Lista de personagens de Dragon Ball

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O elenco principal da série no final do mangá.

A série de mangá Dragon Ball apresenta um extenso número de personagens fictícios criados por Akira Toriyama. A série tem lugar num universo ficcional, e acompanha as aventuras de Son Goku desde sua infância até adulto enquanto ele treina artes marciais e explora o mundo em busca das sete Esferas do Dragão, artefatos usadas para invocar um dragão que realiza desejos. Durante o andamento da história, Goku encontra aliados como Bulma, Kuririn e Trunks, rivais como Tenshinhan, Piccolo e Vegeta, e inimigos como Freeza, Cell e Majin Boo.

Embora muitos dos personagens são seres humanos com força sobre-humana e/ou habilidades sobrenaturais, Dragon Ball também inclui animais antropomórficos e formas de vida extraterrestres. A série também inclui representações da vida após a morte, com vários personagens sendo deuses que governam o universo.

Principais

Son Goku

Ver artigo principal: Son Goku

Bulma

Ver artigo principal: Bulma

Yamcha

Ver artigo principal: Yamcha

Kuririn

Ver artigo principal: Kuririn

Tenshinhan

Ver artigo principal: Tenshinhan

Piccolo

Ver artigo principal: Piccolo

Son Gohan

Ver artigo principal: Son Gohan

Vegeta

Ver artigo principal: Vegeta

Trunks

Ver artigo principal: Trunks

Son Goten

Ver artigo principal: Son Goten

Antagonistas

Pilaf

Pilaf.

Pilaf (ピラフ Pirafu?) (também conhecido como Marciano)é um homem baixo e desfigurado que sonha em dominar o mundo. Apesar de se dizer imperador, possui apenas uma coroa e um castelo. Juntamente com seus asseclas, Mai (マイ?) e Shu (シュウ Shū?), ele busca as Esferas do Dragão, que podem realizar seu desejo de dominar o mundo. Aparece novamente em Dragon Ball procurando as mesmas esferas, e acaba libertando Piccolo Daimaoh. Em Dragon Ball GT, ele obtém as Esferas do Dragão de estrelas negras e acidentalmente transforma Goku em criança através de um pedido. Pilaf também reapareceu em "A Batalha Dos Deuses, onde ele aparece como criança, juntamente com Mai e Shu, onde novamente tentam roubar as esferas do dragão, novamente sem êxito. Pilaf é dublado por Shigeru Chiba no Japão. Shu é dublado por Tesshō Genda no Japão. Mai é dublada por Eiko Hisamura no Japão e representada pela atriz Eriko Tamura no filme Dragonball Evolution.

Forças Red Ribbon

As Forças Red Ribbon(português brasileiro) ou Exército da Legião Vermelha(português europeu) (レッドリボン軍 Reddo Ribon Gun?) são uma organização paramilitar que visa dominar o mundo. Originalmente uma organização tecnológica, foi superada pela Corporação Cápsula e voltou seu foco para armas militares. Seus membros planejavam obter as Esferas do Dragão para alcançar seu objetivo final, se valendo de qualquer ação necessária para tal, como destruição de cidades. Apesar de tudo, Goku consegue destruir o exército inteiro. O líder do exército é o Comandante Red, um homem de baixa estatura que na verdade planejava utilizar as Esferas do Dragão para se tornar alto, mesmo que seu exército precisasse ser sacrificado para isso. O segundo em comando é o Conselheiro Black (ブラック参謀?), que mata Red ao descobrir seu plano, mas é morto por Goku em seguida.

O General Blue é um oficial de alta patente neste exército. Ele entra em contato com Goku em diversas situações, e por várias vezes usa habilidades psiônicas para paralisar outros indivíduos. Blue é indicado para ser executado por seus fracassos na obtenção das Esferas do Dragão, e é facilmente morto pelo assassino Tao Pai Pai. Blue é dublado por Toshio Furukawa no Japão.

O mais poderoso membro é Tao Pai Pai, o maior assassino do mundo, sendo o primeiro personagem realmente perigoso na série, tendo quase matado Son Goku, que no fim teve seu rosto destruído por uma granada. No caminho para acabar com Son Goku, matou o índio Bora, revivido posteriormente por Shenlong. O assassino retorna com partes cibernéticas no rosto durante o 23º Tenkaichi Budokai, junto a Tsuru Tsenin, buscando vingança por Goku e também Chaos e Tenshinhan por terem traído seu irmão. Muitos anos depois ele retorna na fase Z, antes dos Cell Games em um forte mas vai embora quando descobre que Son Gohan era filho de Goku.

Piccolo Daimao

Piccolo Daimao (ピッコロ大魔王 Pikkoro Daimaō?, lit. Piccolo, o Grande Rei do Mal), conhecido como Coraçãozinho de Satã em Portugal. Piccolo aparece pela primeira vez sendo considerado um demônio, mas é revelado que Piccolo Daimaoh é a parte maligna de Kami Samah. Em Dragon Ball Z é revelado que ele pertence a raça Namekuseijin.

Ele apareceu em Dragon Ball, tentando conquistar o mundo, mas seus planos são detidos por Goku. Antes de sua morte, ele cospe um ovo que contêm o seu filho-reencarnação. Piccolo tem seu nome baseado em um instrumento de mesmo nome. Na língua fictícia dos namekuseijins, a palavra piccolo significa outro mundo, porém na dublagem em português brasileiro de Dragon Ball Z diz que piccolo significa rei.

Freeza

Ver artigo principal: Freeza

Cell

Ver artigo principal: Cell (Dragon Ball)

Majin Boo

Ver artigo principal: Majin Boo

Baby

Ficheiro:Baby.PNG
Baby

Baby (ベビー Bebī?) é uma espécie de androide feito pelos tsufurujins, que eram os habitantes do Planeta Plant, e estava sendo construído com a finalidade de assassinar todos os saiyajins, que eram uma raça muito violenta e primitiva e que também habitava no planeta. É libertado pelo Dr. Myuu e daí, ele começa a possuir o corpo de vários personagens de Dragon Ball. Até se afixar-se em Vegeta. Goku consegue derrotá-lo ao lança-lo ao sol com o Kamehameha.

Esferas Malignas

Os Dragões Malignos são um grupo de seres maléficos nascidos da energia negativa originada pelo excesso de uso das Esferas do Dragão. Esses dragões aparecem no DBGT. Cada um deles possui uma Esfera do Dragão na testa. São conhecidos como Li Shenlong (Dragão de 1 estrela), Ryan Shenlong (Dragão de 2 estrelas), San Shenlong (Dragão de 3 estrelas), Suu Shenlong (Dragão de 4 estrelas), Uu Shenlong (Dragão de 5 estrelas), Ryuu Shenlong (Dragão de 6 estrelas) e Chii Shenlong (Dragão de 7 estrelas).

Ryan Shenlong

Este é o Dragão da esfera de 2 estrelas. Ele é o Dragão da poluição e surgiu com o pedido de ressuscitar Bora. A princípio, Pan enfrenta o Dragão e fica contente por ser seu primeiro e maior inimigo. O Dragão reage e então Goku entra na luta. Nos primeiros ataques, ele nada consegue fazer. Durante a luta, Goku e Pan descobrem que Ryan perde suas forças quando entra em contato com água limpa. Os dois então jogam o 2 Estrelas em um lago, fazendo ficar sem poderes. Ryan então é destruído por um Duplo Kamehameha.

Uu Shenlong

Logo depois de derrotar Ryan Shenlong, Goku e Pan partem para a cidade mas próxima. Chegando lá, a garota encontra uma máquina de suco, mas fica furiosa por não estar funcionando. Pan se assusta quando vê que dentro da máquina surge uma gosma com faíscas. Essa gosma procura objetos elétricos e absorve sua energia. Então, um senhor aparece e explica para Pan que todos foram embora, pois a cidade estava sem eletricidade. Nesse momento, aparece o novo inimigo. Uu Shenlong, o Dragão da eletricidade, o 5 Estrelas. A energia negativa que se acumulou na esfera de cinco estrelas vêm da época em que chamaram Shenlong para ressuscitar Goku na luta contra Nappa e Vegeta. No começo da luta, Uu demonstra ser muito arrogante ao menosprezar seu irmão Ryan e se diz o mais forte. Goku sofre com as rajadas de eletricidade do terrível Dragão, e acaba se tornando Super Saiyajin 4. Repentinamente, começa a chover e o 5 Estrelas começa a perder suas forças. Caído e sem forças, tenta enganar Pan oferecendo a esferas e tentando matá-la, mas Goku o destrói com um Kamehameha.

Ryuu Shenlong

Após conquistar duas esferas, Goku e Pan param num vilarejo de pesca. Com fome, encontram um pescador e um garoto que contam que todos os homens da vila tornaram-se alcoólatras. O garoto explica que desde o surgimento de “Odo Hime-Sama”, nenhum pescador sai além de sua casa para pegar os peixes que aparecem no chão. Gil sente que a esfera está próxima. Aparece então o misterioso Odo Hime-Sama, uma bela mulher de pele azul se aproxima e com um movimento, joga os peixes para os ares. Pan nota que ela tem uma esfera do Dragão na testa. A misteriósa mulher era Ryuu Shenlong, Dragão do Vento. Guardião da esfera de seis estrelas, conta que a energia negativa veio quando Oolong evocou Shenlong para ter uma calcinha de Bulma. A jovem moça então, se transforma num terrível monstro com a esfera em seu queixo. Ryuu usa seus terríveis ataques de vento contra os dois guerreiros, mas tem seu ponto fraco revelado, a cabeça. Goku e Pan soltam um Duplo Kamehameha e vencem o inimigo.

Chii Shenlong

Voando pelas nuvens Gil dá o sinal de que uma esfera está próxima. Ao examinar o local indicado pelo pequeno robô, Goku e Pan não encontram nada, até que um monstro salta de dentro da terra. O monstro carrega consigo a esfera de 7 Estrelas na cabeça. Trata-se de Chii Shenlong, o Dragão da Terra, que no momento só esta interessado apenas em criar terremotos. Depois de muitas provocações, Goku e Pan conseguem chamar sua atenção. Dessa forma Chii Shenlong diz que a carga negativa que está acumulada na esfera é por causa do pedido de Bulma, que invocou o Shenlong para ressuscitar as pessoas que Vegeta matou enquanto estava dominado pelo terrível Babidi. Embora seja forte, Chii Shenlong é muito burro, e acertou a si mesmo com uma rajada de energia e liberando então a esfera de 7 estrelas. Mas tudo não passou de um armadilha para Chii absorver Pan. Ele se adquire uma nova forma e batalha contra Goku como Super Saiyajin 4. Contudo, todos os golpes que Chii levassem, também afetariam Pan, fazendo Goku não querer atacá-lo e perder a luta. Chii, menospresando-o, deixa o inimigo ver Pan novamente, e com isso, Goku a salva, mostrando a verdadeira forma do 7 Estrelas. Indefeso, Chii tenta fugir, mas Goku o mata com um simples Kamehameha.

Suu Shenlong

Andando por uma cidade abandonada, Goku e Pan encontram Suu Shenlong, o guardião de esfera de 4 estrelas e Dragão do Fogo. A energia desse Dragão vem do desejo feito quando Piccolo Daimaoh pediu para recuperar sua juventude. Pan, sem o menor aviso, parte para atacar Suu, mas o Dragão a derrota com um único golpe. Porém, ele a deixa de lado. Ele demonstra sua honra, não atacando a jovem e diz que quer lutar mesmo com Goku. Goku enfrenta o 4 Estrelas em sua forma normal mas tem dificuldades até mesmo de chegar perto do inimigo devido ao forte calor de seu corpo. Ele se transforma em Super Saiyajin 4 e ataca Suu com golpes devastadores. Devido a isso, o corpo do 4 Estrelas começa a rachar, mostrando seu verdadeiro corpo dourado. Os dois então resolvem usar seu poder máximo. Numa situação aonde Goku o pega pelas costas, ele deixa o Dragão sair, retribuindo seu ato de honra que fez com Pan. A luta então recomeça, mas é logo interrompida quando Goku tem sua mão congelada por San Shenlong, o irmão gêmeo de Suu. Após Goku derrotar o outro Dragão, ele e Suu voltam a luta. Porém, um raio atravessa Suu, matando-o. Era Li Shenlong. Muito tempo depois, Goku ressuscita Suu, dando energias a Esfera de 4 Estrelas. Suu tenta matar Omega, mas tem seu corpo roubado e assim morre novamente.

San Shenlong

San Shenlong é o dragão da esfera de 3 estrelas, e tem o poder do gelo. É o irmão mais velho de Suu, porém, o poder de San é um muito maior. A energia desse dragão vem do desejo que Goku e sua turma fizeram quando apagaram das memórias de todos os habitantes da Terra (com exceção de Goku e todos seus amigos) dos ataques que foram feitos pelo Majin Buu Gordo seis meses após Goku destruir a forma original de Buu, Kid Buu. Traiçoeiro, San Shenlong pegou a bolsa com as esferas que eles tinham conseguido recuperar, e entrega para Suu Shenlong. Antes do combate congela Pan, e aproveita que Goku estava fraco por causa da luta contra Suu, e o ataca. Contudo, seu irmão interrompe a luta. Os Dragões do Gelo e do Fogo começam a lutar entre si, até Suu descongelar Goku. Enfurecido, San congela toda a cidade. Goku volta e derrota Suu, mas ele engana seu oponente e o deixa cego. Mesmo cego, Goku sente o Ki de San e perfeura sua barriga com um soco, e depois o destrói com o Punho do Dragão.

Li Shenlong

Li é o Dragão de Uma Estrela, o mais poderoso dos 7, e é o vilão mais poderoso de toda a serie Dragon Ball. Li surgiu a partir da energia negativa causada pelo único desejo que Shenlong tinha duvidas se conseguira realizar que foi de ressuscitar todos aqueles que Freeza e seus homens mataram em Namekusei antes que o planeta explodisse e de toda energia negativa restante que estava acumulada nas esferas dos demais desejos restantes feitos. Esse dragão não usa nenhum elemento nos seus ataques, atacando com a energia negativa pura de todos os desejos feitos com as Dragonballs, sendo muito mais forte. Ele é o líder de todos os dragões malignos e pode absorver as outras esferas por engolindo-as, mudando para Super Li Shenlong (Omega Shenlong). Nesta forma ele consegue usar todas as habilidades dos outros dragões, como os ataques de fogo de Suu Shenlong e os raios congelantes de seu irmão gêmeo, além de ultrapassar o poder de Goku SSJ4. Ele tem poder para destruir galáxias inteiras com um ataque poderoso semelhante a Genki-Dama que consiste em juntar a energia negativa de todos os dragões em uma bola de energia gigantesca e condensar essa bola para um tamanho menor para formar um impacto imenso ao ser lançada. O unico guerreiro Z mais forte que essa criatura é Gogeta, a fusão de Goku e Vegeta, quando ambos estão transformados em Super Saiyajin 4. Porém a fusão dura menos de 10 minutos e a personalidade brincalhona do novo guerreiro impede a destruição do dragão. Li Shenlong é um inimigo inteligente e não permite que Goku e Vegeta façam a fusão novamente. Ele foi destruído por uma Genki-Dama universal, formada pela energia de todos os seres do universo. Ele foi o inimigo mais poderoso que Goku enfrentou e tinha tanto poder após absorver todas as esferas e deixando quase 10 vezes mais forte do que antes que no início, Goku pensou em se explodir junto a ele, numa tentativa de desespero para derrotar o terrível dragão.

Secundários

Androide #17

Androide #17 durante a saga de Cell (acima). Retorno do mesmo, no entanto, já na versão Super 17, fusionado com outro Androide #17 criado pelo Dr. Gero (abaixo).

O Androide #17 (人造人間17号 Jinzōningen Jū Nana Gō?, lit. "Humano Artificial #17") era um homem humano, seu nome real é Lapis transformado em ciborgue contra sua vontade juntamente com sua irmã, #18. Os dois são libertados pelo Dr. Gero para matar Goku, mas se voltam contra seu criador e o matam rapidamente. Os dois partem para encontrar e eliminar Goku, enfrentando os Guerreiros Z em diversos momentos. Em um desses momentos, lutavam #17 e Piccolo, e os outros observavam. A luta estava equilibrada, porém eis que surge Cell, muito mais poderoso que #17 e Piccolo. Piccolo é derrotado e #17 também, porém #16 intervém e derrota Cell. #17 é logo em seguida absorvido, e Cell atinge sua segunda forma. Na linha do tempo de Trunks do Futuro, ele é um assassino em série, morto por Trunks posteriormente.Após uma vida tranquila no bosque, #17 retorna em Dragon Ball GT, após se fundir com um novo #17 criado por Gero e will e se tornar o Super Andróide #17, mas é finalmente derrotado por Goku e #18. Ele é dublado por Shigeru Nakahara no Japão, Figueira Júnior no Brasil e Ricardo Spínola em Portugal.

Na nova versão do mangá escrito oficialmente por Akira, após ser ressuscitado depois do torneio de Cell, ele casou-se com uma bióloga, teve um filho, e adotou outros 2, e mora numa reserva ecológica.[1]

Androide #18

A Androide #18 (人造人間18号 Jinzōningen Jū Hachi Gō?, Humana Artificial #18) era uma mulher humana, seu nome real é Lazuli, transformada em ciborgue contra sua vontade juntamente com seu irmão, #17. Após serem libertados pelo Dr. Gero, ela parte com #16 e #17 para assassinar Goku, mas são interrompidos por Cell e pelos Guerreiros Z diversas vezes, em uma das quais #18 mostra total vantagem na luta contra Vegeta, mesmo transformado em SSJ, derrotando o mesmo. Trunks também cai diante dela e de seu irmão, #17, assim como todos os outros Guerreiros Z. Em meio à luta de Piccolo e do androide nº17 Cell surge, e em meio a diversas lutas e intervenções, Cell consegue derrotar Piccolo e ainda absorve o #17, atingindo sua segunda forma. 18 seria absorvida, pois era muito inferior a Cell, porém Tenshinhan intervém e detém Cell tempo suficiente para sua fuga. Pouco depois, em meio a luta entre Vegeta e Cell, o qual apanha muito do príncipe dos saiyajins, Vegeta permite que Cell absorva a nº18 para ter uma luta mais emocionante. Assim 18 é absorvida, para ser vomitada por Cell no Torneio de Cell, onde Gohan SSJ2 com um soco no estômago faz Cell vomitá-la. Kuririn não consegue transformá-la em humana através de seu desejo, mas consegue desativar seus circuitos de autodestruição. Kuririn posteriormente procura #18, e eles acabam se casando e tendo uma filha chamada Marron. Na linha do tempo de Trunks do Futuro, ela é uma assassina em série que depois é morta por Trunks. Em Dragon ball GT. ela enfrenta o Super 17 e o derrota com a ajuda de Goku. Ela é dublada por Miki Itō no Japão, Eleonora Prado e Angélica Santos no Brasil e Cristina Cavalinhos e Fernanda Figueiredo em Portugal.

Chaos

Chaos (餃子 Chaozu?) o amigo telepata e ingênuo, de pele totalmente branca, exceto por duas manchas vermelhas nas bochechas. Apesar de não ser forte fisicamente, é habilidoso com psicocinese e telepatia. Ele era discípulo de Tsuru junto com seu amigo Tenshinhan. Depois que percebem que os ensinamentos de Tsuru são errados, os dois o abandonam e se unem a Goku. Chaos continua a apoiar Tenshinhan durante a série, chegando ao ponto de se sacrificar em uma batalha contra Nappa para salvá-lo. Na Saga de Freeza, Chaos vai para o Planeta de Kaioh para treinar. Na saga de Cell, Chaos se torna um Guerreiro Z de suporte, onde fica apenas ajudando Tenshinhan com seu treinamento e quando não está ajudando ele, está na casa do Mestre Kame.

Chi-Chi

Chi-Chi (チチ?)a esposa de Goku e mãe de Gohan e Goten. Ela zela pelo bem-estar de sua família, e deseja que seus filhos não sigam o estilo de vida de Goku, sempre envolvido em lutas e conflitos. Chi-Chi tenta fazer Gohan se concentrar nos estudos durante sua infância, mas seu plano é interrompido por constantes ameaças à Terra durante esse período. Ela toma atitudes diferentes com Goten, e até mesmo o treina. Filha do Rei Cutelo, também é bastante forte, sendo capaz de chegar às etapas finais do torneio Tenkaichi Budokai. Ela e Goku se conhecem quando crianças, e Goku promete se casar com ela, pensando que casamento é algum tipo de comida. Ela o confronta mais tarde e o faz cumprir sua promessa, apesar do mal-entendido.

Dende

Ele é um curandeiro Namekuseijin inicialmente encontrado na saga de Freeza, quando esse e seus comparsas Dodoria e Zarbon estavam destruindo povoados namekuseijins. Gohan e Kuririn salvaram-no, apesar de não derrotarem seus inimigos (os comparsas de Freeza). Dende apresentou o Patriarca de Namekusei aos Guerreiros Z e também apresentou o Guerreiro Nail, que foi atacado por Freeza e se fundiu com Piccolo dando a este mais poder. Dende também ajudou Gohan e Kuririn a encontrar as Esferas do Dragão de Namekusei, invocando o Deus Porunga que dava o direito de 3 desejos ilimitados. Esse pequeno namekuseijin foi morto por Freeza quando este ficou furioso por causa do pequeno curandeiro curar os Guerreiros Z durante os combates. Foi ressuscitado por Shenlong durante a luta de Freeza e o Goku. Na Saga Cell foi chamado para ser o novo Kami Sama no lugar do anterior que se fundiu com Piccolo. Em Dragon Ball GT, abriu um portal em seu observatório para o inferno

.

Kaiohs

Os Kaiohs (界王 Kaiõs?) são a segunda classe dos deuses que se encontram na série. Cada um mora em um planeta que se encontra em uma parte da galáxia. No topo e centro de tudo, há um quinto planeta, onde mora o Kaioshin.

O Senhor Kaioh do Norte é o responsável pela região Norte da galáxia. Conheceu Goku na Saga Sayajin e o treinou, ensinando-lhe o Kaioh Ken e a Genki Dama. É rival do Senhor Kaioh do Oeste. Foi morto pela explosão de Cell quando Goku o levou para seu planeta.

O Senhor Kaioh do Sul é o responsável pela região Sul da galáxia. É o mais alto dos Kaiohs e tem jeito calmo. É possível que seja o mais fraco dos Kaiohs por que a região Sul da galáxia não é violenta.

A Senhora Kaioh do Leste é a responsável pela região Leste da galáxia. A única mulher do grupo, se irrita fácil e odeia perder.

O Senhor Kaioh do Oeste é o responsável pela região Oeste da galáxia. Possui uma rivalidade com o Senhor Kaioh do Norte e por isso os dois competem na maioria dos assuntos. Treinou Paikuhan que se tornou o guerreiro mais poderoso da região Oeste da galáxia.

O Dai Kaioh (大界王?), ou Grande Senhor Kaioh, é o chefe dos outros Kaiohs. No topo e centro do mundo espiritual, existe um grande planeta onde vive Daikaioh. Já é velho, mas mesmo assim muito poderoso, podendo destruir as galáxias. Sua palavra é lei e todos os Kaiohs o admiram.

Kami Sama

Kami Sama (神様?), chamado de Todo Poderoso em Portugal, é um habitante de Namekusei da Raça Guerreira que foi enviado para Terra quando estava prestes a acontecer um fenômeno natural em seu planeta de origem, quando chegou lá, sofreu amnésia e não se lembrava mais do próprio nome, e na fase adulta passou a viver no planeta como um lutator de artes marciais. Quando soube da existência de Kami Sama, quis se tornar o próximo Kami Sama da Terra. Para isso, ele tinha que se livrar de sua parte maligna, assim se dividiu entre seu lado bom, que foi aceito pelo Kami Sama arterior, e seu lado mal, que se tornou o Grande Rei do Mal Piccolo. Seu poder também foi dividido entre ele e sua parte maligna. Na Saga Cell, eles voltam a ser um só, a reencarnação de Piccolo Daimao havia se tornado uma pessoa boa, e estava muito forte, Kami-Sama e Piccolo voltaram a ser um só. Depois disso a Terra ficou sem um Kami Sama até que Goku, que anteriormente fora nomeado e recusou tal posição, foi ao planeta Namekusei via teletransporte em busca de alguém capaz de trazer as esferas do dragão de volta para nomear como o novo Kami Sama da Terra. Então Dende foi convidado a este posto por fazer parte de uma poderosa família do dragão e poder trazer de volta as esferas. As novas esferas podem realizar dois desejos, porém, como na verdade se trata das mesmas esferas e o mesmo Shen Long criado pelo Kami Sama anterior, manteve-se a deficiência de não ser possível realizar o mesmo pedido duas vezes, o que inclui ressurreição de alguém que já foi ressuscitado por Shen Long e morrera novamente.

Lunch

Lunch (ランチ?) é uma garota que tem dupla personalidade. Quando espirra, muda a personalidade de uma moça meiga e simpática com cabelos azuis que adora tarefas domésticas para uma loira mal-humorada armada com pistolas e metralhadoras e que assalta bancos por diversão. Foi encontrada por Goku e Kuririn, para ser a empregada doméstica de Mestre Kame, que pediu a eles que lhe trouxessem uma garota bonita para os aceitar como seus alunos. Lunch é apaixonada por Tenshinhan, porém na série não são mostrados maiores detalhes do relacionamento dos dois. Após o 23º Tenkaichi Budokai, ela passou a viver com o Mestre Kame, Chaos e Tenshinhan. No final da saga Majin Buu, aparece erguendo as mãos para fornecer energia para a Super Genki Dama de Goku. Ela ainda teve uma aparição em O Retorno de Son Goku e seus amigos!, porém curiosamente ela aparece mais jovem do que na saga Majin Buu. Sua voz no Japão é feita por Mami Koyama, e no Brasil por Raquel Marinho na Gota Mágica e Márcia Regina pela Álamo.

Mestre Kame

Mestre Kame (亀仙人 Kame Sennin?) ou (武天老師 Muten-Rōshi?), conhecido como Tartaruga Genial em Portugal, é um ancião perito em artes marciais quem tem um amigo tartaruga chamado Umigame, e o primeiro humano a conseguir utilizar o Kamehameha. Apesar de parecer frágil, é um poderoso guerreiro, e treinou diversos personagens da série, sendo seus dois primeiros alunos Son Gohan (avô adotivo de Goku) e Rei Cutelo (pai de Chi-Chi), e foi treinado pelo Mestre Mutaito e pelo Mestre Karin. Kame segue os estereótipos de sábio e de pervertido que gosta de tirar sempre um beijo das mulheres,principalmente de Bulma, mas também é mostrado como uma pessoa amável, que aprecia a vida e seus pequenos prazeres mas que está disposto a morrer se necessário. Ele é careca, usa barba e sempre anda com óculos escuros. Suas roupas mais comuns são de estilo praiano, mas também usa roupas chinesas. Ele normalmente se locomove com o auxílio de um cajado. Para entrar no torneio de artes marciais mantendo o anonimato, Kame usa o pseudônimo Jackie Chun. Ele é representado pelo ator Chow Yun-Fat no filme Dragonball Evolution.

Mr. Satan

Mister Satan (ミスター・サタン Misutā Satan?), conhecido como Hércules em Portugal e Hercule nos EUA, é um excêntrico artista marcial que se torna um renomado herói após os jogos de Cell. Depois que Goku e companhia deixam de participar nos torneios, Mr. Satan começa a ganhá-los e se torna o campeão por diversos anos. Durante os jogos de Cell, Mr. Satan tenta enfrentá-lo, e mesmo após ser rechaçado por ele, recebe crédito pela morte de Cell pela mídia local. Em seguida, ele se torna um herói mundial, recebendo uma enorme fortuna e uma cidade com seu nome. Apesar de Goku e seus amigos o acharem arrogante e convencido, ele se torna próximo deles após o casamento de sua filha, Videl, com Gohan.

Oolong

Oolong (ウーロン Ūron?) é um porco antropomórfico e polimórfico. Sendo capaz de mudar de forma, ele usa essa habilidade para atingir seus objetivos pessoais, por diversas vezes, egoístas. Oolong foi expulso do jardim de infância de transformações por tentar roubar a calcinha da professora, e por isso não consegue manter suas transformações por mais do que cinco minutos. Ele se junta a Goku para encontrar as Esferas do Dragão e roubá-las, mas desiste do plano mais tarde. Em Dragon Ball Z, é visto frequentemente com o Mestre Kame. Sua voz no Japão é feita por Naoki Tatsuta.

Pan

Pan (パン?) é neta de Goku. Ela descende de humanos e da raça extraterrestre chamada Saiyajin. Pan é filha do primeiro híbrido Saiyajin a aparecer na série, Gohan, com sua esposa humana, Videl. Ela aparece ainda criança nos dois últimos capítulos do mangá, mas tem um papel de maior destaque na saga Dragon Ball GT, exclusiva da adaptação em anime: depois que Goku é transformado em uma criança por Pilaf, Pan parte com ele em busca das Esferas do Dragão para devolvê-las à Terra. Pan demonstra ter personalidade muito agressiva, no inicio de Dragon ball GT, ela demonstra não gostar de ter um avô menor que ela. gosta muito do robô gil, que sempre fala "Pan perigosa".em dragon ball super saga renascimento de Freeza,picollo aparece cuidando da pan

Pual

Pual (プーアル Pūaru?) é uma criatura azul dócil e companheiro de Yamcha, semelhante a um gato. Ele é capaz de mudar de forma e foi colega de Oolong na escola de transformações. Pual viaja com Yamcha e Goku durante Dragon Ball e passa a viver com Yamcha posteriormente. Em Dragon Ball Z, ele passa a morar com o Mestre Kame. Ele é dublado por Naoko Watanabe no Japão.

Shenlong

Shenlong (chinês tradicional: 神龍; pinyin: Shén Lóng; literalmente "deus dragão"), em japonês Shenron (シェンロン?), é o título e o nome próprio do dragão que é invocado quando as sete Esferas do Dragão da Terra são reunidas. Ele tem o poder de realizar um desejo desde que este não supere o poder de seu criador, Kami Sama. Ele ainda possui algumas regras, como não poder realizar o mesmo desejo duas vezes. Após o desejo ser realizado, Shenlong volta para as Esferas e elas se transformam em pedra, permitindo que o dragão descanse por um ano. Quando seu criador é morto, Shenlong deixa de existir. Isso acontece quando Kami Sama se funde com Piccolo mas Shenlong renasce quando Dende assume o cargo de deus da Terra. Ressucitado, Shenlong recebeu um aumento de energia e agora pode realizar dois desejos. Por volta do fim do mangá, Dende aumenta novamente o poder de Shenlong para que ele possa realizar três desejos.

O dragão invocado quando as Esferas do Dragão de Namekusei, as originais, são reunidas se chama Porunga (ポルンガ?). Ele é muito maior que Shenlong da Terra e apresenta várias feições dos Namekuseijins. Diferentemente de Shenlong da Terra, Porunga pode realizar o mesmo desejo inúmeras vezes mas uma grande desvantagem é que ele não pode rescucitar mais de uma pessoa ao mesmo tempo, até que essa habilidade lhe é concedida pelo novo Patriarca de Namekusei. Ele consegue realizar três desejos desde que eles não superem o poder de seu criador e as Esferas se transformam em pedra por um ano após terem sido utilizadas, mas um ano em Namekusei corresponde à 130 dias terrestres.

Em Dragon Ball GT ainda é apresentado o Dragão das Esferas Negras. Ele é vermelho, só realiza um desejo e só têm uma regra: após o desejo ser feito, as Esferas de Estrelas Negras devem ser reunidas dentro de um ano no planeta onde foram usadas, caso contrário, o mesmo explode.

Uub

Uub, nasceu no final da Saga Buu depois que este morre em resposta ao "pedido" de Goku para que Buu reencarnasse como uma pessoa boa. Uub participa do torneio de artes marciais, onde desenvolve seus poderes ocultos, e luta contra Goku, descobrindo então ser a reencarnação de Buu. Vira amigo de Goku e os dois vão treinar na aldeia natal de Uub.

Em Dragon Ball GT, Uub enfrenta Baby e se funde com Majin Boo Gordo formando Majuub, um guerreiro muito poderoso. Durante esta luta Majuub lança seu raio que transforma os oponentes em doces contra Baby, mas este reflete o raio que acaba atingindo Majuub. Serviu de grande ajuda para Goku na luta contra Li Shelong. Obs: Uub, invertendo seu nome, pronuncia-se Buu pra quem conhece muito bem se chama papai man.

Videl

Videl (ビーデル Bīderu?) é a filha de Mr. Satan. Assim como seu pai, ela é estudante de artes marciais. Videl usa suas hablidades para combater o crime na cidade, e depois que Gohan aparece como o "Grande Saiyaman", rapidamente descobre sua identidade. Videl usa essa informação para chantagear Gohan e ensiná-la a voar. Após a derrota de Majin Boo, Videl se casa com Gohan e tem uma filha, Pan. Quando os dois enfrentam o crime juntos, Videl assume a identidade "Grande Saiyaman 2". Ela é dublada por Yuko Minaguchi no Japão, Melissa Garcia no Brasil e Fernanda Figueiredo em Portugal.

Yajirobe

Yajirobe (ヤジロベー Yajirobē?) é um jovem samurai considerado preguiçoso, obeso e covarde. Apareceu mais pro final do primeiro Dragon Ball ajudando Goku na sua batalha contra Piccolo Daimaoh. Ele mora na torre Karin junto do Mestre Karin e é caracterizado por ser guloso. Ele foi mais útil na saga dos Saiyajins ao cortar o rabo de Vegeta enquanto ele estava transformado em Oozaru salvando Goku a tempo. Depois ele abandona totalmente o campo de batalha, aparecendo apenas entregando sementes dos deuses aos heróis. No Dragon Ball GT, ele aparece junto com Karin quando Goku os teletransportam para outro planeta no dia em que a Terra explodiu.

Outros personagens

Androide #16

O Androide #16 (人造人間16号 Jinzōningen Jū Roku Gō?, robo#16) é um androide completamente mecânico construído pelo Dr. Gero. Ele é considerado uma falha de produção e é desativado até a Androide #18 reativá-lo e libertá-lo. Enquanto os outros androides acabam desobedecendo e matando o Dr. Gero, #16 continua a seguir suas diretrizes para localizar e matar Goku. Diferentemente dos outros dois, #16 possui um mecanismo sofisticado que lhe permite identificar poderes de luta em tempo real. Era o mais forte dos androides e o único mais poderoso que Cell em sua primeira forma, porém ao tentar proteger #17 e #18 dos ataques de Cell, acaba danificado, mas Bulma o conserta com a ajuda de seu pai. Após o reparo, ele ignora sua missão inicial e volta suas atenções contra Cell, com quem luta e acaba destruído, levando Gohan a se transformar em Super Saiyajin 2. Sua voz é feita por Hikaru Midorikawa no Japão, e por Luiz Laffey no Brasil.

Babidi

Babidi バビディ (Babidi?) é filho de Bibidi, criador de Majin Boo. Depois que Boo é selado e seu pai morto, Babidi parte para ressuscitar Boo e dominar o universo com sua ajuda. Babidi consegue dominar a mente de diversos guerreiros e forçá-los a ajudá-lo a alcançar seu objetivo. Babidi os usa na coleta de energia para ressuscitar Boo. Após trazer Boo de volta à vida, Babidi consegue controlá-lo parcialmente através de ameaças, mas Goku consegue enganar Boo, colocando-o contra Babidi e o matando com um único soco. Babidi aparece depois no Inferno, torcendo por Goku e Vegeta em sua luta contra Kid Boo e depois em Dragon Ball GT, quando escapa do Inferno com outros vilões. Ele é dublado por Jōji Yanami no Japão.

Bardock

Ver artigo principal: Bardock

Bills, o destruidor

Bills é um dos personagens da franquia Dragon Ball Z do filme A Batalha Dos Deuses (2013) e também de Dragon Ball Super (2015). Ele alega não ser o mais poderoso existente, pois existem 12 universos e ele é o destruidor do sétimo universo (universo de Goku). Bills, depois de lutar com Goku, diz que o mesmo é o seu segundo oponente mais forte, uma vez que Whis, seu treinador, é o homem mais forte do universo. O que torna, por extensão, Goku o Terceiro homem mais forte do universo e Vegeta o quarto homem mais forte (Vegeta foi o único capaz de golpear Bills além de Goku). Bills veio até a Terra para lutar contra o “Deus super Saiyajin”.[2]. Depois da luta, Bills declara que Goku e Vegeta podem se tornar seus arqui-inimigos em breve e tambem declarado e m dragon ball super o deus da destruição do 6° Universo e Vados sua assistente e irmã de Whis

Broly

Broly (ブロリー, Burori?) é um personagem de Dragon Ball Z. Ele fez sua primeira aparição em 1993 como o poderosíssimoantagonista de Dragon Ball Z. Posteriormente, Broly reaparece em Dragon Ball Z - O Retorno do Guerreiro. Em Dragon Ball Z - O Combate Final, Broly é ressuscitado por meio de tecnologia em um corpo biônico, onde passa a ser chamado de Bio-Broly. Seu nome é uma referência a Brócolis (burokkori).

Broly é de fato, o lendário Super Saiyajin existente nas lendas e mitos dos Saiyajins. Ainda bebê, ele foi atormentado pelo choro de Goku e por isso, sofre de frequentes ataques de raiva e destrói qualquer coisa em seu caminho. Seu maior objetivo é matar Goku.

Ver artigo principal: Broly

Dabura

Dabura(ダーブラ Dābura) conhecido na história também como o demônio Rei do Submundo, Dabura tem sua aparição na saga de Majin Boo e menciona que seu ki se equivale ao do vilão Cell. Após ser controlado pela magia de Babidi e tornar-se seu braço direito, Dabura acaba sendo obrigado a lutar contra os guerreiros Z, mais especificamente com Gohan. Com seu poder de transformar seres em pedra com sua saliva, acaba aplicando a técnica em Piccolo e Kuririn, que ficam como estátuas até a morte do demônio. Acaba assassinado por ser transformado em chocolate e comido por Majin Boo e ao chegar a Enma Daioh, mesmo sendo um demônio, é enviado ao paraíso e aparece em cenas atuando de forma doce e gentil, de forma contrária à sua atuação na terra.

Dr. Maki Gero

Dr. Maki Gero foi um cientista considerado um gênio, fez parte da Red Ribbon (sigla RR), organização militar que era tida como a mais forte do planeta, e seus generais e sua cúpula tinham como objetivo conquistar o mundo, porém seus planos foram frustrados por um pequeno garoto que possuía uma cauda de macaco chamado Goku. Com a obsessão de se vingar, o Dr. Maki Gero trabalhou duro para construir incríveis lutadores com capacidade de derrotar Goku (e assim criou os Andróides 16, 17, 18, 19 e Cell, todos com o objetivo de acabar com Goku). Três anos após a derrota de Freeza, ele finalmente terminou seu trabalho, mas estava quase morrendo, então resolveu transformar a si mesmo num andróide para ter vida eterna. Ele programou o Andróide #19 para que fizesse o seu transplante de cérebro e assim concluir a transformação. E assim, se transformou no Androide 20. Porém, na luta contra os Guerreiros Z, é derrotado por Piccolo e tem o braço decepado, então foge para seu laboratório. Entretanto ele foi destruído pela sua própria criação o Andróide 17, pois ele odiava o Dr. Maki Gero, por tê-lo reconstruído sem sua autorização.

Embora fosse considerado um gênio, em muitos aspectos ele deixou a desejar, como por exemplo não ter se reconstruído como um modelo de energia eterna em vez do de absorção de energia e não ter tido a ideia de implantar o controle de para os Andróides em seu próprio corpo.

Também nunca foi explicado por que ele considerava o 16 como um fracasso, apesar de haver um rumor que ele o tivesse feito para eliminar apenas Goku, mas que depois queria que ele matasse todos os demais Guerreiros Z, porém possívelmento 16 se recusou a obedecer e por essa razão, foi desativado.

Forças Especiais Ginyu

Membros das Forças Especiais Ginyu. Da esquerda acima para a esquerda abaixo: Rikum, Boter, Gurdo, Capitão Ginyu e Jess.

As Forças Especiais Ginyu (ギニュー特戦隊 Ginyū Tokusentai?) são um grupo de mercenários contratados por Freeza para matar Vegeta, Kuririn e Gohan e recuperar as Esferas do Dragão em Namekusei. Apesar de estarem entre os guerreiros mais fortes do universo, os membros dessa equipe adoram fazer poses de batalha antes de uma luta, apostam doces entre si e tomam suas decisões jogando pedra, papel e tesoura. Eles são liderados pelo Capitão Ginyu (ギニュー隊長 Ginyū Taichō?) e os membros restantes são Jess (ジース Jīsu?), Boter (バータ Bāta?), Rikum (リクーム Rikūmu?) e Gurdo (グルド Gurudo?). Eles retornam em Dragon Ball GT como um dos inimigos que escaparam do inferno.

Gurdo é um alienígena baixo, verde e com quatro olhos. Ele é fraco fisicamente mas possui poderes mentais que o permitem parar o tempo enquanto ele prende seu fôlego. Ele ainda consegue paralisar seus oponentes e levitar objetos. Ele enfrenta Kuririn e Gohan e quase os mata ao paralisá-los mas é decapitado por Vegeta.

Rikum é um humanoide alto e musculoso que gosta de dar nomes simples aos seus golpes, como Chute Rikum e Raio Destruidor Rikum. Fisicamente, Rikum é o segundo mais forte do grupo, perdendo para o Capitão Ginyu, e também é muito resistente. Após a morte de Gurdo, Rikum vence Vegeta, Kuririn e Gohan sem nenhum esforço mas é deixado inconsciente por Goku. Impossibilitado de se mover, ele é morto por um ataque de Vegeta.

Boter é uma criatura azul, careca e o membro mais alto das Forças Especiais Ginyu. Sua enorme velocidade, que supera até mesmo a de Ginyu, lhe dá o título de Furacão Azul. Ele geralmente trabalha ao lado de Jess por que ambos gostam de brincar com o oponente e juntos eles possuem uma técnica chamada Ataque dos Cometas. Quando Rikum é derrotado por Goku, Boter e Jess o enfrentam e Boter é derrotado facilmente. Goku resolve deixá-lo vivo mas Vegeta o mata com um golpe no pescoço.

Jess é um humanóide vermelho de cabelo branco e o segundo no comando da equipe. Ele tem o título de Magma Vermelho por conseguir criar bolas de fogo. Geralmente trabalha ao lado de Boter. Os dois enfrentam Goku mas Boter é derrotado. Jess foge para perto de Ginyu e assiste o capitão lutar sozinho contra Goku, Kuririn e Gohan. Vegeta aproveita a situação para atacar e matar Jess.

Ginyu é um alienígena roxo e o líder das Forças Especiais Ginyu. Ele é o mais poderoso e inteligente do grupo mas também se preocupa com a segurança de seus companheiros. Ele tem a capacidade de trocar de corpo com qualquer ser vivo e procura o corpo perfeito. Ginyu deixa os membros restantes enfrentarem os inimigos e leva as Esferas do Dragão até Freeza. Quando Jess aparece e conta sobre a morte dos outros três, Ginyu batalha contra Goku e troca de corpo com ele mas não conseguiu controlar o corpo do adversário e Vegeta o derrotou. Prestes a ser morto, Ginyu tenta trocar de corpo com Vegeta mas Goku o impede e recupera seu corpo. Ginyu tenta novamente e por fim termina no corpo de uma rã.

Em Dragon Ball Super ele troca de corpo com Tagoma, que treinou com Freeza durante 4 meses, assim podendo vencer facilmente Piccolo, Tenshinhan, Kame e Kuririn; mas o mesmo teve problemas com Gohan que se transformou em Super Sayajin e o derrotou sem o matar. Ginyu foi derrotado e executado facilmente por Vegeta, que por fim eliminou todos os membros das Forças Especiais Ginyu.

Garlick Jr

Garlic Jr. (ガーリック・ジュニア Gārikku Junia?) é o antagonista principal do filme Dragon Ball Z: Devolva-me Gohan e um dos poucos personagens de filmes que apareceu na série de TV. Seu pai foi aprisionado por Kami no mundo da escuridão, nutrindo em Garlick Jr. um desejo de vingança. No filme, ele obtém as sete Esferas do Dragão e as usa para conseguir a imortalidade. Garlick Jr. é derrotado por Gohan, que o empurra para a Zona da Morte, uma dimensão alternativa.

Na série de TV, ele se liberta usando sua fonte de poder, a Estrela Makyo. Após tentar controlar a população com a Neblina Áqua, ele é mais uma vez aprisionado na Zona da Morte após a destruição da Estrela Makyo.

Kaioshins

Acima dos planetas dos Kaiohs, há outro planeta, o Planeta Supremo onde moram os Kaioshins (界王神? lit. "Deus Rei do Mundo") ou Supremos Senhores Kaiohs. Eles são os responsáveis por fiscalizar o trabalho dos Kaiohs. Eles evitam se meter nos assuntos dos outros, mas quando se trata de algo que pode destruir o Universo(como Majin Boo), eles interferem. Também são os responsáveis pela produção dos Brincos Potara.

O Kaioshin do Norte ou Supremo Senhor Kaioh do Norte fiscaliza o trabalho do Kaioh do Norte. Parece um idoso mas é um grande samurai. Foi o segundo a ser morto por Majin Boo.

A Kaioshin do Oeste ou Suprema Senhora Kaioh do Oeste fiscaliza o trabalho do Kaioh do Oeste. É uma mulher alegre e rápida que parece gostar do Kaioshin do Sul. Foi a primeira a ser morta por Majin Boo.

O Kaioshin do Leste ou Supremo Senhor Kaioh do Leste fiscaliza o trabalho da Kaioh do Leste. É o mais novo de todos e foi o único a sobreviver ao ataque de Majin Boo. Quando Bibidy resolveu trancar Majin Boo no seu ovo por um tempo, o Kaioshin do Leste aproveitou a chance e o matou, deixando Boo preso. Acaba se fundindo com Kibito, criando Kibitoshin.

Kibito é um guerreiro que não se tornou um Kaioshin perfeito, permecendo como Kaioshin Inferior. É tutor do Kaioshin do Leste e foi morto por Dabura e depois ressuscitado pelas Esferas do Dragão. Se fundiu acidentalmente com o Kaioshin do Leste que se transformaram em Kibitoshin, mas depois pediram a Porunga que a fusão fosse desfeita em Dragon Ball Super.

O Kaioshin do Sul ou Supremo Senhor Kaioh do Sul fiscaliza o trabalho do Kaioh do Sul. O Kaioshin do Sul é o mais forte dos Kaioshins, tirando Daikaioshin. Lutou numa luta de igual para igual com Majin Boo e devido a isso, acabou sendo absorvido dando a Boo uma nova forma e mais poderes.

O Dai Kaio Shin (大界王神? lit. "Grande Deus Rei do Mundo") ou Sagrado Senhor Kaioh é o mais forte dos deuses e cuida de tudo com aparência tranqüila. É um homem gordo mas poderoso e consegue partir Majin Boo em milhões de pedaços sem gastar quase nada do seu ki. Deixou-se absorver por Majin Boo pensando com isso ele se tornaria bom, mas não deu certo.

Ro Kaioshin (老界王神? lit. "Antigo Deus Rei do Mundo") ou Antigo Kaioshin é um velho Kaioshin que foi aprisionado na Espada Z. Depois que Gohan a quebrou ele foi libertado. Antigamente ele era mais jovem e bonito, mas uma bruxa pegou um dos seus Brincos Potara e ele se juntaram. Ele se tornou um velho mas ganhou um enorme poder mágico. Por ser o mais forte e experiente Kaioshin remanescente, ele ocupa o cargo de novo Daikaioshin.

Koola

Koola em sua penúltima forma

Koola (クウラ Kuura?, também conhecido pelo seu nome em inglês, Cooler) é um personagem exclusivo do anime que aparece no quinto e no sexto filme de Dragon Ball Z. Ele é irmão de Freeza e, no primeiro filme, veio à Terra para se vingar de Goku e os outro Saiyajins sobreviventes, no entanto foi derrotado. No filme seguinte, os Guerreiros Z descobrem que Koola sobreviveu.[3][4] Ele volta, e dessa vez diferente, com uma armadura metálica; agora ele é conhecido como Meta Koola (メタルクウラ Meta Kuura?) e pode criar réplicas de si mesmo.

Ele ainda aparece brevemente em Dragon Ball GTcomo um dos vilões que escaparam do inferno em sua forma final, e também no OVA O Plano para Erradicar os Saiyajins e em diversos jogos da série.[5][6] Ele é dublado por Ryūsei Nakao, na versão original, e por Carlos Campanile, na versão brasileira. uma pessoa muito fraca antes de assumir sua forma final

Nappa

O "Grande" Nappa.

Nappa (ナッパ?).Um ano após a morte de Raditz, Nappa e Vegeta chegam à Terra. Para tal embate, os guerreiros Z se prepararam com treinamentos variados. Goku, que tinha se sacrificado para derrotar Raditz, é ressuscitado com as esferas do dragão e está a caminho do local da batalha, voltando pelo Caminho da Serpente. Enquanto isso, os guerreiros Z passam por apuros ao enfrentarem Nappa, que é muito forte. Yamcha é morto por um Saibaman, após um descuido dele mesmo, e os próximos são: Ten Shin Han, após perder seu braço esquerdo e usar todo o seu poder em um último esforço; Chaos, que também morre, após seu ataque suicida que revelou-se inútil; e Piccolo, que sacrifica sua vida para proteger o pequeno Gohan de um ataque mortal de Nappa. Com a morte de Piccolo, Kami Sama também morre e as esferas do dragão desaparecem. Quando tudo convergia para a vitória dos saiyajins, eis que Goku finalmente chega e a luta toma um novo rumo. Todos viam Nappa como um adversário invencível - os guerreiros Z chegaram a pensar que nem Goku seria capaz de derrotá-lo - porém, Nappa é vencido de forma humilhante. Vegeta então mata seu tutor sem piedade, ao ver seu péssimo desempenho na luta, principalmente porque Goku é considerado um guerreiro de classe baixa.

Nappa, tem uma breve aparição na saga "Super 17" de Dragon Ball GT, quando a Terra e o Inferno estão ligados, mas é novamente morto por Vegeta, ao concluir que Nappa não havia mudado seu jeito de ser, mesmo aumentando seus poderes.

Se consideram sua personalidade, pode - se perceber que Nappa não seria verdadeiramente mal, mas que sofria de uma influência muito negativa da parte de Vegeta. De outro modo, ele poderia ter se tornado um bom amigo de Goku e cia. Também odeia que falem mal de sua mãe pois, segundo ele, era uma mulher muito digna.

Taopaipai

Taopaipai (桃白白•タオパイパ) ou General Tao é o assassino número um da Patrulha Vermelha e irmão mais novo de Tsuru-Sennin, rival eterno do Mestre Kame.

Vovô Gohan

Gohan, como é visto no episódio 76 de Dragon Ball.

Son Gohan (孫悟飯じいさん Son Gohan jiisan?) é o avô adotivo de Goku, que encontrou em uma nave espacial. Ele ensina as artes marciais que aprendeu com o Mestre Kame para Goku.Gohan aprendeu com Mestre Kame o Kamehameha, sua técnica mais poderosa.[7] Ele é morto por Goku durante sua transformação em Oozaru em uma noite de lua cheia, mas Goku demora vários anos para descobrir o que aconteceu. Gohan volta a viver por um dia com a ajuda de Uranai para treinar Goku e antecipar seu crescimento, e reaparece como assistente de Annin, a guardiã do fogo. Sua voz é feita por Osamu Saka na série japonesa original e ele é representado por Randall Duk Kim no filme Dragonball Evolution.

Vovó Uranai

Vovó Uranai (português brasileiro) ou Baba (português europeu) é uma velha vidente com mais de 500 anos de idade, e irmã mais velha do Mestre Kame. Ela possui uma bola de cristal que a permite ver o futuro ou qualquer lugar do planeta no presente. A bola de cristal flutua e ela pode usá-la para levitar. Ela é capaz de trazer uma pessoa que morreu no passado para passar um dia na Terra com os vivos. Ela prevê o futuro, mas cobra muito caro para isso, contudo, se a pessoa for capaz de derrotar os guerreiros que ela trouxer do outro mundo, ela verá o futuro para ela. Quando Goku morreu pela segunda vez, ele foi lutar no torneio de artes marciais na Terra com ajuda da Vovó Uranai.

Zarbon

Zarbon é um soldado de classe alta de Freeza, de raça desconhecida. Era o braço esquerdo de Freeza.

Em Namekusei, Zarbon e Dodoria estavam à procura das esferas do dragão para Freeza conseguir a vida Eterna e assim derrotar os sayajins que estavam cada vez mais fortes. Quando Dodoria é morto por Vegeta, Zarbon logo se encontra com Vegeta, desperta sua verdadeira forma e humilha o saiyajin, que cai quase morto no chão. Em seguida, Zarbon vai cantar vitória para Freeza, mas este diz que se Vegeta escondeu alguma esfera do dragão, então Freeza precisava dessa informação, e se Zarbon não encontrasse o saiyajin vivo, ele mesmo seria o próximo morto. Zarbon então parte em busca de Vegeta e o leva para a câmara de recuperação, mas desta vez, mesmo transformado, é morto facilmente por um Galick-Ho de Vegeta.

Zarbon e Dodoria têm ainda uma aparição muito rápida na série Dragon Ball GT, quando o Inferno e a Terra se conectam, abrindo um portal de livre passagem para os mortos.

Referências

  1. <http>www.youtube.com/watch?v=DwNMp2JAcxQ</http> Mangá Oficial de Akira, mostra nomes e segredos dos andróides 17 e 18 via Casa do Kami
  2. [1]
  3. Divers, Allen (6 de fevereiro de 2002). «Dragonball Z - Cooler's Revenge Movie 5 DVD» (em inglês). Anime News Network. Consultado em 2 de abril de 2013 
  4. Tyner, Adam (11 de novembro de 2008). «Dragon Ball Z: The Return of Cooler / Cooler's Revenge (Blu-ray)» (em inglês). DVD Talk. Consultado em 2 de abril de 2013 
  5. «DRAGON BALL Z 3 キャラクター» (em japonês). Dimps. Consultado em 2 de baril de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  6. «ドラゴンボール レイジングブラスト» (em japonês). Bandai Namco. Consultado em 2 de baril de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  7. Mangá Dragon Ball, vol. 9, capítulo 106, página 146.