Hurling

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde junho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Bastão e bola de Hurling
Jogadores de Hurling.

Hurling é um jogo nacional irlandês de origem celta, semelhante ao hóquei. Duas equipas, compostas por 15 elementos cada uma, tentam introduzir com a ajuda de uns bastões, uma bola (do tamanho do tênis) na baliza contrária. As dimensões do campos são: 120-146 m de comprimento por 75-91 de largura. A baliza tem forma de H, como a de rugby, mas na sua parte inferior, está equipada com uma rede. As medidas da baliza são: 6,40 X 2,44 m; altura dos postes, 4,88 m. O jogo é contabilizado através de gols e pontos. O gol consegue-se quando a bola ultrapassa a linha sob a trave da baliza, valendo então três pontos. Se passa pela parte superior, entre os postes, vale um ponto.

Regras[editar | editar código-fonte]

O Campo Hurling é jogado em um campo 137-145 m de comprimento e 80 - 90 m de largura. As metas em cada extremidade do campo são formados por dois lugares, que são geralmente 6 m de altura, 6,4 m de distância definida, e conectado 2,44 m acima do solo por um travessão.

Uma rede que se estende em volta do objetivo está ligado à trave e postos de menor objetivo. O mesmo passo é usado para o futebol Gaelic; o GAA, que organiza os esportes, decidiu este para facilitar o uso dual. As linhas são marcadas em 13 metros, 20 metros e 65 metros e 45 metros de futebol gaelic de cada fim-line.Passos curtos e objetivos menores são usados por menos de 13s e mais jovens.

Arbitragem[editar | editar código-fonte]

Uma partida de hurling é supervisionada por oito juízes

   -O árbitro
   -Dois bandeirinhas
   -Dois árbitros de linha
   -Quatro árbitros (dois em cada extremidade) 

O árbitro é responsável por iniciar e parar o jogo, gravando a pontuação, liberando concessão e emissão de cartões de pena para os jogadores após a infrações.

Bandeirinhas são responsáveis por indicar a trajetoria da bola para o árbitro e também para auxiliar o árbitro durante a partida. O quarto árbitro é responsável por supervisionar as substituições, e também indicando o tempo de paralisação (assinalada a ele pelo árbitro) e os jogadores substituídos usando uma placa eletrônica. T Os árbitros são responsáveis por julgar o placar. Eles indicam para o árbitro se um tiro foi: larga (spread ambos os braços), um disco de 65 m (levantar um braço), um ponto (onda bandeira branca), ou um objetivo (onda verde bandeira).

Contrariamente à crença popular no seio da associação, todos os funcionários não são obrigados a indicar "contravenções" ao árbitro, mas na verdade são permitidos somente para informar o árbitro da conduta violenta que testemunharam o que ocorreu sem o conhecimento árbitros. A bandeirinha / árbitro não é permitido informar o árbitro de faltas técnicas, tais como um tempo "Terceiro na mão", onde um jogador pega a bola para uma terceira vez consecutiva, após um solando ou ilegal pegar a bola. Essas decisões só podem ser feitas a critério do árbitro.

As Equipes[editar | editar código-fonte]

Assim como no rugby sao formadas por 15 jogadores.O plantel no geral e composto entre 24 a 30 jogadores por equipe. Quanto as substituiçoes sao permitidas 5 no jogo.

Tempo[editar | editar código-fonte]

Senior inter-county partidas últimos 70 minutos (35 minutos por semestre). Todos os outros jogos últimos 60 minutos (30 minutos por semestre). Para os grupos de idade de sub-13 ou inferior, jogos pode ser reduzido para 50 minutos. A marcação do tempo fica ao critério do árbitro, que acrescenta a tempo no lugar de paradas no final de cada semestre. Se um jogo termina eliminatórias em um empate, uma repetição é jogado. Se uma repetição termina em empate, 20 minutos de tempo extra é jogado (10 minutos por semestre). Se The Game ainda é amarrado, outro replay é jogado. Em competições de clubes, replays não são cada vez mais utilizada devido à fixação atrasos causados. Em vez disso, o tempo extra é jogado após um empate, e se o jogo ainda é nível depois que ele irá para um replay.

Placar[editar | editar código-fonte]

A pontuação é obtida através do envio de sliotar (bola) entre os postos da oposição meta. Os postes, que estão em cada extremidade do campo, são "H" em lugares como o futebol de rugby, mas com um líquido sob a trave como no futebol. Os lugares são 6,4 m de distância e da trave é 2,44 metros acima do solo.

Se a bola vai por cima do travessão, um ponto é marcado e uma bandeira branca é levantada por um árbitro. Se a bola cair abaixo da barra, um objetivo, vale três pontos, é gol, e uma bandeira verde é gerado por um árbitro.O objetivo é vigiado por um guarda-redes. As pontuações são gravadas no formato (total meta) - () total de pontos. Por exemplo, o 1997 All-Ireland final acabado: Clare 0-20 Tipperary 2-13. Assim Clare ganhou por "vinte e dois pontos para treze" (20 a 19). 2-0 seria referido como "dois gols", nunca "dois zero". 0

Capacete[editar | editar código-fonte]

De 1 de janeiro 2010 a utilização de capacetes com faceguards será obrigatória para hurlers em todos os níveis. Este será ver os jogadores seniores seguir os regulamentos já introduzidas em 2009, menor e com menos de 21 graus. . A esperança GAA para reduzir significativamente o número de lesões, introduzindo o uso obrigatório de capacetes com faceguards completa, tanto em treinos e jogos. Hurlers de todas as idades,valido inclusive ara os jogadores os que estão nas categorias de base. quando Hurley segurando uma na mão, deve usar um capacete e Faceguard em todos os momentos. Árbitros serão obrigados a parar o jogo se qualquer jogador em qualquer nível aparece no campo de jogo sem o indispensável nível de equipamento.

Ver também[editar | editar código-fonte]