Língua polábia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O polábio é uma língua extinta que pertence ao grupo lequítico do grupo ocidental eslavo. A maior parte dos dialetos desse ramo se extingüiram no final da Idade Média e só há fragmentos de evidências, principalmente toponímicos. A língua polábia foi a variante mais ocidental de todas, falada por tribos eslavas que viviam na margem esquerda do rio Elba. Conseguiu sobreviver até meados do século XVIII, quando seus últimos falantes viviam nas proximidades das cidades de Lüchow, Wustrow e Dannenbeerg, nas proximidades dos rios Jeetzel e Dumme, na atual Alemanha.

Esta região se denomina hoje Lüneburger Wedland ou Hannover Wedland, enquanto antigamente chamava-se Drawehn ou Drawein. As tribos eslavas que habitavam nesta região são mencionadas pela primeira vez em 1004 sob o nome de drewani (habitantes dos bosques). Não há dúvida de que as poucas pessoas que falavam polábio no princípio do século XVIII eram descendentes dos drewani. Enquanto o termo polábio deveria se referir a outra tribo eslava cujo nome se registra no século XI sob a forma polabi. Por tudo isso alguns preferem utilizar a forma mesclada drawäno-polaben ou língua dravaeno-polábica.

A partir do século XVII a língua polábia mostra sintomas de extinção, indicando seu desaparecimento em 20 ou 30 anos. O material escrito em polábio é muito fragmentado e incui um léxico de 2800 palavras, a maior parte das quais estão descritas em forma gramatical. Devido a essa escassez, tem havido muita especulação quanto aos sons e formas do polábio.

O polábio esteve exposto à influência da língua alemã, na forma do baixo alemão da Idade Média até ser extinta no século XVIII. Pode-se traçar uma linha de evolução da maior parte das palavras oriundas do alemão até chegar no baixo alemão médio.

Classificação[editar | editar código-fonte]

ISO 639-2: sla

código SIL: POX

Ícone de esboço Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.