Alessandra Samadello

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde setembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Alessandra Samadello
Informação geral
Nome completo Alessandra Samadello de Oliveira
Também conhecido(a) como Ale
Nascimento 20 de abril de 1971 (43 anos)
Origem Santo André
País  Brasil
Gênero(s) Música gospel
Instrumento(s) vocal
Período em atividade 1987 - atualmente
Gravadora(s) ABBO e Gravadora Novo Tempo
Página oficial www.alessandrasamadello.com.br

Alessandra Samadello (Santo André, 20 de abril de 1971) é uma cantora gospel brasileira.[1]

Pertencente à Igreja Adventista do Sétimo Dia, gravou dezoito CDs, além de dois DVDs infantis. Casada com o músico, produtor musical e também compositor Ariney Oliveira, estão juntos desde o primeiro álbum, intitulado Braços Abertos. Já alcançou cerca de 1 milhão de cópias vendidas.

Além de algumas apresentações em programas de televisão: "Domingo Legal", em 1996; "Hebe", em 2005; programas regionais das emissoras Globo, SBT, Bandeirantes e Record, Alessandra ganhou vários prêmios, dentre eles o Troféu Talento, onde ganhou como melhor DVD infantil em 2006.[2] A cantora é descendente de italianos[3] .

Carreira[editar | editar código-fonte]

Alessandra iniciou sua carreira cantando no grupo Prisma Brasil, no final da década de 1980, por ocasião de seu ingresso no colégio interno IASP (atual UNASP, em Hortolândia). Participou do grupo nos álbuns decorrentes de 1987 a 1990, incluindo participação em alguns solos, quando conhece então o produtor musical Ariney B. Oliveira.

Em 1991, o casal produz um musical chamado Braços Abertos, com um repertório de cerca de 25 músicas. O casal tem então a ideia de gravar o CD "Braços Abertos", selecionando para o CD dez músicas desse musical. O álbum segue influência do estilo da cantora norte-americana Sandi Patty, com vocal lírico e orquestração instrumental, bem com alguns arranjos contemporâneos, e é considerado, mesmo sendo o primeiro, como um dos melhores álbuns da cantora pelo elevado nível tanto em termos de arranjo e composições, como em termos vocais.

Alessandra e Ariney unem-se em matrimônio no final de 1992 e o casal decide ir para os Estados Unidos, onde Ariney vai a estudo por ter sido aceito no programa de mestrado em Regência Coral pela Universidade de Indiana. Um pouco mais tarde, Alessandra se matricula na mesma Universidade e começa a cursar Bacharelado em Canto Lírico, a fim de aperfeiçoar sua técnica e extensão vocal. É nessa "fase universitária" do casal que nasce o álbum Em Nome do Amor, lançado em 1994, seguindo o mesmo estilo do primeiro, com o diferencial de ser um trabalho mais maduro refinado por ocasião do aprendizado e estudo maiores por parte do casal. Concluídos os estudos do Ariney, o casal decide regressar para o Brasil e Alessandra não conclui seu bacharelado devido ao esgotamento de recursos por parte do casal.

A partir do terceiro álbum, "Sem Compromisso", Alessandra deixa um pouco de lado os arranjos de costume, arranjos esses que a haviam influenciado até então, e passa a optar por músicas mais românticas de estilo mais contemporâneo, fazendo uso também de composições mais ritmadas e com forte influência de música brasileira.

A maioria dos seus álbuns foram gravados nos Estados Unidos e conta com a produção do seu marido Ariney, que é também, via de regra, o autor da maioria das canções (letra e música). Somente a letra de algumas músicas são de autoria da própria Alessandra.

De seus álbuns lançados de 1995 até hoje, merecem destaque:

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de carreira[editar | editar código-fonte]

Ano Título
1992 Braços Abertos
1994 Em Nome do Amor
1995 Sem Compromisso
1996 O Amor é a Resposta
1997 5 Anos
1998 Meu Mundo Não É Aqui
1999 Uma Voz, Um Piano, Uma Canção
2000 Cartas de Amor
2000 Amor Es La Respuesta
2001 O Melhor de Alessandra Samadello
2001 Semente
2002 Cantando a Bíblia com Alessandra Samadello (Vol. 1)
2003 My Refuge
2003 Minha Vida
2005 Cantando a Bíblia com Alessandra Samadello (Vol. 2)
2007 Nasce em Mim
2008 As Mais Lindas de Sua Carreira (Vol. 1)
2008 As Mais Lindas de Sua Carreira (Vol. 2)
2011 Impossível Dizer

Videografia[editar | editar código-fonte]

  • 2006: "Cantando a Bíblia com Alessandra Samadello - Vol. 1"
  • 2009: "Cantando a Bíblia com Alessandra Samadello - Vol. 2"

Participações[editar | editar código-fonte]

  • 2005: DVD "O Desejado de Todas as Nações"
  • 2008: DVD "Viva! Uma Celebração à Vida", do Ministério de Louvor da Igreja Adventista Nova Semente

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]