Mestre Instalado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Mestre Instalado é um cargo na terminologia maçônica utilizada para designar o Mestre Maçom que foi eleito ou ocupou o cargo de Venerável-Mestre de uma Loja.

A expressão "Instalado" deriva da cerimônia na qual o Mestre recebe este título: chamada cerimônia de Instalação na Cátedra de Salomão. [1]

A qualidade dada ao Mestre Maçom de Mestre Instalado na Maçonaria Simbólica advém do reconhecimento do obreiro como sendo um mestre experiente, detentor de conhecimento maçônico e de sabedoria, capacidades estas essenciais para a liderança dos irmãos de sua loja. Ao ser eleito, o Mestre Maçom passa por um processo de instalação, assumindo, assim, o cargo da Presidência da Administração. Enquanto na presidência, tem a responsabilidade de administrar a loja bem como orientar, conduzir e instruir os demais irmãos nas sessões ritualísticas. É o principal responsável pela união dos integrantes da loja. Após o final de sua gestão, passa a pertencer a um grupo seleto de mestres que compõe o Colégio de Mestres Instalados. Em razão da experiência, costumeiramente os Mestres Instalados são chamados à atuar como conselheiros de suas Lojas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Maçonaria é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. Ritual de Instalação e Venerável Mestre e posse das Luzes. Grande Oriente do Brasil.