Evangelista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
As quatro criaturas aladas que simbolizam os Quatro Evangelistas - anjo (Mateus), leão (Marcos), touro (Lucas) e águia (João) - ao redor do Cristo em Glória no tímpano românico da Igreja de São Trofime em Arles
O leão símbolo de São Marcos dos Evangelhos de Echternach, aqui sem asas.
Os quatro evangelistas e profetas rodeiam Cristo. Por Haregarius de Tours, c. 850.

Na tradição cristã os Quatro Evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João, são os autores atribuídos à criação dos quatro evangelhos do Novo Testamento, os quais são:

Eles são chamados de evangelistas, uma palavra que significa "aquele que proclama boas notícias", porque seus livros contam a "boa nova" ("evangelho") de Jesus.[1] Além de seu uso em Efésios[2] , o termo é também aplicado a Filipe[3] e a Timóteo, como uma exortação[4] .

Eles escreveram os quatro Evangelhos considerados canónicos pela maioria das confissões cristãs.

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são conhecidos como os evangelhos sinópticos porque eles incluem muitas histórias idênticas, frequentemente na mesma sequência. A convenção tradicionalmente mantida é que os autores foram dois dos doze apóstolos de Jesus, João e Mateus, e dois "homens apostólicos", Marcos e Lucas:

  • Mateus – um antigo coletor de impostos que foi chamado por Jesus para ser um dos doze apóstolos. É representado por um anjo na arte.
  • Marcos – um seguidor de Pedro e assim um "homem apostólico". É representado por um leão.
  • Lucas – um médico que escreveu o que é agora o livro de Lucas para um amigo Teófilo. Também acredita-se que tenha escrito o livro dos Atos (ou Atos dos Apóstolos) e que era um amigo próximo de Paulo de Tarso. É representado por um touro.
  • João – um discípulo de Jesus e possivelmente o mais jovem dos doze apóstolos. É representado por uma águia.

Referências

  1. "Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus." Marcos 1:1
  2. Efésios 4:11
  3. Atos 21:8
  4. "...fazei o trabalho de um evangelista..." 2 Timóteo 4:5
Ícone de esboço Este artigo sobre Cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.