Day of the Tentacle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Day of the Tentacle
Produtora LucasArts
Editora(s) LucasArts
Plataforma(s) DOS
Mac OS
Data(s) de lançamento Estados Unidos da América: 1993
Gênero(s) Adventure
Modos de jogo Single Player
Número de jogadores 1
Classificação ESRB
Média Disquete
CD-ROM
Controles Mouse
Teclado

Maniac Mansion 2: Day of the Tentacle (O Dia do Tentáculo) é um adventure, lançado originalmente em 1993 pela LucasArts. É o oitavo jogo a usar a engine SCUMM.

O jogo foi lançado simultaneamente em duas versões: em disquete e em CD-ROM. A versão em CD-ROM trazia vozes. Day Of The Tentacle foi desenvolvido por Dave Grossman e Tim Schafer.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Day Of The Tentacle se passa cinco anos após os eventos de Maniac Mansion. Dos sete personagens jogavéis do original, o único a retornar é Bernanrd Bernoulli, o estereótipo de um nerd. Desta vez, Bernard tem um papel principal, já que é ele quem lidera seus dois novos amigos, Hoagie (um headbanger) e Laverne (uma garota com traços de insanidade), no retorno à Mansão. Uma das criações do Dr. Fred Edison, o Tentáculo Roxo, bebe água contaminada com radiação de um lago do lado da Mansão, o que o leva à uma mutação que lhe provê dois braços e um desejo de dominar o mundo. Bernard e seus amigos planejam voltar no tempo usando a "Chron-o-John", uma máquina do tempo criada pelo Dr. Fred, para impedir o Tentáculo Roxo de beber a água radioativa.

Infelizmente, a imitação barata de diamante (elemento essencial para a máquina) falha, separando o trio em eras diversas: Hoagie volta 200 anos no passado, aonde ele encontra figuras históricas da história americana como George Washington e Benjamin Franklin; Laverne avança 200 anos no futuro, aonde o Tentáculo Roxo já dominou o mundo, e a raça dominante são os tentáculos, sendo que a humanidade foi reduzida à animais de estimação. Bernard permanece no presente. Com a ajuda do Tentáculo Verde (outrora amigo do Roxo e pretenso músico de Rock 'n' Roll) precisa encontrar um diamante original para fazer a máquina do tempo funcionar corretamente. Hoagie e Laverne precisam conectar eletricidade para fazer seus compartimentos de viagem no tempo funcionarem. O jogo usa de forma criativa as três eras diversas, com diversos desafios que necessitam da ação conjunta de pelo menos dois personagens. Por exemplo, um anúncio de um aspirador de pó precisa ser enviado ao passado, para que Hoagie o coloque na caixa de sugestões da constituição da América; uma clausúla é adicionada na constituição obrigado todo cidadão americano a ter um aspirador de pó no porão. E, consequentemente, no futuro, quando os aspiradores de pó já existirem, você pode encontrar um e usá-lo.

Um dos fatos mais interessantes de Day Of The Tentacle é que ele inclui o Maniac Mansion original para ser jogado na íntegra, disponível no computador do quarto do Weird Ed.

Relação com a história americana[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Uma das características mais originais do enredo de Day Of The Tentacle é que ele permite o jogador a interagir com versões humorísticas de figuras importantes da história da America Colônial: George Washington, Thomas Jefferson, Benjamin Franklin, John Hancock e Betsy Ross, todos com as personalidades cômicamente exageradas. Descendentes deles podem ser vistos em outras eras. Alguns dos melhores desafios do jogo envolvem esses personagens.

Em uma sequência, Hoagie precisa dar um charuto explosivo para Washington para substituir sua prótese dentária por uma dentadura mecânica, enquanto em outra ele precisa dar um desenho de um tentáculo para Ross, que o usa como base para criar a bandeira americana. Uma bandeira em formato de tentáculo aparece no futuro e Laverne pode usá-la como disfarce para passar pela guarda militar dos Tentáculos.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Day Of The Tentacle usa o sistema "apontar e clicar", como na maior parte dos adventures da época (esse sistema foi estabelecido pelo próprio Maniac Mansion). O jogador escolhe a direção que o personagem deve se dirigir ao clicar em um ponto na tela. Há ações como "pegar", "olhar" e "empurrar" disponíveis em uma barra no canto inferior da tela, que são acessador com cliques também. Os personagens também possuem seus inventários, aonde alojam seus objetos.

Em Maniac Mansion, os personagens podiam ser mortos em várias ocasiões. A partir de The Secret of Monkey Island, a LucasArts adotou uma filosofia diferente, que não punia o jogador por explorar os limites do mundo do jogo. De fato, a maioria dos jogos lançados pela LucasArts após Monkey Island (incluidno Day Of The Tentacle), o personagem não pode morrer (apesar de existir uma sequência em Monkey Island aonde o personagem pode morrer).

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Bernanrd aparece três vezes em Sam & Max Hit The Road, como balconista no Snuck's. Em cada uma das aparições, ele está com alguma diferença facial.

Sequências[editar | editar código-fonte]

Existem grupos de fãs na Alemanha que começaram a criar jogos que dão continuidade à Day Of The Tentacle, mas nenhum ainda foi concluído. A LucasArts demonstra pouca aceitação com a idéia de terceiros usarem suas licenças.

O jogo chama-se Maniac Masion 3 - Return of the Tentacle ou Day of the tentacle 2 - Return of the tentacles! --> Homepage em http://www.dott2.org

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.