Henrique de Barros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Henrique de Barros
Henrique de Barros
Ministro(a) de Flag of Portugal.svg Portugal
Mandato I Governo Constitucional
  • Ministro de Estado
Vida
Nascimento 7 de Outubro de 1904
Coimbra
Morte 20 de Agosto de 2000 (95 anos)
Dados pessoais
Partido Partido Socialista (1973? - 1985?), Partido Renovador Democrático (1985- ?)
Profissão professor e político

Henrique Teixeira de Queirós de Barros GCCGCL (Coimbra, 7 de Outubro de 1904 - 20 de Agosto de 2000) foi um professor e político português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Henrique de Barros era filho do escritor e pedagogo João de Barros, neto paterno do 1.º Visconde da Marinha Grande e irmão de Teresa Teixeira de Queirós de Barros Caetano, mulher de Marcelo Caetano (1906-1980).

Engenheiro agrónomo, ensinou longamente no Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Como Ministro de Estado do I Governo Constitucional, após o 25 de Abril de 1974, contribuiu indiscutivelmente para a defesa do pluralismo e da liberdade.

No final da década de 1930, o Prof. Henrique de Barros esteve envolvido no projecto técnico da Colónia Agrícola de Santo Isidro de Pegões (1937/38), juntamente com os engenheiros Mário Pereira e José Caldas, Presidente da Junta de Colonização Interna.

Das suas acções mais relevantes, destacam-se a criação do Instituto António Sérgio do Sector Cooperativo e a reestruturação da Comissão da Condição Feminina. Na ausência do Primeiro Ministro competia-lhe presidir ao Conselho de Ministros, além de despachar expediente com outras secretarias de estado.

Além de Ministro de Estado, o Prof. Henrique de Barros salientou-se ainda como Membro do Conselho de Estado (Junho 1974-Março 1975), Presidente do Conselho Nacional do Plano e Presidente eleito da Assembleia Constituinte (1975-1976).

A 31 de Agosto de 1978 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo e a 30 de Junho de 1980 com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.[1]

Funções governamentais exercidas[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.