa reunião entre a União Europeia de Rádiodifussão e a Companhia de Televisão Nacional da Ucrânia (ou NTU), foram apresentados vários aspectos fundamentais sobre o festival, como a ordem de actuação, o formato dos cartões postais, o design do palco e a operação televisiva pensada para o festival. A 19 de Outubro de 2009, foram apresentados os aprsentadores da edição de 2009 do festival. Ani Lorak (representante da Ucrânia na Eurovisão 2008), Timur Miroshnichenko (famoso apresentador e comentador de televisão na Ucrânia, que traduz todos os eventos eurovisivos no país) e Dmytro Borodin (participante nas finais ucrânianas para a Eurovisão de 2007, 2008 e 2009, com apenas 12 anos em 2009), serão os apresentadores do Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009.[6] No início de Novembro de 2009, o festival foi posto em causa, devido ao surto de Gripe A/H1N1 na Ucrânia. Depois de uma reunião com o Gabinete de Ministros Ucranianos, ficou oficialmente declarado que o festival manter-se-ia na sua data primária, no entanto seria possível que se venha a realizar sem audiência no local do evento. Entretanto serão tomadas várias medidas de precaução e prevenção para com os artistas e respectivas delegações. Não obstante, a 5 de Novembro, chegou ao Sports Palace de Kiev o primeiro de vários camiões, com os materiais necessários à montagem de toda a infra-estruturas para o evento. É no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009, que será interpretada a 100º canção interpretada na Eurovisão Júnior. A feliz contemplada com este número, é a Arménia, com a canção "Barcelona" (Բարցելոնա) (referente ao clube de futbol da cidade de Barcelona), e interpretada por Luara Hayrapetyan. No dia 16 de Novembro de 2009, foi oficialmente inaugurada a semana da Eurovisão, e iniciaram-se os trabalhos relacionados com a sétima edição do festival.

Local[editar | editar código-fonte]

Sports Palace de Kiev, em 2005, pela ocasião da 50º Eurovisão Sénior.

A União Europeia de Rádiodifusão (EBU) convidou todas as estações televisivas interessadas em organizar o Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009, a apresentarem as suas candidaturas; no final, foram aceites apenas três candidaturas, uma da Bielorrússia (que viria a ser escolhida para organizar o evento em 2010, a oitava edição do festival, na sua capital, Minsk), uma candidatura da Sérvia e outra da Ucrânia (a candidatura escolhida).[7] A TV4 da Suécia, originalmente lançou uma candidatura ainda durante o Verão de 2007, mas cedo desistiu da ideia, depois de decidir desistir completamente do evento.[8] Depois de deliberações por parte da EBU, a Companhia Nacional de Televisão da Ucrânia, foi congratulada com os direitos do concurso de 2009, e irá realizar o mesmo em Kiev, no Sports Palace de Kiev, que possuí uma capacidade para 6,000 espectadores ao vivo, em concertos.[9] Anteriormente, a Ucrânia, já havia organizado o Festival Eurovisão da Canção 2005, festival este, o mais importante da "família eurovisiva", e também ele organizado pela Companhia Nacional de Televisão da Ucrânia, e no Sports Palace de Kiev.

A cidade[editar | editar código-fonte]

Kiev (Київ [Kyyiv] em ucraniano; Ки́ев [Kiyev], em russo) é a maior cidade e capital da Ucrânia, localizada na região centro-norte do país, às margens do rio Dniepre. Em Abril de 2007, a estimativa da população da cidade era de cerca de 2,7 milhões de habitantes. O censo ucraniano mais recente, de 5 de Dezembro de 2001, registrou 2 611 3000 habitantes na cidade (Ukrcensus.gov.ua - cidade de Kiev, acessado em 4 de agosto de 2007). As estimativas baseadas na quantidade de produtos de padaria vendidos na cidade (o que inclui visitantes e moradores dos subúrbios) sugerem um mínimo de 3,5 milhões. Kiev é um importante centro industrial, científico, educacional e cultural da Europa Oriental. Abriga diversas indústrias de alta tecnologia, instituições de educação superior e monumentos históricos famosos. A cidade dispõe de ampla infra-estrutura e de um sistema de transporte público altamente desenvolvido, que inclui o Metro de Kiev. Ao longo da história, Kiev, uma das cidades mais antigas da Europa Oriental, passou por diversas fases de grande proeminência e de relativa obscuridade. A cidade parece haver sido fundada no século V como um posto comercial na terra dos primeiros eslavos orientais. Ganhou importância aos poucos, tornando-se o centro da civilização eslava oriental, até passar a ser a capital política e cultural do Principado de Kiev, entre os séculos X e XII. Completamente destruída durante a invasão mongol de 1240, a cidade perdeu grande parte de sua influência nos séculos seguintes. Tornou-se uma capital provincial de pouca relevância na periferia dos territórios controlados por vizinhos mais poderosos: primeiramente, o Grão-Ducado da Lituânia, seguido da Polônia e da Rússia. A cidade voltou a prosperar durante a revolução industrial russa, no final do século XIX. Após o período turbulento que se seguiu à Revolução Russa de 1917, Kiev passou a ser uma cidade importante da República Socialista Soviética da Ucrânia e, a partir de 1934, sua capital. Durante a Segunda Guerra Mundial, Kiev voltou a sofrer danos pesados, mas recuperou-se rapidamente no pós-guerra e continuou a ser a terceira maior cidade da URSS. Com o colapso da União Soviética e a independência da Ucrânia em 1991, Kiev manteve-se como capital do país.

Transporte[editar | editar código-fonte]

Diagrama do metro de Kiev.

O principal meio de transporte da capital ucraniana é o Metropolitano de Kiev. Inaugurado a 11 de Junho de 1960, o sistema conta agora com quarenta e seis estações, distribuidas por três linhas (num total de 63,7 km de comprimento), com uma quarta a ser construída. A rede transporta diariamente cerca de 1,38 milhões de passageiros. O planeamento de um sistema de metropolitano em Kiev começou em 1916, quando um empresário russo-americano tentou angariar fundos para financiar uma possível rede de metro para a cidade. No entanto a sua construção teve de ser adiada devido a vários factores economico-sociais. Em 1936, dois anos após a passagem da capital da República Socialista Soviética da Ucrânia de Kharkiv para Kiev, foi proposta novamente a criação do metro de Kiev; em 1938 a ideia foi novamente adiada devido à preparação para a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra a destruição era muita; foram investidas grandes quantidades de dinheiro para reconstrução e de Kiev, incluindo a construção do metro. As obras começaram em Agosto de 1949; onze anos mais tarde, em 1960 abriu o primeiro troço, com 5,2 km de comprimento entre as estações de Vokzalna e Dnipro; esse segmento está hoje em dia integrado na linha Sviatoshynsko-Brovarska. Em 1965 a rede expandiu-se para a outra margem do rio Dnieper. A construção da linha Kurenivsko-Chervonoarmiyska iniciou-se em 1970 e as três primeiras estações abriram em 1976. Em 1981 a linha Syretsko-Pecherska e foi inaugurada oito anos mais tarde com um troço de três estações. Desde então, a rede tem vindo a crescer de ano para ano.

Outros meios de transporte muito utilizados são os autocarros e os comboios que sustentam a locomução na cidade.

Tema e Visual[editar | editar código-fonte]

Conceito e logotipo[editar | editar código-fonte]

O logotipo do festival intitulado de "Tree of life" é baseado no trabalho artístico "Sunflower of life" de Maria Primachenko, uma reconhecida artista pintora folk ucraniana. O design criativo do espetáculo foi baseado no logotipo do festival, assim como os trabalhos e ideias de Primachenko para a concepção do evento, intitulado de "For the joy of people" (Para o divertimento das pessoas).[10] Os cartões postais começaram com a música criada especificamente para o festival, posteriormente apareceu a bandeira e a forma geográfica do país, posto isto, foram representados no ecrã vários monumentos característicos de cada nação, no final, cada representante de cada país, introduziu-se a si próprio, tudo isto, à excepção da apresentação dos artistas, foi feito através de plasticina.

Visual e cobertura de TV[editar | editar código-fonte]

Stephan Koval, Designer Gráfico Oficial do Festival Eurovisão da Canção 2009, realizou os tradicionais cartões postais, com a arte da plasticina, onde os jovens artistas têm um papel relevante no meio da acção. Mikael Varhelyi e Viktor Brattström desenharam o palco para o evento. Será a primeira vez no festival que a audiência estará integrada no palco em si, com dois balcões, um em cada lado do palco. O palco terá uma modesta instalação de paíneis de LED.[11] Sven Stojanovic, apontado pela NTU como o Director Multi-câmera do evento, afirmou que este festival seria diferente dos outros, havendo mesnos câmaras para que o festival se foque mais nos artistas em palco. A famosa greenroom, onde os artistas esperam antes e depois das suas actuações, ficará novamente localizada junto ao palco, do lado direito deste, tal como em 2007 e 2008.[12]

Votação[editar | editar código-fonte]

A votação do Festival Eurovisão da Canção Júnior, baseia-se em cada país atribuir 1-8, 10 e 12 pontos às suas dez canções preferidas, sendo que nunca pode votar em si próprio. A grande diferença do Festival Eurovisão da Canção Júnior, é o facto de todos os países receberem sempre 12 pontos logo de início. No final, a votação por televoto e SMS, será somada à votação efectuada pelos júris, fazendo com que a votação seja 50/50, como já acontece nos outros festivais Eurovisão.

Participações Individuais[editar | editar código-fonte]

Durante cerca de 5/6 meses, todos os países têm que escolher os seus representantes, assim como as músicas que os mesmos irão interpretar em Kiev. Para realizar tal seleção, cada país utilizou o seu próprio processo de selecção. Alguns optam pela selecção interna, que consiste na televisão oficial do país fazer a escolha. Pode seleccionar o artista e música, ou apenas o artista, ficando a escolha da música a cargo dos espectadores. Outros países (a maioria) utilizam um método semelhante ao formato do ESC para seleccionar o representante.

Países participantes[editar | editar código-fonte]

  Países Participantes
  Países que participaram no passado mas não neste ano

A EBU anunciou a lista oficial completa de todos os países que participariam no Festival Eurovisão da Canção Júnior, a 8 de Junho de 2009. Treze países competiram no concurso, com a Suécia a regressar após um ano de ausência no festival, e a Grécia, a Lituânia e a Bulgária a saírem do festival.[3] A Grécia abandona o concurso após cinco anos de participações por causa dos seus baixos shares na transmissão deste evento e em objecção à utilização de crianças, além de resultados muito ruins.[13] A Lituânia desistiu da competição, derivado a dificuldades financeiras, que a televisão do país atravessava.[14] Por sua vez, a Bulgária não confirmou oficialmente que não participaria na edição de 2009, no entanto, o país não aparece na lista de participantes da EBU, a qual já não poderá contar com mais nenhum país, visto o tempo de inscrição já ter acabado, por isso a Bulgária boicotou a edição 2009, mas sem confirmação oficial. A 3 de Outubro de 2009, todos os países tinham os seus representantes seleccionados, tendo sido Chipre o último país a escolher um representante. A ordem de actuação atribuída a cada país, será determinada através de um sorteio, tal como ocorreu em anos anteriores. O sorteio decorrerá durante o encontro entre a União Europeia de Rádiodifusão e os directores de cada delegação participante no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009, entre 12 e 13 de Outubro de 2009.[15] Durante o encontro de 12 de Outubro, todas as 13 canções concorrentes na Eurovisão Júnior 2009, foram apresentadas oficialmente à EBU.[16] Com a revelação do formato final do palco para a edição de 2009, a 13 de Outubro de 2009 (e a ordem de apresentação nesse mesmo dia), os representantes de cada país puderam começar então a preparar as suas actuações para apresentarem a 21 de Novembro, dia da final do festival.[17] Durante os dias 22 e 23 de Outubro de 2009, ficaram a ser conhecidos os principais apresentadores do evento, assim como os intervenientes na abertura do festival e no intervalo do mesmo. Durante a mesma semana, alguns países lançaram o videoclip da sua música a concurso, como acontece na Eurovisão Sénior. Na entrada do mês de Novembro, a duas semanas da chegada dos concorrentes a Kiev, foram apresentados a maioria dos comentadores e porta-vozes de cada país. No entanto existiu a hipótese de o festival ser adiado ou realizado à porta fechada, devido ao surto de Gripe A/H1N1 na Ucrânia (porém, até 2 de Novembro, não havia sido registado nenhum caso em Kiev). A 5 de Novembro de 2009, foi confirmada a realização do evento no dia agendado, mas com várias medidas de precaução. Nesta edição foi apresentada a 100ª canção representante no Festival Eurovisão da Canção Júnior. Esta honra coube a Luara Hayrapetyan, com a sua canção "Barcelona" (Բարցելոնա), a representar a Arménia. O vencedor da sétima edição do festival acabou por ser a Holanda

País Título original da Canção Artista Processo Data da Selecção
Tradução em Português Idiomas de Interpretação
Arménia no Festival Eurovisão da Canção Júnior Arménia [18] "Barcelona" (Բարցելոնա) Luara Hayrapetyan[19] Final Nacional de 2009 12 de Julho de 2009
Barcelona Armeniano
Bélgica no Festival Eurovisão da Canção Júnior Bélgica [20] [21] [22] "Zo Verliefd" Laura Omloop[23] Junior Eurosong 2009 26 de Setembro de 2009
Tão Apaixonada Neerlandês
Bielorrússia  no Festival Eurovisão da Canção Júnior Bielorrússia [24] "Volshebniy Krolik" (Волшебный кролик) Yuriy Demidovich[25] Final Nacional de 2009[26] 10 de Setembro de 2009[27]
Coelho Mágico Bielorrusso
Chipre no Festival Eurovisão da Canção Júnior Chipre [28] "Thalassa, elios, aeras, fotia" (Θάλασσα, ήλιος, αέρας, φωτιά) Rafaella Costa[29] Final Nacional de 2009 3 de Outubro de 2009
Mar, Sol, Ar, Fogo Grego
Geórgia no Festival Eurovisão da Canção Júnior Geórgia [30] "Lurji prinveli" (ლურჯი ფრინველი) Princesses[31] Final Nacional de 2009[32] 26 de Setembro de 2009[33]
O pássaro azul Georgiano
Malta no Festival Eurovisão da Canção Júnior Malta "Double Trouble" Francesca & Mikaela[34] Junior Eurosong '09 12 de Setembro de 2009
Encrenca em Dobro Inglês
Macedónia no Festival Eurovisão da Canção Júnior Macedónia "Za ljubovta" Sara Markovska[35] Final Nacional de 2009[36] 26 de Setembro de 2009
Por Amor Macedónio
Holanda no Festival Eurovisão da Canção Júnior Holanda [1] [37] "Click-Clack" Ralf Mackenbach[38] Junior Songfestival 2009 3 de Outubro de 2009
Click-Clack Neerlandês
Roménia no Festival Eurovisão da Canção Júnior Roménia "Ai puterea în mâna ta" Ioana Bianca Anuţa[39] Final Nacional de 2009 20 de Setembro de 2009
O poder está na tua mão Romeno
Rússia no Festival Eurovisão da Canção Júnior Rússia "Malenkiy prints" (Маленький принц) Ekaterina Ryabova[40] Russia Junior Eurovision Song Contest 2009 31 de Maio de 2009
O Princepezinho Russo
Sérvia no Festival Eurovisão da Canção Júnior Sérvia [41] "Onaj pravi" (Онай прави) Ništa lično[42] Final Nacional de 2009[43] 19 de Setembro de 2009[44]
Aquele mesmo Sérvio
Suécia no Festival Eurovisão da Canção Júnior Suécia [45] "Du" Mimmi Sandén[46] Selecção Interna de 2009[47] 26 de Setembro de 2009[48]
Tu Sueco
Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção Júnior Ucrânia "Tri topoli, tri surmy" (Три тополі, три сурми) Andranik Alexanyan[49] Final Nacional de 2009 14 de Junho de 2009
Três choupos, três trompetes Ucraniano

Notas[editar | editar código-fonte]

  • A música da Rússia, com o seu título "O Princepezinho" (tradução já em português), é baseada na história de Antoine de Saint-Exupéry, O Princepezinho
  • Todos os países são obrigados a cantar pelo menos parte da canção na sua língua oficial, como relatam as regras do festival

Organização[editar | editar código-fonte]

Uma vez concluidas as selecções internas de cada país em relação ao seu representante, a 12 de Outubro de 2009, os 13 países à excepção da Suécia, da Macedónia e da Ucrânia, foram divididos em dois potes, para que se realiza-se um sorteio onde se determinará a ordem de apresentação das canções em cada parte do festival.

Sorteio para as actuações[editar | editar código-fonte]

Os apresentadores do evento do sorteio foram Marietta e Timur Miroshnichenko. A 13 de Outubro de 2009, todos os 10 países que não foram colocados a 12 de Outubro, foram separados da seguinte maneira:[50]

Pote 1 Pote 2

Participantes nas metades do festival[editar | editar código-fonte]

Depois do sorteio, os países a actuarem na primeira parte do festival e segunda foram:[51]

1º parte 2º parte
1. Suécia no Festival Eurovisão da Canção Suécia
2. Rússia no Festival Eurovisão da Canção Rússia
3. Arménia no Festival Eurovisão da Canção Arménia
4. Roménia no Festival Eurovisão da Canção Roménia
5. Sérvia no Festival Eurovisão da Canção Sérvia
6. Geórgia no Festival Eurovisão da Canção Geórgia
7. Holanda no Festival Eurovisão da Canção Holanda
8. Chipre no Festival Eurovisão da Canção Chipre
9. Malta no Festival Eurovisão da Canção Malta
10. Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção Ucrânia
11. Bélgica no Festival Eurovisão da Canção Bélgica
12. Bielorrússia  no Festival Eurovisão da Canção Bielorrússia
13. Macedónia no Festival Eurovisão da Canção Macedónia

Ordem de entrada[editar | editar código-fonte]

A ordem de entrada dos países, no festival, foi escolhida/sorteada, entre 12 de Outubro e 13 de Outubro de 2008, numa reunião com os altos responsáveis do Festival e da EBU.[52]

Eurovision Week[editar | editar código-fonte]

A Eurovision Week (ou Semana Eurovisão), é a famosa semana em que decorre o evento Eurovisão em quesão. Para 2009, Victoria Romanova, Manager de Eventos pela NTU, apresentou a Casa Ucrâniana como sede local para a festa de boas-vindas da Eurovisão Júnior 2009, a ter lugar no dia 16 de Novembro de 2009, segunda-feira, pelas 19:00 locais. A famosa after-party (depois da festa) terá lugar no hotel onde as delegações de cada país estarão alojadas.[53] Durante o resto da semana ocorrerão outras festas, assim como os ensaios para o festival.

Ensaios[editar | editar código-fonte]

Com o início dos trabalhos a 16 de Novembro de 2009, todos os representantes, entre as 08:00 e as 16:00, gravaram os postcards, que introduzirão as suas entradas em palco, no dia do festival.[54] No segundo dia da semana da Eurovisão, ocorreram os primeiros ensaios para a final.[55] Os ensaios decorreram da mesma maneira que correm os da Eurovisão sénior, aproximando cada vez mais estes dois festivais. Para se acompanhar tudo o que acontece em Kiev, a junioreurovision.tv criou um canal onde se podem acompanhar os ensaios, assim como a televisão ucraniana que criou um outro canal para o acompanhamento dos ensaios. Durante o terceiro dia de ensaios, apenas sete países ensaiaram, entre eles estavam a Suécia, a Rússia, Arménia, Roménia, Sérvia, Geórgia e Holanda. No final dos ensaios destes sete países, foi a vez de ser ensaiado o acto que irá fazer o intervalo no festival, no entanto, este ensaio decorreu à porta fechada.[56] No quarto dia, foi a vez dos restantes seis países ensaiarem, assim como os actos de abertura e dos intervalos. No final deste dia, todos os países haviam já ensaiado duas vezes para a sétima edição da Eurovisão Júnior.[57] No quinto dia, dia 20 de Novembro de 2009, véspera da final, ocorrerão dois ensaios gerais, um de manhã e outro de tarde. No dia do próprio festival, será realzado mais um ensaio geral, tal como acontece na Eurovisão sénior.

Celebrações[editar | editar código-fonte]

A primeira celebração da Eurovisão Júnior 2009, ocorreu no primeiro dia da semana eurovisiva, 16 de Novembro, com a festa de boas vindas, na Casa Ucraniana.[58] Durante a cerimónia de abertura, que coincidiu com o aniversário da televão ucraniana, discursou o presidente da cadeia televisiva, o presidente da EBU e a Primeira Ministra da Ucrânia, Iúlia Timochenko. Uma das artistas convidadas foi Victoria Petryk, representante da Ucrânia em 2008, que interpretou um tema seu ao lado da Primeira Ministra ucraniana e do presidente da telavisão ucraniana. Depois de interpretar duas músicas de sua autoria, Victoria, interpretou "Simply the best", da cantora Tina Turner. Seguidamente interpretou "You are not alone", de Michael Jackson, na sua versão original e em ucraniano. Seguidamente foi lida uma carta (pelo presidente da televisão ucraniana) enviada pela Presidente da Ucrânia Viktor Yushchenko. Posteriormente, foi a vez do presidente do comité de organização do festival discursar. Posto isto, cada um dos treze países a concurso actuou no palco da Casa da Ucrânia, pela ordem que aparecerão na final do concurso, sábado, dia 21 de Novembro de 2009.[59] No segundo dia, a festa voltou a ocorrer na Casa Ucraniana, onde os jovens artistas dançaram numa espécie de discoteca, músicas ucranianas (desde folk a pop), assim como músicas que já representaram o país na Eurovisão anteriormente. Durante o evento no Euroclub foi apresentado um quadro dedicado à Eurovisão Júnior 2009, com a contribuição de todos os artistas representantes. Ainda na mesma festa, um grupo de seis raparigas romenas, dançou "I like to move it", do filme Madagáscar. Posteriormente todos os concorrentes aprenderam a dança com as bailarinas que a tinham dançado anteriormente. A noite continuou com o Euroclub transformado numa discoteca apenas para os artistas provenientes de treze países diferentes da Europa, onde foi possível ouvir alguns remixs oficiais das músicas a concurso.[60] Ao terceiro dia, os seis países que não ensaiaram tiveram direito a uma excursão pela cidade de Kiev. À tarde, como nos outros dias, a festa continuou no Euroclub.[61] O quarto dia em Kiev, foi novamente marcado pela escursão efectuada pelos sete países que haviam ensaiado no dia anterior, e a noite voltou a estar centralizada na Casa Ucraniana, onde se ouviu música tradicional ucraniana.

Festival[editar | editar código-fonte]

A final do Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009, realizar-se-à em Kiev, na Ucrânia, dia 21 de Novembro de 2009. 13 países apresentarão cada um apenas uma música, com duração máxima de três minutos cada. Depois das apresentações musicais, serão dados quinze minutos para a realização da votação por toda a Europa (países participantes). No final deste quarto de hora, acontecerá um intervalo, com actuação por revelar. Posteriormente, Kiev "ligar-se-à" a todos os países participantes, para se saberem as pontuações atribuídas por cada país. No fim, o vencedor é anunciado, e tem o direito de voltar a interpretar a sua actuação na integra. A 12 de Outubro de 2009, o director do espetáculo Oleksiy Hetchikov apresentou mais detalhes dos festival, tal como o espetáculo de abertura deste, composto pelo Ballet de crianças A6 com o Jazz-Step Dance Class de Volodymyr Shpudeyko e por uma dança desportiva de crianças a dançar ensemble Pulse com os jovens acrobatas Karyn Rudnycka e Yuriy Kuzynsky a acompanhar (estes dois acrobatas também acompanharão os artistas em palco). No entanto para a actuação do intervalo, a NTU acordou com Ani Lorak, que esta actuaria durante o intervalo, possívelmente interpretando a sua música, que levou à Eurovisão em 2008, "Shady Lady".[62] A 13 de Outubro de 2009, foi sorteada a ordem para a actuação para os 13 países na final[63] O festival irá para o ar às 20:00 na Hora Central Europeia (em Portugal, 19:00). Duas horas depois do início do evento, era conhecido o vencedor. A Holanda venceria a edição de 2009 da Eurovisão Júnior.

# País Língua Artista Canção Tradução para Português Pontuação Lugar
Suécia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 Suécia Sueco Mimmi Sandén "Du" Tu 68
Rússia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 Rússia Russo Ekaterina Ryabova "Malenkiy Prints" (Маленький принц) O Princepezinho 116
Arménia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 Arménia Armênio Luara Hayrapetyan "Barcelona" (Բարցելոնա) Barcelona 116
Roménia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 Roménia Romeno Ioana Bianca Anuţa "Ai puterea în mâna ta" O poder está na tua mão 19 13º
Sérvia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 Sérvia Sérvio Ništa lično "Onaj pravi" (Онай прави) Aquele mesmo 34 10º
Geórgia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 Geórgia Georgiano Princesses "Lurji prinveli" (ლურჯი ფრინველი) O Pássaro Azul 68
Holanda no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 Holanda Neerlandês Ralf Mackenbach "Click-Clack" Click-Clack 121
Chipre no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 Chipre Grego Rafaella Costa "Thalassa, elios, aeras, fotia" (Θάλασσα, ήλιος, αέρας, φωτιά) Mar, Sol, Ar, Fogo 32 11º
Malta no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 Malta Inglês Francesca & Mikaela "Double Trouble" Encrenca em Dobro 55
10º Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 Ucrânia Ucraniano Andranik Alexanyan "Tri topoli, tri surmy" (Три тополі, три сурми) Três choupos, três trompetes 89
11º Bélgica no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 Bélgica Neerlandês Laura Omloop "Zo Verliefd" Tão Apaixonada 113
12º Bielorrússia  no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 Bielorrússia Bielorrusso Yuriy Demidovich "Volshebniy Krolik" (Волшебный кролик) Coelho Mágico 48
13º Macedónia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 Macedónia Macedónio Sara Markovska "Za ljubovta" Por Amor 31 12º

Tabela de Votações[editar | editar código-fonte]

# Países Votantes Países Pontuados[64]
Arménia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 ARM Bélgica no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009BEL Bielorrússia  no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 BIE Chipre no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 CYP Geórgia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 GEO Malta no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 MAL Macedónia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 MAC Holanda no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 HOL Roménia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 ROM Rússia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 RUS Sérvia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 SRB Suécia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 SUE Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 UCR
3 Arménia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 ARM 7 1 2 6 4 8 10 3 5 12
11 Bélgica no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009BEL 10 4 2 5 6 1 12 8 7 3
12 Bielorrússia  no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 BIE 8 6 3 2 4 7 12 1 5 10
8 Chipre no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 CYP 12 6 1 7 4 8 10 3 2 5
6 Geórgia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 GEO 12 6 5 1 4 8 7 2 3 10
9 Malta no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 MAL 6 12 1 10 3 8 2 7 5 4
13 Macedónia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 MAC 1 12 6 2 10 3 7 4 8 5
7 Holanda no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 HOL 10 12 3 4 8 2 1 7 6 5
4 Roménia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 ROM 6 5 1 7 4 12 8 3 2 10
2 Rússia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 RUS 12 10 6 3 5 2 8 1 4 7
5 Sérvia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 SRB 7 12 3 1 4 6 8 10 5 2
1 Suécia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 SUE 10 8 7 3 5 12 1 6 2 4
10 Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 UCR 10 5 7 6 1 2 8 12 3 4
Desfecho
Total 11º 12º 13º 10º
Lugar 116 113 48 32 68 55 31 121 19 116 34 68 89
# Países Votantes Arménia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 ARM Bélgica no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009BEL Bielorrússia  no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 BIE Chipre no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 CYP Geórgia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 GEO Malta no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 MAL Macedónia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 MAC Holanda no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 HOL Roménia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 ROM Rússia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 RUS Sérvia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 SRB Suécia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 SUE Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009 UCR
Países Pontuados
Cor Resultado
Ouro Vencedor
Prata 2º lugar
Bronze 3º lugar
Azul Regra de um país não poder votar em si próprio
Bege 0 (zero) pontos
Salmão Passou à final
Verde folha Apurado pelo júri para a Final
Roxo Passaria/Ganharia à final só com televoto
Cor-de-rosa Passaria à final/Ganharia só com júri
Verde-claro Não passaria à final/não ganharia só com televoto
Azul-claro Não passaria à final/não ganharia só com júri
Vermelho Indiano Pontuação Nula ("Nill Points")
Negrito + Itálico Pontuação dos países apurados/dos 3 primeiros na Final
Negrito Pontuação mais alta do parcial júri ou televoto (e a pontuação individual 12)

12 pontos[editar | editar código-fonte]

N. Nação que recebe Nação votante
5 Bélgica no Festival Eurovisão da Canção Bélgica Holanda no Festival Eurovisão da Canção Holanda , Macedónia no Festival Eurovisão da Canção Macedónia , Malta no Festival Eurovisão da Canção Malta, Sérvia no Festival Eurovisão da Canção Sérvia
4 Holanda no Festival Eurovisão da Canção Holanda Bielorrússia  no Festival Eurovisão da Canção Bielorrússia , Roménia no Festival Eurovisão da Canção Roménia , Suécia no Festival Eurovisão da Canção Suécia , Bélgica no Festival Eurovisão da Canção Bélgica
4 Arménia no Festival Eurovisão da Canção Arménia Chipre no Festival Eurovisão da Canção Chipre , Geórgia no Festival Eurovisão da Canção Geórgia , Rússia no Festival Eurovisão da Canção Rússia
3 Rússia no Festival Eurovisão da Canção Rússia Bielorrússia  no Festival Eurovisão da Canção Bielorrússia , Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção Ucrânia
2 Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção Ucrânia Arménia no Festival Eurovisão da Canção Arménia
1 Bielorrússia  no Festival Eurovisão da Canção Bielorrússia -
1 Chipre no Festival Eurovisão da Canção Chipre -
1 Geórgia no Festival Eurovisão da Canção Geórgia -
1 Malta no Festival Eurovisão da Canção Malta -
1 Macedónia no Festival Eurovisão da Canção Macedónia -
1 Roménia no Festival Eurovisão da Canção Roménia -
1 Sérvia no Festival Eurovisão da Canção Sérvia -
1 Suécia no Festival Eurovisão da Canção Suécia -

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Todos os países recebem 12 pontos de início. Esses mesmos 12 pontos encontram-se a itálico

Cobertura Televisiva[editar | editar código-fonte]

Os canais de televisão responsáveis pela difussão do concurso via televisão, foram as seguintes cadeias televisivas:

Legenda:

Notas[editar | editar código-fonte]

  • A TV4, televisão da Suécia, responsável pela difusão do Festival no seu território, não irá emitir o festival em directo. Em vez disso, transmitilo-à no dia 22 de Novembro (domingo), às 6:45 da manhã. A votação da Suécia, será exclusivamente 100% através do voto do júri.[65] Sendo assim, o povo sueco só poderá ver o evento em directo, através da internet.

Cobertura televisiva pelo mundo[editar | editar código-fonte]

Para além dos países participantes, mais algumas televisões de países não participantes transmitirão o festival. São elas:

A Austrália voltará a transmitir o Festival Eurovisão da Canção Júnior, através da Special Broadcasting Service (SBS).[66]
O Azerbaijão irá transmitir o festival, através do canal televisivo İctimai TV[67]
Apesar de não participar no festival, nem nunca o ter feito, a Radio-televizija Bosne i Hercegovine (BHRT), irá transmitir pela primeira vez o festival. O evento será emitido em directo, sábado dia 21 de Novembro de 2009[68] O país assitirá ao evento, que será comentado ao vivo por Dejan Kukric. Com esta medida, a Bósnia e Herzegovina tornou-se um possível estreante na próxima edição do Festival Eurovisão da Canção Júnior.
Chipre irá transmitir o festival via satélite, no seu canal CyBC Internatinal[69]
A Rússia irá transmitir o festival via satélite, no seu canal RTR International[70]

Cobertura televisiva via internet[editar | editar código-fonte]

O site oficial do Festival Eurovisão da Canção, eurovision.tv, também irá transmitir o espetáculo em directo para todo o Mundo (mas sem qualquer tradução, ou número de telefone para votação). Só o site da Eurovisão, recebeu mais de um milhão de visitas durante o festival, o que comprova uma grande audiência do festival via internet.

Produtos oficiais[editar | editar código-fonte]

A 13 de Novembro de 2009, foi lançado um duplo CD, com as treze canções a concurso.[73] O CD custa 19,95 euros, e pode ser adquirido na loja da Eurovisão on-line.[74]

Curiosidades e Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Gripe A/H1N1[editar | editar código-fonte]

Inspectores chineses a averiguar se existe algum caso de gripe num avião.

No dia 31 de Outubro de 2009, o Governo da Ucrânia declarou emergência nacional, e colocou nove regiões da Ucrânia em quarentena, não podendo ninguém entrar nem sair dessas mesmas regiões, devido à Gripa A. Para além disso, todas as escolas do país e todos os eventos/reuniões públicas foram cancelados por três semanas. Alguns dos principais eventos cancelados, são todos os jogos de futebol da primeira e segunda liga ucraniana.[75] [76] Como tal, também esteve em hipótese que o Festival Eurovisão da Canção 2009 fosse adiado. A Natsionalna Telekompaniya Ukraïny (NTU), televisão organizadora do evento, declarou que o festival manter-se-ia na mesma data, e entrou em conversações com a União Europeia de Rádiodifusão (EBU) para discutir o assunto, ao qual a EBU respondeu que o festival se deveria concretizar, até porque as três semanas acabam precisamente um dia antes do evento eurovisivo. No entanto, o desenvolvimento da epidemia encontra-se a ser monetorizado constantemente, e caso haja um agravamento neste assunto, a EBU terá que tomar previdências, tendo apenas duas opções: o adiamento do festival, ou a realização do mesma à porta fechada, apenas transmintido-o por televisão.[77] [78] No dia 1 de Novembro, as autoridades ucranianas afirmaram que poderiam vir a ter que tomar medidas drásticas no concurso.[79] A 4 de Novembro, o Gabinete de Ministros da Ucrânia, efectuará uma reunião dedicada à Gripe A. Neste reunião estarão presentes os responsáveis pela televisão ucraniana e os responsáveis pelo festival, onde serão feitas sugestões e decididas as medidas e procedimentos a tomar no festival. Um comunicado será mais tarde feito pelo Ministro da Saúde, Vasyl Knyazevich, pelo Vice Primeiro-Ministro Ivan Vasyunyk, juntamente com o director do Comité Estatal de televisão, a Radio Oleg Nalyvaiko, e o presidente da televisão nacional ucrâniana responsável pelo evento, Vasily Ilaschuck. Fase aos recentes eventos, várias delegações já demonstaram as suas preocupações com a situação, e encontram-se atentos a todos os desenvolvimentos da situação, de lembrar que a época da Eurovisão Júnior 2009, vai de 15 a 22 de Novembro de 2009.[80] No dia da reunião, foram efectuadas declarações no âmbito de que as decisões finais seriam tomadas no dia 5 ou 6 de Novembro, pelo Governo Ucrâniano e pela televisão do país. No entanto, uma decisão primária que saiu da reunião, foi que os preparativos para o evento não deveriam parar, até porque 95% do trabalho já estava concluido, e no dia 5 chegaria o primeiro camião com as infra-estruturas à arena do festival.[81] E constatou que tinham sido feitas várias propostas à NTU, entre elas a possibilidade de realizar o evento à porta fechada, sem audiência ao vivo. A 5 de Novembro de 2009, foi confirmado pela Gabinete de Ministros, que o evento decorreria como programado, entre 15 e 22 de Novembro. No entanto, serão tomadas várias medidas de prevenção, como a instalação de centros médicos em todos os locais onde as crianças e respectivas delegações vão estar. Além desta medida, o Hotel Rus onde ficarão instaladas as treze delegações tomará medidas extras de prevenção, que começarão a ser postas em prática dia 12 de Novembro de 2009, dia em que chega a Kiev a primeira das treze delegações. Aé à data, também foi frisado que nenhum país havia desistido do festival devido à epidemia.[82] A 17 de Novembro de 2009, será tomada a decisão se haverá uma audiência ao vivo durante o festival, até lá, a EBU continuará a venda de bilhetes e reservas.[83] Durante os ensaios, nos bastidores e na plateia já durante o evento, foi possível observar várias crianças e adultos a utilizarem máscaras de protecção para a gripe.

Plantação de Árvores[editar | editar código-fonte]

No dia 21 de Novembro de 2009, dia da final do festival, foram plantadas várias árvores simbólicas, no Vale Eurovisão, sitiado em redor da fonte localizada à frente do Palácio dos desportos. Cada país e apresentador teve direito a umaárvore própria, com uma tabuleta à frente da mesma, que contém os nomes dos representantes e outros factores simbólicos do evento. As árvores foram plantadas ao som da música oficial do Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009.[84] [85]

Referências

  1. a b c Ukrainian broadcaster NTU confirmou a data oficial para a Eurovisão Júnior 2009. ESCKaz (20 de Fevereiro de 2009). Página visitada em 20 de Fevereiro de 2009.
  2. Ruslan Tkachenko é o director executivo da Eurovisão Júnior 2009 em Kiev.
  3. a b Bakkar, Sietse (8 de Junho de 2009). 13 países representados na Eurovisão Júnior 2009!. EBU. Página visitada em 8 de Junho de 2009.
  4. Parabéns Holanda.
  5. Holanda vence 7º edição do Festival Eurovisão da Canção Júnior.
  6. Apresentadores do Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009.
  7. Konstantopoulos, Fotis (2 de Junho de 2008). Três candidaturas para a organização do Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009. Oikotimes. Página visitada em 4 de Dezembro de 2008.
  8. TV4 é a terceira candidatura para a organização da Eurovisão Júnior 2009. Oikotimes (14 de Setembro de 2007). Página visitada em 4 de Dezembro de 2008.
  9. Floras, Stella (6 de Junho de 2008). Ucrânia para organizar o Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009. ESCToday. Página visitada em 18 de Junho de 2008.
  10. Logo and concept of Junior Eurovision Song Contest 2009 have been presented. ESCKaz (2009-08-11). Página visitada em 2009-08-11.
  11. Primeira imagem do palco do JESC 2009 apresentada.
  12. Apresentadas linhas gerais dos cartões postais e do palco, assim como da cobertura televisiva.
  13. Konstantopoulos, Fotis (27 de Novembro de 2007). ERT oficialmente fora do Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009. Oikotimes. Página visitada em 4 de Dezembro de 2008.
  14. A Lituânia não participará no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009. ESCKaz (3 de Junho de 2009). Página visitada em 3 de Junho de 2009.
  15. Sorteio da ordem de actuação a 12-13 de Outubro de 2009.
  16. 12 de Outubro: Factos e acontecimentos do último encontro antes do festival.
  17. Com tudo a postos e devidamente apresentado e oficializado, começam os ensaios em cada país concorrente.
  18. A Arménia apresentou as regulações para participar no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009. ESCKaz (4 de Junho de 2009). Página visitada em 4 de Junho de 2009.
  19. Luara vence na Arménia e vai à Ucrânia representar o país, com a música Barcelona.
  20. Konstantopoulos, Fotis (27 de Novembro de 2009). EEN confirma participação na Ucrânia em 2009. Oikotimes. Página visitada em 4 de Dezembro de 2008.
  21. Schrijf je in voor Junior Eurosong 2009! (em Holandês). één (27 de Setembro de 2008). Página visitada em 29 de Dezembro de 2008.
  22. Baghdasarian, Mcrtici (27 de Novembro de 2008). Bélgica vai participar no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009!. ESCTime.com. Página visitada em 5 de Dezembro de 2008.
  23. Laura Omloop ganha passaporte para Kiev, pela Bélgica.
  24. A Bielorrússia apresentou as regulações para participar no Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009. ESCKaz (24 de Janeiro de 2009). Página visitada em 24 de Janeiro de 2009.
  25. Bielorrússia já tem representante.
  26. Os 10 finalistas bielorrussos.
  27. Bielorrússia marca para 10 de Setembro a sua escolha.
  28. A estação televisa CyBC lançou a pre-selecção para o Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009. ESCKaz (2009-05-26). Página visitada em 2009-05-26.
  29. Rafaella Costa com bilhete garantido em Kiev.
  30. Televisão pública da Geórgia começou os preparativos para a eleição do seu representante para Kiev. ESCKaz (2009-03-31). Página visitada em 31 de Março de 2009.
  31. Princesses para representar a Geórgia em Kiev.
  32. Georgia looking stars to follow Bzikebi. European Broadcasting Union (2009-07-27). Página visitada em 2009-07-27.
  33. GPB announces the 10 Junior finalists. Oikotimes (2009-07-25). Página visitada em 2009-07-25.
  34. Malta com "Sarilhos Duplos" para 2009.
  35. Macedónia escolheu, Sara Markovska para Kiev.
  36. MKRTV preparada para final nacional.
  37. Junior Songfestival 2009 (em Holandês). AVRO (13 de Janeiro de 2009). Página visitada em 13 de Janeiro de 2009.
  38. Ralf para Kiev pela Holanda.
  39. Roménia escolheu Ioana Bianca Anuţa para a Eurovisão.
  40. Katya Ryabova de 11 anos, vinda de Yubileyniy, é a representante russa. ESCKaz (31 de Maio de 2009). Página visitada em 31 de Maio de 2009.
  41. A televisão nacional da Sérvia RTS anuciou o periodo de lançamento da preselecção para o Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009. ESCKaz (2009-06-05). Página visitada em 2009-06-05.
  42. Sérvia já escolheu para Kiev.
  43. RTS announces JESC 2009 finalists. Oikotimes (2009-07-24). Página visitada em 2009-07-24.
  44. Списак учесника за национално такмичење "Дечја песма Евровизије 2009" (em Serbian). RTS. Página visitada em 2009-07-24.
  45. Suécia volta ao festival após um ano de ausência e com uma final nacional em Setembro.
  46. Mimmi Sandén para representar a Suécia no seu regresso à Eurovisão Júnior.
  47. Regler för Junior Eurovision Song Contest 2009 (em Swedish). TV4 (2009-07-03). Página visitada em 2009-07-03.
  48. Suécia revela representante no sábado 26 de Setembro.
  49. Andranik Aleksanyan para a Eurovisão Júnior pela Ucrânia.
  50. Distribuição dos países em potes para o sorteio das actuações.
  51. Ordem de actuação definitiva.
  52. Reunião da EBU para sorteia da ordem de actuação.
  53. Primeiros planos para a Eurovision Week apresentados.
  54. 1º dia dedicado à gravação dos postcards.
  55. Primeiros ensaios para a final.
  56. Terceiro dia de ensaios.
  57. Quarto dia de trabalhos em Kiev.
  58. Festa de boas vindas marcada para 16 de Novembro.
  59. Visionamento da cerimónia de abertura em directo através do canal especial criado pela televisão ucraniana Live JESC 2009
  60. Visionamento das celebrações do Euroclub em directo, via internet]
  61. Viagem por Kiev para os que não ensaiam no 3º dia.
  62. NTU apresenta o acto de abertura, e afirma estar em negociações para o intervalo.
  63. Sorteio da ordem de actuação para a final.
  64. Tabela oficial das votações do Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009.
  65. Suécia não transmmitirá o evento em directo.
  66. Austrália mais uma vez dentro da Eurovisão.
  67. Azerbaijão terá cobertura televisiva do evento em 2009.
  68. Bósnia e Herzegovina irá poder ver o festival em directo.
  69. Chipre transmite festival via satélite para todo o mundo.
  70. Rússia transmite festival via satélite para todo o mundo.
  71. Comentadores do Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009.
  72. Porta-vozes do Festival Eurovisão da Canção Júnior 2009.
  73. CD do FECJ 2009 há venda!.
  74. CD da Eurovisão 2009 lançado a 13 de Novembro.
  75. Gripe leva Ucrânia a ordenar fechamento de escolas por três semanas.
  76. Gripe A H1N1: Medidas drásticas na Ucrânia depois dos primeiros casos mortais.
  77. Eurovisão Júnior em risco por causa da Gripe A/H1N1?.
  78. Gripe A assola Eurovisão Júnior 2009.
  79. Autoridades ucrânianas já pensam em tomar medidas drásticas devido à gripe.
  80. Runião com Gabinete de Ministros para decidir como proceder com a Eurovisão Júnior.
  81. Depois da reunião, apenas os preparativos têm luz verde para avançar.
  82. Festival segue em frente, mesmo com epidemia pelo caminho.
  83. Presença da audiência no Sports Palace decidida a 17 de Novembro.
  84. Cerimónia acompanhada em directo em junioreurovision.tv
  85. Daqui a 20 anos eles poderão voltar, e ver lá a sua árvore", escreve a eurovision.tv.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notícias (oficial)[editar | editar código-fonte]

Festival 2009[editar | editar código-fonte]