Jornal da Record News

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jornal da Record News
Logotipo usado de 2011 a 2014.
Informação geral
Formato Telejornal
Gênero Jornalismo
Duração 60 minutos
País de origem  Brasil
Idioma original (em português)
Produção
Diretor(es) Douglas Tavolaro
Apresentador(es) Heródoto Barbeiro
Narrador(es) Heródoto Barbeiro
Elenco Cosme Rímoli, Nirlando Beirão, Ricardo Kotscho, Rosana Hermann
Exibição
Emissora de
televisão original
Record News
Formato de exibição 480i (SDTV)
Transmissão original 23 de maio de 2011– presente

Jornal da Record News é um telejornal noturno brasileiro, produzido e exibido pela Record News de segunda a sexta-feira às 21h, e apresentado por Heródoto Barbeiro.

O telejornal[editar | editar código-fonte]

História[editar | editar código-fonte]

Pré-estreia[editar | editar código-fonte]

Visando fazer uma nova reformulação na emissora[1] (a última foi em novembro do 2010), a direção da Record News começa contratando o jornalista Heródoto Barbeiro, que trabalhava na TV Cultura e na rádio CBN[2] . Além deste, a emissora contratou e escalou para o "time" de comentaristas nomes como Ricardo Kotscho, Daniel Castro, Cosme Rímoli, Bruno Motta entre outros[3] .

A princípio, cogitou-se a estreia para abril[4] , mas foi adiada e confirmada para maio[5] , precisamente no dia 23[6] . A apresentação ficou definida com Heródoto Barbeiro e Thalita Oliveira, confirmada na bancada do telejornal pouco antes da estreia[7] .

Estreia[editar | editar código-fonte]

A estreia do telejornal não alterou os índices do IBOPE da Record News na faixa nobre. O noticiário registrou 0,6 ponto no IBOPE, ficando na sétima posição[8] .

Pós-estreia[editar | editar código-fonte]

Em seu segundo dia de exibição, o telejornal registrou 0,1 de média[9] .

Durante os Jogos Pan-Americanos de 2011, o telejornal foi transmitido direto de um estúdio de 750m² montado pela Rede Record no centro de imprensa de Guadalajara no México.[10] Nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012, assim como em Guadalajara no ano anterior, o Jornal da Record News foi transmitido diretamente de Londres.

Thalita Oliveira deixa a bancada do telejornal no fim de 2011. Andrea Beron assume em seu lugar.

Em abril de 2012, Bruno Motta deixa a emissora. O comentarista Roberto Macedo também saiu da Record News[11] .

Sete meses depois, em novembro, em um grande corte de funcionários, a apresentadora Andrea Beron é demitida[12] . Heródoto Barbeiro segue como editor chefe e apresentador.

No dia 21 outubro de 2014 o JRNews completou 900 edições e obteve a maior audiência do ano, ficando em quarto lugar na sua faixa de exibição.[13] Na ocasião o ministro da Fazenda Guido Mantega foi entrevistado nos estúdios da emissora na Barra Funda.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Em 2012 ficou em 2º lugar no 9º Prêmio ABECIP de Jornalismo na categoria: "Responsabilidade social na construção civil e educação financeira"[14] .

Formato[editar | editar código-fonte]

Segue o padrão analítico, contando com a participação de comentaristas[15] e convidados que discutem sobre política, economia, saúde, esportes, midias e tecnologia. O telejornal é exibido também pela internet exclusivamente pelo Portal R7, e durante os intervalos comerciais continua a ser exibido. Nesses momentos os comentaristas e convidados do dia tem a oportunidade de conversar um pouco mais. Na estreia, o Jornal da Record News entrava no ar 10 minutos antes da televisão pelo Portal R7 e continuava no ar por mais 10 minutos após o encerramento na TV.[16] Atualmente, inicia por volta das 20h30 e conta com a apresentação musical ao vivo de um artista ou grupo convidado. Ao final do noticiário a apresentação musical é brevemente reapresentada na TV, e continua a ser exibida pela internet após o término da transmissão na TV.

Considerado um jornal transmídia, pois está simultamente em duas plataformas: pela Record News e pelo Portal R7.[17] Além disso, conta com a interatividade das redes sociais, mantendo perfis no Twitter e Facebook[18] [19] .

Talentos JR News[editar | editar código-fonte]

De segunda a sexta-feira, por volta das 20h30 é transmitido pelo Portal R7 uma apresentação musical, na qual já se apresentaram mais de 800 artistas.[20] Dentre eles grandes nomes da música brasileira como Guilherme Arantes, Dominguinhos, Renato Teixeira e Biquini Cavadão. Fica o destaque para a informalidade da entrevista guiada pelo âncora do jornal Heródoto Barbeiro e as imagens de bastidores exibidas pela internet no Portal R7.

TV Pindorama[editar | editar código-fonte]

A TV Pindorama era uma charge exibida às sextas-feiras. Trata-se de um resumo com as principais notícias da semana. São utilizadas imagens do filme Policarpo Quaresma, Herói do Brasil (inspirado na obra Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto), na charge são intercaladas imagens dos acontecimentos da semana com comentários do personagem Policarpo, um nacionalista exacerbado. A primeira exibição ocorreu em 12 de julho de 2013.

Apresentação[editar | editar código-fonte]

Apresentador[editar | editar código-fonte]

Apresentadores eventuais[editar | editar código-fonte]

Ex-apresentadoras[editar | editar código-fonte]

Colunistas[editar | editar código-fonte]

Comentaristas[editar | editar código-fonte]

Ex-Comentaristas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]