Mórmon (Livro de Mórmon)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre o profeta. Para os membros da Igreja SUD, veja Mórmon. Para outros significados, veja Mórmon (desambiguação).
Série temática sobre os
Santos dos Últimos Dias
História
Primeira Visão
Crise na sucessão
Escrituras-padrão
Livro de Mórmon
Doutrina e Convênios
Pérola de Grande Valor
Bíblia
Importantes líderes
Joseph Smith Jr. · Oliver Cowdery
Sidney Rigdon · Brigham Young
Publicações Periódicas (em português)
A Liahona
Doutrinas
Regras de fé
Estrutura
Primeira Presidência
Quórum dos Doze Apóstolos
Quórum dos Setenta
Conflitos
Guerra Mórmon · Guerra de Utah
Legião Nauvoo · Batalhão Mórmon
Ramificações
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Comunidade de Cristo
Bickertonitas · Strangitas
Igreja de Cristo (Lote do Templo)


Mórmon é crido pelos membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias como tendo sido um profeta-historiador e membro de uma tribo de indígenas americanos conhecidos como nefitas, um dos quatro grupos (incluindo os lamanitas, jareditas e mulequitas) descritos no Livro de Mórmon como tendo se estabelecido nas antigas Américas.

De acordo com o Livro de Mórmon, o profeta Mórmon gravou um resumo da história de seu povo em placas de ouro. Com base na cronologia descrita no livro, Mórmon viveu durante o século IV. Como narrador do texto, Mórmon se apresenta como redator. Ele cita e parafraseia outros escritores, coleta e inclui textos inteiros de outros autores, contribui com comentários contínuos e também escreve sua própria narrativa. Ele escreve sobre o processo de confecção do livro, tanto no que diz respeito à compilação das obras de outros profetas, quanto à gravação das palavras em placas de metal. Ele alude ao conteúdo que fica de fora do livro e se refere a uma coleção maior de registros à sua disposição.

O Livro de Mórmon afirma que Mórmon foi instruído pelo profeta Amaron sobre onde encontrar os registros transmitidos por seus ancestrais. Também diz que Mórmon mais tarde resumiu a história de quase um milênio de seus ancestrais e acrescentou revelações adicionais ao Livro de Mórmon. As divisões do livro relacionadas à história pessoal de Mórmon são as Palavras de Mórmon e os primeiros sete capítulos do livro maior. O livro diz que Mórmon eventualmente passou todos os registros para seu filho Morôni.

História de vida[editar | editar código-fonte]

De acordo com o registro de Mórmon no Livro de Mórmon,[1] ele nasceu por volta de 311, filho de um pai cujo nome também era Mórmon, mas foi nomeado "por causa da terra de Mórmon, a terra onde Alma organizou a igreja entre o povo".[2] Por volta dos dez anos de idade, ele foi visitado por Amaron e recebeu instruções sobre onde encontrar as gravuras sagradas dos profetas nefitas e o que gravar nelas. Aos onze anos, Mórmon foi levado para a terra de Zaraenla por seu pai.

Mórmon escreve que aos quinze anos foi visitado por Jesus Cristo.

Aos seus "dezesseis anos", em 326, sendo jovem, mas "de grande estatura", Mórmon "foi designado pelo povo de Néfi" para ser o líder de seus exércitos, e lutou contra os lamanitas em muitas batalhas depois disso.[3]

Mórmon foi para a colina Sim por volta dos 24 anos de idade, conforme instruído por Amaron, para coletar e resumir os registros nefitas.

Em 362, Mórmon escreve que "recusou-se terminantemente... a ser comandante e chefe" dos nefitas "em virtude de suas iniquidades e abominações". No entanto, cerca de treze anos depois, Mórmon decidiu retornar como comandante dos exércitos nefitas, pois eles estavam sendo duramente derrotados pelos lamanitas.

Ao retornar, Mórmon novamente os liderou na batalha contra os lamanitas até a destruição total da nação nefita, que ocorreu como resultado de uma grande batalha travada entre os dois grupos em 385. O profeta Morôni, filho de Mórmon a quem entregou as placas de ouro, registra que Mórmon foi morto pelos lamanitas (presumivelmente em 385 ou pouco depois). Como o último profeta e guardião do registro, Morôni teria se tornado o anjo ou mensageiro que revelou a localização das placas de ouro a Joseph Smith em 1823.[4]

Em 385, Mórmon testemunhou a destruição do povo nefita e de seus exércitos enquanto lutavam contra os lamanitas.[5] Mórmon tinha 74 anos na época (385 menos 326 anos após o nascimento de Cristo, quando Mórmon disse que tinha 15 anos (16º ano)[6]). 15 anos depois, em 400, Morôni termina o registro de seu pai[7] e menciona que seu pai foi morto após a batalha contra os lamanitas no Monte Cumora,[8] que teria sido após 385, fazendo com que Mórmon tivesse pelo menos 74 anos quando morreu.

Significado do nome[editar | editar código-fonte]

O estudioso mórmon Hugh Nibley observou a prevalência de nomes no Livro de Mórmon com a raiz "mor" e sugeriu que a raiz pode ser de origem egípcia com o significado de "amado".[9] No entanto, na edição de 15 de maio de 1843 do Times and Seasons, Joseph Smith explicou o nome como sendo uma contração da palavra inglesa "more" e "mon", uma palavra que Smith alegou ser egípcia para "bom", tornando o nome significa literalmente "mais bom".[10]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The Book of Mormon. Salt Lake City: Corporation of the President of the Church of Jesus Christ of Latter-day Saints. 1985. pp. 469–87 
  2. 3 Néfi 5:12
  3. Mormon 1:2
  4. Joseph Smith–History 1:27-54
  5. Mórmon 6:1
  6. Mórmon 8
  7. Mórmon 8:1
  8. Mórmon 8:3
  9. See Hugh W. Nibley, Teachings of The Book of Mormon. Semester 3, Lecture 71 Arquivado em 2012-11-27 no Wayback Machine
  10. Joseph Smith Junior. Correspondence. Times and Seasons Vol. 4 № 13, 15 May 1843, p. 194.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]