Festival de Águas Claras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

O Festival de Águas Claras foi um evento musical que que contou com importantes músicos brasileiros e teve quatro edições, em 1975, 1981, 1983 e 1984. O festival foi feito na Fazenda Santa Virgínia, na cidade de Iacanga, interior de São Paulo.

O organizador Leivinha chamou anos depois, de "uma grande quermesse brasileira", comentário absolutamente válido contando que participaram músicos de rock 'n' roll como Raul Seixas e Apokalypsis e MPB, como João Gilberto, Egberto Gismonti, entre muitos outros. O Festival de Águas Claras é o grande sinalizador do fim da época do movimento hippie, a era Flower Power. Uma grande reunião de pessoas celebrando a Paz e o Amor, vivenciando momentos de harmonia plena ao som dos mais expressivos nomes musicais da época e de mesma tendência.

Despretensioso. Em tempos de ditadura, tabus e preconceitos, sua realização épica resume a mentalidade lúcida, de uma geração que fez uso de uma receita ideal para contestar e mudar os caminhos indesejáveis de uma época. Foi o maior na América Latina, em números e importância.

A partir de 2011, Sétima Lua começa a organizar anualmente o que tem sido chamado de "Encontros de Águas Claras". São reuniões que acontecem em Iacanga, as pessoas que participam são jovens e adultos alternativos alem de muitos que participaram de uma ou mais edição do Festival de Águas Claras. Sétima Lua é paulistana de nascença onde era hippie e artesã, conheceu Iacanga na edição de 83 e permaneceu lá para prestigiar a pródiga história do evento e manter sua lembrança. Hoje é voluntária social e escolar. Criou na internet as páginas de registros fotográficos e informativos acerca da história do Festival de Águas Claras. Destes 'encontros' vem surgindo um modelo atual, regado a luaus, reflexões musicais, troca de idéias e impressões culturais em geral alem, das firmações conceituais relacionadas à postura e comportamento.

Participantes da edição de 1975[editar | editar código-fonte]

Participantes da edição de 1981 / 4,5 e 6 de setembro[editar | editar código-fonte]

Participantes da edição de 1983 / 2, 3, 4 e 5 de junho[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.