Migração pendular

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Geografia.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde Novembro de 2008.

Migração pendular (ou migração diária) é pelo qual milhões de pessoas saem de sua cidade no período da manhã para cumprir jornada de trabalho em outra, retornando só à noite para casa

Esses fluxos não configuram exatamente uma migração, pois não é uma mudança definitiva nem por largo período.

Entre os casos mais comuns de migração pendular está o dos boias-frias, que saem da cidade e se deslocam para o meio rural para exercer sua atividade.


No Brasil, o êxodo rural - deslocamento de populações do campo para as áreas urbanas - foi mais acentuado entre as décadas de 1950 e 1980, período em que as maiores metrópoles do país, em especial São Paulo e Rio de Janeiro, eram os grandes polos de atração popular do país.

Nessa época, houve grande expansão horizontal das regiões metropolitanas em direção à periferia, acompanhada pela deteriorização das condições de moradia da população e do meio ambiente nas áreas ocupadas. Multiplicaram-se as favelas e os cortiços. Começaram a surgir e a crescer os loteamentos clandestinos em áreas de manancial, desprovidas de abastecimento de água e coleta de esgoto e lixo.

À medida que as metrópoles se expandiram horizontalmente, o deslocamento de pessoas entre a casa e o trabalho ( ou escola ) aumentou. Muitas vezes, elas trabalham ou estudam em outra cidade, percorrendo longas distâncias todos os dias. Esse vaivém diário de pessoas entre dois lugares diferentes é chamado de migração pendular (em comparação ao movimento de vaivém dos pêndulos).


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.