Influenzavírus A

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Influenzavirus A)
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaOrthomyxoviridae
Microfotografia de Influenzavirus A

Microfotografia de Influenzavirus A
Classificação científica
Grupo: Grupo V ((-)ssRNA)
Família: Orthomyxoviridae
Géneros
Influenzavirus A
Influenzavirus B
Influenzavirus C
Isavirus
Thogotovirus

Influenzavirus A é um género da família de vírus Orthomyxoviridae. Influenzavirus A inclui uma única espécie: Influenza A virus que causa influenza em aves e alguns mamíferos. Foram isoladas estirpes de todos os subtipos de Influenzavirus A em aves selvagens, embora a doença raramente se manifeste. Alguns isolados de Influenza A causam doença severa em aves domésticas e, raramente, em humanos.[1] Ocasionalmente os vírus são transmitidos de aves aquáticas selvagens a aves domesticadas, podendo ocorrer um surto ou originar-se pandemias de gripe humana.[2] [3]

Variantes e subtipos[editar | editar código-fonte]

As variantes são identificadas e designadas de acordo com o isolado a que se assemelham e com o qual se presume partilharem linhagem (por exemplo, tipo fujiano); de acordo com o seu hospedeiro típico (por exemplo vírus da gripe humana); de acordo com o seu subtipo (por exemplo H5N1); e de acordo com a sua letalidade (por exemplo LP). Portanto, uma gripe causada por um vírus semelhante ao isolado A/Fujiano/411/2002(H3N2) é designada gripe fujiana, gripe humana, e gripe H3N2.

As variantes são por vezes designadas segundo o hospedeiro para o qual a estirpe é endémica ou à qual está adpatada. As principais variantes seguindo esta convenção são:

Os subtipos de Influenzavirus A são designados usando um número H (de hemaglutinina) e um número N (de neuraminidase). Cada subtipo sofre mutações que produzem uma variedade de estirpes com diferentes perfis patogénicos; alguns são patogénicos para apenas uma espécie, alguns patogénicos para várias espécies. A maioria das estirpes conhecidas são estirpes extintas. Por exemplo, o subtipo de gripe anual H3N2 deixou de incluir a estirpe que provocou a gripe de Hong Kong.

Os Influenzavirus A são vírus ARN, segmentados, de cadeia simples e sentido negativo. "Existem 17 antigénios HA diferentes (H1 a H17) e nove antigénios NA (N1 a N9) para influenza A. Até há pouco tempo, eram reconhecidos 15 tipos, mas foi isolado um novo tipo (H16) em guinchos-comuns capturados na Suécia e Países Baixos em 1999 e publicado na literatura em 2005."[4]

Alguns subtipos de Influenzavirus A:

Referências

  1. Avian influenza (" bird flu") - Fact sheet WHO.
  2. Klenk et al. Animal Viruses: Molecular Biology. [S.l.]: Caister Academic Press, 2008. ISBN 978-1-904455-22-6.
  3. Kawaoka Y (editor).. Influenza Virology: Current Topics. [S.l.]: Caister Academic Press, 2006. ISBN 978-1-904455-06-6 .
  4. CIDRAP - Center for Infectious Disease Research And Policy Pandemic Influenza Overview