Glitch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Glitch ou Bug é o termo usado para indicar uma falha num sistema. O termo é relativo a área de computação, sistemas de informação, eletrônica e muito comum entre adeptos de videogames, embora seja aplicável também na área de cibernética, o que implica a inclusão dos sistemas naturais também.

A origem do termo é alemã, a partir da palavra glitschig, que significa "escorregadio".

Sua ocorrência leva o programa, sistema ou equipamento a apresentar disfunções de rotina de programação de curta duração. Pode ser encarado como um eufemismo de bug (Falhas em um sistema)s e já passou a ser utilizado como uma ferramenta artística através de uma estética contemporânea específica (Glitch Art).

É também o nome que descreve um género musical cuja principal caraterística é a utilização de falhas dos instrumentos eletrônicos ou o mau funcionamento dos mesmos como elementos estruturantes das músicas.

Quando se trata de video games, o termo Glitch é usado quando há alguma falha no jogo que beneficie o jogador, dando a ele dinheiro, carros, armas ou até um que faça o jogador "pular" de fase, entre outras coisas de formas que não deveriam ser possíveis, são muito comuns em diversos tipos de jogos, principalmente grandes jogos e de mundo aberto como GTA, Skyrim, Assassin's Creed, Watch Dogs, entre outros.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.