Gateball

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jogador de gateball em ação.

Gateball (ゲートボール, Gētobōru?)é um esporte coletivo de taco, similar ao croquet.

História[editar | editar código-fonte]

O gateball foi criado em 1947 no Japão por Eiji Suzuki. Ele tinha esse jogo originalmente concebido para crianças acima de tudo, os idosos estão entusiasmados com Gateball,[1] , porque esse esporte pode ser praticado mesmo em idade avançada, enquanto que a aptidão física é melhor se desenvolveu[2] , contudo, fácil de aprender e não muito exigente fisicamente, ele está lentamente se tornando um esporte de gerações.

Quadra de gateball duas bolas e um arco

Em 1984, a Japan Gateball Union foi estabelecida[3] . No ano seguinte, Japão, Coréia do Sul, Brasil, Taiwan, e os Estados Unidos formaram a World Gateball Union (WGU) [3] . Existem atualmente 15 afiliados membros do WGU: Austrália, Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, China, Cingapura, Coréia do Sul, EUA, Indonésia, Japão, Paraguai, Peru, Taiwan e Uruguai.

Em 1987 foi criada a South American Gateball Union inicialmente com Argentina, Bolivia, Brasil, Paraguai, e Peru[3] .

Em 1991 foi criada a Asia Gateball Union com Japão, China, Coréia do Sul, e Taiwan[3] .

Gateball é bem aceito, não só para os idosos, mas também é adequado para pessoas com deficiência. Por exemplo, a Gateball Association of Chinese Taipei, em Taiwan, em 2004, existiam cerca de 200.000 jogadores de gateball, hoje, com uma idade média de 60 anos. Existem 5.000 equipes e cerca de 8.000 árbitros. Em adição, existiam 2004, em Taipei, cerca de 60 equipes de pessoas com deficiência, que jogaram como o Gateball cadeira de rodas[4] .

Em todo mundo o gateball hoje é jogado em todo o mundo por mais de 8 milhões de habitantes, dos quais 6 milhões só no Japão[5] .

Regras[editar | editar código-fonte]

O gateball é jogado em uma quadra retangular de 20 a 25m de comprimento e 15 a 20 metros de largura[6] . Cada quadra tem três gates e um goal pole. É jogado por dois times, vermelho e branco, de cinco jogadores. Os jogadores tem bolas numeradas correspondentes com suas ordem de jogo. A bolas são vermelhas ímpares e as brancas são pares. Os times marcam um ponto por bola rebatida com o stick (Taco) que atravesse um gate (arco) e dois pontos por atingir o goal pole (pino central). Um jogo de gateball tem duração de 30 minutos[7] .

Vocabulário[editar | editar código-fonte]

Agari - conclusão da participação de uma bola na partida[8]
Dasha - batedor[8]
Fukushin – árbitro auxiliar[8]
Hansoku – falta, infração[8]
Jikyû – bola própria[8]
Kantoku - técnico[8]
Kiroku Hyô – folha de registro[8]
Kirokuin - anotador[8]
Shushin – árbitro principal[8]
Shushô - capitão[8]
Taiki area – área de espera[8]
Takyû – bola de outros jogadores[8]
Tsûka – passagem da bola pelo gate[8]

Referências

  1. UCGB - União dos Clubes de Gateball do Brasil Obtido em 22 de agosto, 2009 (em português)
  2. Miyaguchi Kazuyoshi, Demura Shinichi e Miyaguchi Hisayoshi: The Character of Physical Fitness in Aged Gateball Players. In: Japanese Journal of Physical Fitness and Sports Medicine 39, 1990, ISSN 0039-906X, S. 262–269. (englisch)
  3. a b c d History of WGU Obtido em 22 de agosto, 2009 (em inglês)
  4. "Gateball popular in Chinese Taipei", Bericht von Amardeep Bhattal, The Tribune, Chandigarh, Indien, 30 de junho, 2004 (en)
  5. Süddeutsche Zeitung: Gateball erobert die Seniorenwelt Obtido em 26 de Outubro 2007.
  6. WGU Game of GTBL Obtido em 22 de agosto, 2009 (em português)
  7. Gateball UK Obtido em 22 de agosto, 2009 (em inglês)
  8. a b c d e f g h i j k l m Cultura Tradicional Japonesa .::. Zashi - NippoBrasil Obtido em 25 de outubro de 2009 (em português)

Ligações externos[editar | editar código-fonte]