Il Divo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Il Divo
IL Divo inHK.JPG
Da esquerda para a direita, Sébastien Izambard, Carlos Marín, David Miller and Urs Bühler.
Informação geral
País  Estados Unidos
 Espanha
 França
Suíça
Gênero(s) Pop operático
Período em atividade 2004 - presente
Gravadora(s) Sony BMG
Syco Music
Columbia Records
Página oficial Site Oficial
Integrantes Urs Bühler
Sébastien Izambard
David Miller
Carlos Marín

Il Divo é o nome do quarteto musical multinacional de pop operático criado pelo empresário de música, executivo e estrela de TV, Simon Cowell. Formados no Reino Unido, também são contratados da gravadora de Cowell, Syco Music.[1] Tem como integrantes o suíço Urs Bühler (tenor dramático), o norte-americano David Miller (tenor lírico), o francês Sébastien Izambard (voz popular) e o espanhol Carlos Marín (barítono lírico). Até o momento, eles já venderam mais de 26 milhões de álbuns em todo o mundo.[2]

História da banda[editar | editar código-fonte]

Concerto em Toquio, Janeiro de 2007

Idealizado pelo britânico Simon Cowell, o quarteto de pop-ópera Il Divo, se formou no ano de 2004, por integrantes com consolidadas carreiras solo. David havia atuado em mais de 40 óperas e estava trabalhando na ópera La Bohème de Puccini na Brodway. Carlos cantava em musicais e óperas. Urs cantava na Ópera dos Países Baixos há 7 anos e Sébastien era um cantor popular na França.

Em relação à ideia de se criar o grupo não está totalmente claro, existem duas versões: a primeira contada pelo barítono do grupo Carlos Marin em uma entrevista em 2005 com a revista Elle canadense, em que especificou que a ideia surgiu depois que Simon Cowell viu uma apresentação de "Os Três Tenores" na televisão. A outra versão contada pelo próprio Cowell no mesmo ano, durante o programa norte-americano Today para a apresentadora Katie Couric, que contou que a idéia surgiu após assistir a um episódio de "The Sopranos" onde a esposa de Tony Soprano, Carmela, estava ouvindo Con te partirò de Andrea Bocelli.

Consciente desta nova visão para vozes líricas e música clássica, ele decidiu formar um quarteto multinacional (com membros oriundos da Espanha, Suíça, França e Estados Unidos, sendo o nome em italiano) que tentava recriar o estilo de Os Três Tenores.

Simon Cowell conduziu uma busca mundial por jovens cantores que estivessem dispostos a embarcar no projeto do Il Divo, que durou dois anos, de 2001 até dezembro de 2003. A formação bem estabelecida do Il Divo compreende em um renomado barítono espanhol Carlos Marín, dois tenores de formação clássica, o suíço Urs Bühler e o norte-americano David Miller, e um cantor pop francês, Sébastien Izambard.

O Il Divo canta em inglês, italiano, espanhol, francês e latim. Possuidores de uma qualidade vocal impressionante, entrosamento e emoção, o quarteto conquistou multidões de fãs por onde passaram e atualmente consolida-se como um grande sucesso da música internacional.

O primeiro CD foi um verdadeiro sucesso, vendendo mais de 5 milhões de cópias em menos de 1 ano, ultrapassando a marca de cantores mais conhecidos.

Conhecidos por cantar novas versões de clássicos da música internacional, o grupo já gravou quatro CDs. No Brasil, a música Regresa a Mi (uma versão em espanhol de Unbreak My Heart, conhecida na voz de Toni Braxton) tornou o grupo bastante conhecido por ter sido incluída na trilha sonora da novela América, da Rede Globo.

O quarteto também já cantou em conjunto com outros artistas, como aconteceu com Celine Dion na canção I Believe in You. Com Toni Braxton em Times of Our Lives, tema da Copa do Mundo de Futebol de 2006 e também foram convidados para participar de 20 concertos da tournée de Barbra Streisand.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Il Divo (2004)[editar | editar código-fonte]

As gravações começaram no primeiro semestre de 2004 na Suécia, com os produtores Quiz & Larossi, Per Magnusson & David Kreuger e no Reino Unido com o produtor Steve Mac. Este álbum auto-intitulado continha a versão espanhola do hit de Toni Braxton "Unbreak My Heart" (Regresa a Mi) ; seu segundo single e primeira música original "Mama", "My Way" de Frank Sinatra (A mi manera), "Nella Fantasia", e o vencedor do Festival de San Remo de 1994, "Passera".

Este CD multiplatina se tornou número um nas paradas em um total de 13 países ao redor do mundo, e conseguiu colocação top cinco em 25 países.

Ancora (2005)[editar | editar código-fonte]

Este foi gravado na Suécia e em Londres com produtores Per Magnusson, David Kreuger e Steve Mac, que também foram os produtores de seu primeiro álbum. Lançado em 7 de novembro de 2005 no Reino Unido, atingiu o número um, tanto no Reino Unido e Austrália dentro de uma semana. Ancora foi lançado nos EUA em 24 de janeiro de 2006. E entrou na parada Billboard de álbuns no número 1, vendendo mais de 150.000 cópias durante sua primeira semana de vendas.

Entre os destaques estão "Isabel", "I Believe in You (Je crois en toi)", um dueto com Céline Dion, uma versão em espanhol do Secret Garden "You Raise Me Up" (Por ti seré), e uma versão espanhola de Eric Carmen, "All by Myself". Duas das faixas do lançamento não-americanos deste CD, "O Holy Night" e uma versão da "Ave Maria" de Schubert , também aparecem em 2005 em The Christmas Collection.

The Christmas Collection (2005)[editar | editar código-fonte]

Gravado em 2005, o álbum é uma coleção de músicas de Natal ou de inspiração natalina.

Voices (2006)[editar | editar código-fonte]

Este álbum foi realizado para a celebração do Campeonato do Mundo de Futebol de 2006 na Alemanha.

Siempre (2006)[editar | editar código-fonte]

Lançado em 21 de novembro de 2006 nos Estados Unidos e uma semana depois no resto do mundo.

The Promise (2008)[editar | editar código-fonte]

O álbum foi lançado mundialmente em 10 de novembro de 2008, exceto nos EUA e Canadá, onde foi lançado em 18 de novembro de 2008, na Irlanda, onde foi lançado em 7 de novembro de 2008, e no Japão, em 26 de novembro de 2008.[3] O álbum alcançou o nº 1 no Reino Unido em 16 de novembro de 2008. Este álbum foi produzido por Steve Mac. De acordo com os créditos nos DVDs, a gaita de foles em "Amazing Grace", tanto nesse álbum e na atuação no DVD do Coliseu, são interpretados por Robert White .[4]

Wicked Game (2011)[editar | editar código-fonte]

Lançado em 28 de novembro de 2011 os Il Divo estrearam a primeira canção do álbum, "Dove L'Amore", numa actuação ao vivo no Brit Awards clássicos a 12 maio de 2011. No mesmo evento os Il Divo receberam o prémio de "Artista da Década". Os Il Divo estiveram já numa digressão europeia para apresentação do novo álbum num espectáculo onde não faltaram também musicas dos álbuns anteriores.

DVD[editar | editar código-fonte]

Regresa a Mi (2004)[editar | editar código-fonte]

Mama (2005)[editar | editar código-fonte]

Contém o clip da música "Mama" e fotos do making off do mesmo e mais galeria de fotos em New York.

Encore (2005)[editar | editar código-fonte]

Este DVD é composto por um concerto ao ar livre no Teatro Clássico em Mérida (Espanha), gravado em 24 de Janeiro de 2005.
Inclui as faixas:

Concerto
  1. Si Tu Me Amas
  2. Isabel
  3. O Holy Night
  4. Heroe
  5. All By Myself (Solo Otra Vez)
Extras
  1. Il Divo (documentário com a participação de Simon Cowell)
  2. Regresa A Mi (Unbreak My Heart) (vídeoclip)
  3. Mama (vídeoclip)

Live at the Greek (2006)[editar | editar código-fonte]

Este DVD é composto por um concerto ao vivo no Teatro Grego em Los Angeles, nos Estados Unidos, gravado em 27 de Junho de 2006. Inclui as faixas:

  1. Regresa A Mi
  2. All By Myself (Solo Otra Vez)
  3. Passerà
  4. Isabel
  5. Nella Fantasia
  6. Rejoice
  7. Pour Que Tu M'aimes Encore
  8. I Believe In You (Je Crois En Toi)
  9. Unchained Melody (Senza Catene)
  10. Every Time I Look At You
  11. Si Tú Me Amas
  12. Feelings
  13. Mama
  14. Somewhere
  15. Heroe
  16. My Way (A Mi Manera)

At the Coliseum (2008)[editar | editar código-fonte]

Este DVD é composto por um concerto ao vivo no Anfiteatro de Pula, na Croácia, gravado em 13 de Setembro de 2008. Inclui as faixas:

  1. Amazing Grace
  2. The Power of Love (La fuerza mayor)
  3. Hallelujah (Aleluya)
  4. The Winner Takes it All (Va todo al Ganador)
  5. Adagio
  6. The Promise - Il Divo in Conversation

An Evening With Il Divo - Live In Barcelona (2009)[editar | editar código-fonte]

Este DVD é composto por um concerto ao vivo no Palau Sant Jordi Barcelona, gravado em 3 de Abril de 2009, onde 20.000 pessoas estiveram presentes, a maior capacidade de público em uma performance do Il Divo; o DVD contém duas canções nunca antes gravadas pela banda, "Bridge Over Trouble Water" e "The Impossible Dream".

  1. Somewhere
  2. Unbreak My Heart (Regresa A Mi)
  3. La Promessa
  4. Angelina
  5. Isabel
  6. Bridge Over Troubled Water
  7. She
  8. Passera
  9. Unchained Melody (Senza Catene)
  10. Mama
  11. Nights In White Satin (Notte Di Luce)
  12. The Winner Takes It All (Va Toda Al Ganador)
  13. Without You (Desde El Dia Que Te Fuiste)
  14. Pour Que Tu M'Aimes Encore
  15. Everytime I Look At you
  16. Hallelujah (Aleluya)
  17. Adagio
  18. La Vida Sin Amor
  19. Caruso
  20. The Power Of Love (La Fuerza Mayor)
  21. My Way (A My Manera)
  22. Amazing Grace
  23. The Impossible Dream
Extras
  1. On Tour (gravações por trás das cenas e uma entrevista 'making of da turnê' com Il Divo.)

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

  • Unbreak My Heart (Regresa a mi), filmado na Eslovénia, 2004 (dirigido por Sharon Maguire)
  • Mama, filmado em Itália, 2005.
  • Time of our Lives, com Toni Braxton para a Copa do Mundo da FIFA, 2006 (dirigido por Nigel Dick).

Canções que ganharam novas versões com Il Divo[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Rossi, Allegra. Romancing The World. Orion (2005)
  • Il Divo.Il Divo: Our Music, Our Journey, Our Words. Headline Book Publishing (2007)

Referências

  1. http://www.people.com/people/article/0,,20235354,00.html
  2. http://eternitamultimedia.forumotion.com/t2482-il-divo-planning-new-dvd
  3. Jonathan Cohen. (5 August 2008). The album reached the No.1 spot in the UK on November 16. New Il Divo Album Set For November. Billboard.com. Accessed 5 August 2008.
  4. Il Divo - The Promise (CD, Album). Página visitada em 2009-11-15.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Il Divo
  • Blog Il Divo Brasil Blog de informações em português sobre o grupo Il Divo. Contém mapa da Turnê mundial, com locais e datas das apresentações.
  • Blog Liberté Notícias oficiais em português atualizadas, matérias especiais e Campanha de Divulgação de Il Divo no Brasil
  • Il Divo Página oficial
  • Il Divo Página no Brasil
  • Il Divo Página na Espanha
  • Il Divo Kingdom (em russo)