Monkey Island

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Monkey Island (em português, Ilha dos Macacos) é uma série de jogos eletrônicos de adventure feita pela LucasArts Entertainment.

Jogos[editar | editar código-fonte]

A série Monkey Island é conhecida por seu humor. Piadas, sarcasmo e situações hilárias que não faltam nesse jogo. A série é formada por cinco jogos (em ordem de lançamento):

  • The Secret of Monkey Island ("O Segredo da Ilha dos Macacos"),
  • Monkey Island 2: LeChuck's Revenge ("Ilha dos Macacos 2: A Vingança de LeChuck"),
  • The Curse of Monkey Island ("A Maldição da Ilha dos Macacos") e
  • Escape from Monkey Island ("Fuga da Ilha dos Macacos").
  • Tales of Monkey Island ("Contos da Ilha dos Macacos").

The Secret of Monkey Island[editar | editar código-fonte]

O jovem obstinado chamado Guybrush Threepwood vai à Ilha do Vale-Tudo (originalmente Mêlée Island, só virou "Ilha do Vale-Tudo" quando a Brasoft lançou o 3º jogo da série em português, "A Maldição da Ilha dos Macacos") com a intenção de se tornar, nas palavras dele próprio, um poderoso pirata.

Mas logo ele descobre que não seria tão fácil e, encontrando os três piratas-chefes, fica sabendo que teria que passar por três provas de proficiência para que só então pudesse ser um pirata. Guybrush parte para sua aventura, onde terá que demonstrar ser mestre nas artes de caça a tesouros, luta de espadas e pilhagem. Enquanto está em uma destas provas, Guybrush conhece o amor de sua vida, a governadora Elaine Marley.

Infelizmente ele encontrou também aquele que viria a ser o seu arquiinimigo, o pirata fantasma LeChuck. E quando LeChuck rapta Elaine, Guybrush logo reúne uma tripulação e um navio para ir salvá-la na Ilha dos Macacos.

Após livrar-se de contratempos usuais, e com a ajuda da "Madame Vodu", de Stan, Meathook ("Gancho Carne", um sujeito que tem ganchos no lugar das mãos), Otis, Carla - a mestra da espada, entre outros mais, Guybrush descobre que LeChuck irá casar-se com Elaine na ilha Vale-Tudo. Rapidamente ele abandona sua tripulação e parte para cumprir seu destino. Chegando lá nosso herói consegue derrotar LeChuck e salvar Elaine.

Recentemente a LucasArts lançou um remake do jogo (muito bem feito, por sinal), utilizando, claro, novos gráficos e incluindo vozes nos personagens.

Monkey Island 2: LeChuck's Revenge[editar | editar código-fonte]

O segundo jogo da série segue os padrões do anterior, porém com mais ilhas, personagens, gráficos melhorados (para a época) e um vilão ainda mais perigoso e vingativo. Monkey Island 2: LeChuck's Revenge (A Vingança de LeChuck) foi lançado em 1991, e saiu para DOS, Mac OS, Amiga, FM Towns e mais uma vez utilizou a engine SCUMM, além de ter sido o primeiro jogo da LucasArts a utilizar a engine para som iMUSE (Interactive MUsic Streaming Engine), que foi integrada à SCUMM. Mais uma aventura de Guybrush Threepwood, que já se tornou um renomado pirata, está atrás do lendário tesouro de "Big Whoop". Ele inicia sua jornada em "Scabb Island", uma ilha sem leis ou autoridades, exceto pelo tirano "Largo LaGrande", que é tirado de cena por Guybrush graças a um boneco vodu. Porém, por um descuido (situação comum) de Guybrush, Largo consegue pegar um pedaço da barba de LeChuck e ressuscitá-lo na forma de um pirata zumbi. Agora a única chance de Guybrush escapar da vingança de LeChuck é encontrar o tesouro de Big Whoop e o único mapa para encontrá-lo foi divido em várias partes, que se encontram em diferentes ilhas do Caribe. Depois de encontrar os mapas Guybrush parte para seu destino. Lá é aprisionado junto com Wally na fortaleza de LeChuck, de onde escapa com uma explosão. Após descobrir a localização do Big Whoop, Guybrush descobre que este tesouro é mais que um "tesouro qualquer" e sim a chave para uma outra dimensão, que permitirá que ele escape de LeChuck para sempre. Depois de uma hilária batalha, Guybrush vence LeChuck, porém essa vitória superficial fez com que nosso pirata fosse enfeitiçado pelo vilão. Este feitiço fez com que Guybrush se transformasse em um garotinho que acreditava estar em um parque de diversões com seu irmão. Porém, este parque de diversões é o lendário Big Whoop e o seu "irmão" é o próprio LeChuck. O jogo segue os padrões do anterior porém com mais ilhas, personagens, graficos melhorados e um vilão ainda mais perigoso e vingativo. Elaine aparece poucas vezes durante o jogo e aparenta estar com mágoas de Guybrush.

The Curse of Monkey Island[editar | editar código-fonte]

O terceiro jogo da série é caracterizado pela inovação nos gráficos, que apesar de serem 2D são todos desenhados, o que dá um ar de gibi animado no qual você é o mocinho.

Após conseguir sair do feitiço que o transformou em criança, Guybrush Threepwood escapou do parque dos malditos. Após ficar perdido no mar por dias, chegou à porta da Ilha Plunder, onde avistou uma batalha entre LeChuck e Elaine. Após ser capturado, Guybrush reencontra Wally que o ajuda destruir LeChuck, que explode junto com sua bala de canhão Vodoo. Quando navio afunda, Guybrush encontra um lindo anel no tesouro de LeChuck.

Nosso heroi pede a mão de Elaine e entrega-lhe este anel. Porém, o que eles não sabiam é que aquele anel tinha uma terrível maldição que transformou Elaine em ouro.

Viajando pelas ilhas do Sangue, da Caveira, com ajuda da Dama Vodoo, Stan, e de sua nova tripulação, composta por Buchada, Van Helgen e Bill Cortagoela, Guybrush consegue vencer vários desafios, seja saquear navios, ou recuperar seus tesouros e o mapa roubado pelo temível Capitão Rottingham.

Por fim nosso poderoso e atrapalhado pirata consegue desfazer a maldição e salvar Elaine. Porém, quando tudo parecia resolvido os pombinhos novamente são aprisionados por LeChuck no parque dos malditos, porém desta vez LeChuck voltou em uma forma de pirata zumbi feito de enxofre, ossos e fogo.

Guybrush consegue armar uma armadilha para LeChuck e aprisioná-lo numa montanha de gelo dentro do Big Whoop. Este explode, levando consigo a alma do pirata zumbi LeChuck.

Finalmente Elaine e Guybrush se casam e partem em uma feliz lua de mel que durou 3 meses…

Escape from Monkey Island[editar | editar código-fonte]

Escape from Monkey Island é a quarta aventura do herói Guybrush Threepwood, o primeiro jogo da série em 3D.

Nesta aventura Guybrush está recém-casado com sua amada Elaine Marley, agora Elaine Marley Threepwood, e no regresso da lua de mel, descobrem que alguém os declarou como mortos.

A partir deste ponto Guybrush, a pedido de Elaine, parte para a ilha do Lucro, onde deverá falar com os advogados da família para impedir a destruição da Mansão de Elaine. Chegando lá, Guybrush fala com os advogados e vai retirar do banco os pertences e presentes de H. T. Marley para levá-los a Elaine. Porém, o pirata Pegnose Pete rouba os pertences de H. T. e o banco. Todos acusam Guybrush deste feito. Depois de provar a sua inocência e recuperar os tesouros da família, nosso herói descobre que Pegnose Pete trabalha para Ozzy Mandrill, comerciante australiano que deseja comprar todo o Caribe.

Todos esse fatos encobrem a verdade, na qual LeChuck escapou da montanha de gelo em que Guybrush o havia deixado, e agora com a ajuda de Pegnose e Ozzy deseja encontrar os pedaços de um tesouro Vodoo mil vezes mais poderoso que o Big Whoop, chamado Insulto Definitivo. Tal tesouro desmoralizaria até o mais experiente pirata. Com este artefacto em mãos Lechuck poderia fazer com que Elaine o amasse e se casasse com ele.

Então Threepwood parte para a Ilha Jambalaya para recuperar os pedaços deste terrível tesouro. Após consegui-lo, o pirata zumbi rouba-o de Guybrush, aprisionando-o na Ilha dos Macacos.

Porém, o que o pirata Zumbi não esperava é que Guybrush, JOJO Jr, e Herman T., que na verdade é o avô de Elaine Horacio Torcameda Marley, descobririam os SEGREDOS DA ILHA DOS MACACOS.

Com isso Guybrush recuperou a família, novamente salvou Elaine, derrotou Lechuck, Ozzy Mandrill, Pegnose Pete e finalmente livrou os piratas de serem desmoralizados.

Tales of Monkey Island[editar | editar código-fonte]

'Tales of Monkey Island é uma série de cinco capítulos sendo produzida pela Telltale Games para o WiiWare e computador. Os cinco capítulos são Launch of The Screaming Narwhal, The Siege of the Spinner Cay, Lair of the Leviathan, The Trial and Execution of Guybrush Threepwood e Rise of the Pirate God.

No capítulo Launch of the Screaming Narwhal, Guybrush acaba ficando com sua mão amaldiçoada pela Cursed Cutlass of Kaflu. LeChuck volta a ser um ser vivo quando atacado por essa mesma maldição, e sua essência "maldosa", chamada de Pox de LeChuck, acaba atacando a mão de Guybrush que tem vontade própria. Depois, Guybrush acaba caindo em na ilha Flotsam, onde os ventos o prendem, impedindo-o de sair. Agora Guybrush precisa sair dessa ilha para salvar Elaine que está com LeChuck.

Personagens recorrentes[editar | editar código-fonte]

  • Guybrush Threepwood; (todos os jogos)
  • Elaine Marley; (todos os jogos)
  • Pirata Demônio Zumbi Fantasma LeChuck; (todos os jogos)
  • Dama Vodu; (todos os jogos)
  • Stan; (todos os jogos)
  • Herman Toothrot; (jogos Secret of Monkey Island, LeChuck's Revenge e Escape from Monkey Island)
  • Os Canibais; (Secret of Monkey Island e Curse of Monkey Island)
  • Wally; (jogos Monkey Island 2: LeChuck's Revenge e Curse of Monkey Island)
  • Largo LaGrande; (LeChuck's Revenge)
  • Otis; (Secret of Monkey Island, Escape from Monkey Island)
  • Carla the Swordmaster; (Secret of Monkey Island e Escape from Monkey Island)
  • Meathook; (Secret of Monkey Island e Escape from Monkey Island)
  • Murray; (Curse of Monkey Island, Escape from Monkey Island e Tales of Monkey Island)