Kwon Yuri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Este é um nome coreano; o nome de família é Kwon
Kwon Yuri
Informação geral
Nome completo Kwon Yuri
Também conhecido(a) como KwonYul, KkabYul, Smiling Black Pearl, Yul, KkamChi
Nascimento 5 de dezembro de 1989 (24 anos)
Local de nascimento Goyang, Gyeonggi
 Coreia do Sul
Gênero(s) K-pop, dance-pop
Instrumento(s) Vocais, piano, violoncelo
Período em atividade 2007 – atualmente
Outras ocupações Cantora, compositora, atriz, dançarina, modelo
Gravadora(s) SM Entertainment
Afiliação(ões) Girls' Generation
SM Town
Página oficial Girls' Generation
Yuri em uma propaganda do LG Cooky (liberado sob licença CC-BY pela conta da LG Electronics no Flickr).

Kwon Yuri (Hangul:권유리, Hanja: 俞利) nasceu em 5 de dezembro de 1989, mais conhecida como Yuri, é uma cantora, atriz, dançarina, modelo, compositora e apresentadora de televisão sul-coreana. Ela é uma das principais dançarinas, e uma das vocais de apoio, do girl group sul-coreano Girls' Generation.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Yuri nasceu em Goyang, Gyeonggi, em 5 de dezembro de 1989. Ela fez um teste na SM Entertainment, e ingressou na empresa em 2002. Depois de conseguir o segundo lugar no Concurso Melhor Juventude SM Dancer 2001, ela passou por um treinamento de 5 anos e 11 meses antes de sua estreia. Ela se formou em Neunggok High School em 2008, e atualmente está cursando na Universidade de Chung-Ang, junto com sua colega de grupo Sooyoung e Seungri da banda Big Bang.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Yuri é membro do grupo sul-coreano Girls' Generation. Ela se juntou a SM Entertainment no Casting System quando ela conseguiu o segundo lugar no Concurso Melhor Juventude SM Dancer 2001.

Atividades solo[editar | editar código-fonte]

Como atriz[editar | editar código-fonte]

Yuri teve um papel no KBS comédia Casamento Imparável (못말리는 결혼), ao lado de sua colega de grupo Sooyoung.

Em 2012, Yuri interpretou o papel principal feminino como Choi Anna na SBS, no drama coreano Fashion King. Este drama de 20 episódios foi ao ar na SBS de 19 de março de 2012 a 22 de maio de 2012. Em 31 de dezembro de 2012, Yuri recebeu o "New Star Award" na premiação do Drama Awards SBS. Em 9 de maio de 2013, ela ganhou o prêmio de "Mais Popular - Atriz" no 49º PaekSang Arts Awards 2013 por seu papel.

Yuri foi escalada para o papel principal feminino no primeiro filme de natação com tema da Coreia do Sul, No Breathing, que irá retratar a amizade e o amor da juventude. Yuri está pensando em mostrar uma performance entusiasmada no papel de Jung-eun, uma garota que sonha em se tornar um músico. É uma personagem que tem uma variedade de encantos, de uma personalidade calma para uma aparência inocente, juntamente com habilidades de canto cheios de emoção. Haverá um triângulo amoroso entre ela e os amigos de infância, que será interpretado por Lee Jongsuk e Seo Inguk.

Como cantora[editar | editar código-fonte]

Ela e Sooyoung cantaram um OST para o drama Working Mom intitulado "Must".

Ela também cantou a música tema Caribbean Bay junto com suas colegas de grupo Taeyeon, Jessica, Sunny, Seohyun, Tiffany, Yoona e com 2PM.

Em setembro de 2012, a sua voz é caracterizada em TVXQ sexto álbum Catch Me para a canção Like a Soap.

Em outubro de 2013, ela cantou a OST Bling Star e Twinkle para o filme No Breathing.

Como apresentadora[editar | editar código-fonte]

Yuri co-organizou o programa de música coreana Show! Music Core do MBC junto com sua colega de grupo Tiffany, deixando o programa depois de uma despedida em 31 de julho de 2010 para se concentrar em sua estreia no Japão.

Em 5 de setembro de 2009, ela era uma MC para o 2009 Incheon Korean Wave com Tiffany & locutor Oh Sang-jin.

Em 29 de agosto de 2010, ela era uma MC para o 2010 Incheon Korean Wave com Tiffany & locutor Oh Sang-jin.

Em 25 de dezembro de 2010, ela também era uma MC anfitrião para o Natal Show! Núcleo de música com a colega de grupo, Tiffany. Yuri era uma MC para o 2010 MBC Gayo Daejeon Show, que foi realizada em 31 de dezembro, no MBC Dream Center com Tiffany & ator Ryu Shi-won. Ela também foi a MC para os 20 Seoul Music Awards, que foi realizada em 20 de janeiro de 2011. Ela também foi a MC para o 50º Concerto de Aniversário da música Ondas que foi realizada em 12 de março 2011, juntamente com Tiffany e Nichkhun.

Em 13 de agosto de 2011, ela era um MC para 2011 Incheon Korean Wave junto com Tiffany e também para K-Pop All Star Live in Niigata, que foi realizada no dia 20 de agosto de 2011, juntamente com Tiffany & Sooyoung. Em 11 de outubro de 2011, Yuri e Tiffany voltou ao "Music Core Show!" como MCs permanente após a 1 ano e 3 meses ausência, deixando em 29 de janeiro de 2012 a se concentrar em sua estréia com Fashion King. Em 12 de novembro de 2011, ela era um MC para K-POP Music Festival, em Sydney, juntamente com Tiffany.

Em 1º de setembro de 2013, Yuri e Tiffany retornaram como MCs para o 2013 Incheon Korean Wave, o que torna o seu quarto ano como MCs para o evento.

Yuri co-organizou o 3º Gaon Gráfico K-Pop Prêmios com Oh Sang-jin em 12 de fevereiro de 2014, e em 8 de março, ela foi MC especial para o Music Core's 400th episode junto com Tiffany.

Como compositora[editar | editar código-fonte]

Ela fez sua estreia como letrista com a música "Mistake'', do terceiro mini-álbum do Girls' Generation em coreano,"Hoot (EP)". Junto com suas colegas de grupo, Sooyoung e Seohyun, escreveu a canção "Baby Maybe" e, juntamente com a colega de grupo Seohyun, escreveu a canção "XYZ" do quarto álbum do Girls 'Generation "I Got a Boy".

Séries de televisão[editar | editar código-fonte]

Ela teve um pequeno papel em um seguimento de televisão, Namorado do Rei, que fazia parte do 2005-2006 KMTV Super Junior documentário Super Junior Show.

No final de 2009, ela fez parte do KBS2 reality show Juventude Invincible (청춘 불패) com sua colega de grupo, Sunny. Por causa de promoções internacionais do Girls' Generation, Yuri deixou o show junto com Sunny e Hyuna das 4Minute em Junho de 2010.

Em 17 de junho de 2013 foi revelado que Yuri juntamente com Hyoyeon e outros famosos irão aparecer no "Dança 9", o mais novo espetáculo de dança sobrevivência global da Mnet. Yuri e Hyoyeon do Girls' Generation vão treinar os participantes do show como "mestres de dança do K-pop" ao lado de outras estrelas notáveis.

Promoção[editar | editar código-fonte]

Em março de 2012, ela foi escolhida como a nova modelo de Mamonde, um produto cosmético ao lado de Choi Siwon do Super Junior.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]