Mecatrônica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
TOPIO 3.0, um robô humanóide designado para jogar tênis de mesa.

A Mecatrônica (português brasileiro) ou Mecatrónica (português europeu) é uma área que utiliza as tecnologias de mecânica, eletrônica/electrónica e a tecnologia da informação para fornecer produtos, sistemas e processos melhorados, sendo uma das áreas mais novas da engenharia, bem como no nível técnico-profissionalizante, em todo o mundo. O domínio integrado dessas diversas tecnologias é o que se pode chamar de Sistemas Mecatrônicos.

Características[editar | editar código-fonte]

Diagrama de Mecatrônica.

A mecatrônica enfatiza o gerenciamento e o controle da complexidade dos processos de indústrias modernas que exigem ferramentas sofisticadas para gerar em tempo real, seus diversos processos integrados.

Segundo o Comitê Assessor para Pesquisa e Desenvolvimento Industrial da Comunidade Europeia (IRDAC) "Mecatrônica é a integração sinergética da engenharia mecânica com a eletrônica e o controle inteligente por computador no projeto de processos e de manufatura de produtos". Em outras palavras, quer dizer que a mecatrônica é a junção da Engenharia mecânica com Eletrônica com um controle inteligente por computador, ou seja, é uma máquina que tem tanto partes mecânicas como partes elétricas e sensores que captam informações e as repassam para as partes mecânicas capazes de nos fornecer produtos, sistemas e processos melhorados.

Podemos considerar como um exemplo de sistema mecatrônico uma lavadora de roupas com porta-sabão automático. Esse porta-sabão sabe a quantidade de sabão que deve colocar em cada ciclo, pois ele calcula a quantidade de roupas que tem no cesto. Isso significa que ela sabe a quantidade de sabão a ser colocada porque existe um sensor abaixo do cesto da máquina que pesa a quantidade de roupas. Depois de pesar a roupa, um computador processa essa informação e nota quanto de roupa está dentro da máquina, então ele manda um comando para o atuador, que despeja a quantidade de sabão necessária para a lavagem correta.

A mecatrônica funciona como uma espécie de "futuro das engenharias". Inicialmente, o curso tem disciplinas comuns a qualquer engenharia: Cálculo, Física, Mecânica e elétrica básica. Na parte específica do curso, são introduzidas disciplinas que incluem circuitos lógicos, controle de sistemas mecânicos e automação industrial. Como várias das disciplinas do curso envolvem aspectos práticos e experimentais, elas naturalmente incluem aulas em laboratórios específicos.

Devemos também considerar no exercício da mecatrônica, conhecimentos aprofundados em materiais, suas ligas e propriedades físico-químicas. Tais características são fundamentais e determinarão a vida útil de um equipamento ou dispositivo mecatrônico.

Formação[editar | editar código-fonte]

A formação nesta área no Brasil pode ocorrer em nível técnico e superior, como é o caso do técnico de nivel médio, técnico em mecatrônica, e nos cursos de nível superior que levam as mais diversas denominações como o Tecnólogo em mecatrônica e a Engenharia de Controle e Automação. O Ministério da Educação define o curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação como o que representa oficialmente esta formação; no entanto, pode-se encontrar essa formação também como Engenharia Mecatrônica.

As disciplinas mais comumente encontradas nos cursos de graduação em Engenharia de Controle e Automação ou Mecatrônica incluem:

Eletrônica/Eletricidade
Física
Automação
Mecânica
Matemática
Computação
Outros
  • Engenharia Ambiental
  • Projeto de Sistemas Mecatrônicos
  • Princípios de Economia
  • Princípios de Administração
  • Estágio Supervisionado
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Planejamento e Controle de Projetos
  • Química Geral
  • Química Experimental
  • Ética e Legislação Profissional

Ver também[editar | editar código-fonte]