John Norton Loughborough

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John Norton Loughborough

John Norton Loughborough (1832 – April 7, 1924)

Evangelista e administrador pioneiro. Ouviu pela primeira vez a verdade presente pregada por John Nevins Andrews, em setembro de 1852, em Rochester, Nova Iorque, e foi imediatamente convencido do Sábado do sétimo dia. Por três anos antes disso ele havia pregado, como pregador leigo, as doutrinas dos Adventistas do Primeiro-dia, mas estava insatisfeito. Tomou posição pública em favor do sábado em outubro de 1852 e imediatamente começou a proclamar sua nova crença. Pregava e se sustentava trabalhando, mas em dezembro de 1852, dedicou-se ao ministério em tempo integral. Foi ordenado em 1854, e, por muitos anos conduziu o trabalho evangelístico na Pennsylvania, Nova Iorque e no Meio-Oeste. Foi o pioneiro na venda de literatura ASD em quantidade quando, em 1854 começou a vendê-la por 35 centavos de dólar o pacote em uma de suas reuniões campais em Michigan. Depois de um pequeno período de desânimo em 1856, por causa de problemas financeiros, voltou ao trabalho com grande zelo, embora por algum tempo ainda tenha trabalhado sob difíceis circunstâncias.

Como resultado de uma séria enfermidade causada por sobrecarga no trabalho (1865), tornou-se profundamente interessado na reforma de saúde, e escreveu um livro chamado Hand Book of Health; or a Brief Treatise on Physiology and Hygiene (Manual de Bolso Sobre Saúde; ou Um Breve Tratado Sobre Fisiologia e Higiene) em 1868.

Em 1868, com D. T. Bordeau, foi pioneiro da obra ASD na Califórnia, e em 1871, ajudou a estabelecer cinco igrejas no Condado de Sonoma, um deles em Santa Rosa, onde o primeiro prédio de igreja a Oeste das Rochosas foi erigido em 1869. Ele batizou três membros da Igreja em Nevada no ano de 1878. Nesse mesmo ano, foi enviado pela Associação Geral (AG) a fim de iniciar um trabalho ASD na Inglaterra, embora o campo tenha sido previamente preparado pelo trabalho de William Ings, um Colportor. Os cinco anos de Loughborough na Inglaterra resultaram no batismo de 37 pessoas e no estabelecimento de uma Igreja em Southampton. Depois de voltar para a América (1883), viajou como representante da AG na região do Pacífico Norte, visitando reuniões campais e fortalecendo os membros que tinham se confundido por causa de movimentos apóstatas.

Ele foi presidente da Associação de Michigan (1865-1868), tesoureiro da AG (1868-1869), e por seis anos (1890-1896), foi superintendente de muito distritos da AG. Foi também o primeiro presidente da Associação da Califórnia (1873-1878); e novamente de (1887-1890), e da Associação de Nevada (1878), da Associação Colúmbia Norte (1884-1885), e da Associação de Illinois (1891-1895).

Em 1892, publicou The Rise and Progress of Seventh-Day Adventists (Surgimento e progresso dos Adventistas do Sétimo Dia, revisado em 1905 como O Grande Movimento do Segundo Advento). Publicou vários outros livros, entre os quais The Church, Its Organization, Order and Discipline, (Igreja, Sua Organização Ordem e Disciplina (1907), que por muito anos serviu no lugar do manual da igreja, e escreveu muitos artigos para publicações denominacionais e editou o Pacific Health Journal por algum tempo.

Deu contribuições significativas ao desenvolvimento de várias doutrinas da denominação Adventista do Sétimo Dia.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.