GeForce 3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde setembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
NVIDIA GeForce 3
Geforce3gpu.jpg

nVidia GeForce3 Ti 200
Codinome NV20
Lançado em Março de 2001
GPU básica nVidia GeForce 3
GPU Intermediária GeForce 3 Ti 200
GPU Topo-de-linha GeForce 3, Ti 500
Versão DirectX D3D 8.0, Pixel Shader 1.1, Vertex Shader 1.1
Concorrência Radeon R600

Lançada em março de 2001, a GeForce 3 (NV20) trouxe como novidades a compatibilidade com a API Direct3D 8.0, a nova especificação gráfica da Microsoft, e os pixel shaders. Apesar do bom desempenho e dos novos recursos (que, como no caso da GeForce 256, demoraram a ser aproveitados nos jogos), o chipset não chegou a se tornar popular por não ter uma versão de baixo custo e pelo desempenho não ser superior ao da GeForce 2 em alguns jogos (devido à maior frequência de processamento da GeForce 2).

Duas outras versões da GeForce 3 foram lançadas mais tarde, junto com a GeForce 2 Ti, a Ti 200 com velocidades reduzidas e a Ti 500 mais rápida que a original.

A tecnologia desenvolvida na geração GeForce 3 seria mais tarde utilizada no console de videogame Xbox da Microsoft.

Desempenho[editar | editar código-fonte]

Em termos de desempenho, a GeForce 3 original e a Ti200 às vezes perdem para a GeForce 2 Ultra. Isso ocorre porque a GPU da GeForce 3 tem o pixel e o throughput texel por clock similar ao do chip mais velho e a cada modelo o clock é menor, o que significa menor Fillrate. Embora os mecanismos de eficiência novos da GeForce 3 permitem melhorar o desempenho por clock, a GeForce 2 Ultra possui o núcleo do clock 25% mais rápido do que os 200MHz da GeForce 3 e 43% mais rápido do que os 175 MHz da GeForce 3 Ti200. Também tem a largura do barramento de memória considerável à sua disposição, apenas acompanhado pela GeForce 3 Ti500. No entanto, a GeForce 3 original supera a GeForce 2 Ultra, quando anti-aliasing está ativado por causa da nova largura do barramento de memória. Além disso, a GeForce 2 inteiramente não tem capacidade para executar programas de sombreamento DirectX 8, ou seja, a GeForce 3 pode render efeitos que a GeForce 2 não pode.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre hardware é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.