Montanhas Huangshan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pix.gif Montanhas Huangshan *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Huangshan fengjing.jpg
Montanhas Huangshan
País China
Critérios (ii), (vii), (x)
Referência 547
Coordenadas 30° 7′ N 118° 10′ E
Histórico de inscrição
Inscrição 1990  (14ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.

As Montanhas Huangshan são uma cordilheira no sul da província de Anhui, na China. A área é famosa pela sua beleza, que está nas formas peculiares dos seus picos de granito, nos Pinheiros de Huangshan, e nas nuvens que rodeiam os picos. A região tem também fontes de águas termais e piscinas naturais. As montanhas de Huangshan são um motivo tradicional na pintura e da literatura chinesa. Actualmente, foi declarado Património Mundial em 1990 e é um dos mais populares destinos turísticos na China.

Desde a dinastia Qin, Huangshan foi conhecida como Yishan. Obteve o no9me actual em 747, quando o poeta Li Bai lhe chamou assim nos seus escritos.

Pintura do Monte Huangshan

A cordilheira de Huangshan tem vários picos, 77 dos quais excedem os 1000 metros de altura. O pico mais alto é o Pico do Lótus (1864 m).

As montanhas foram formadas no Mesozóico, há cerca de 100 milhões de anos. No Quaternário a montanha sofreu a influência dos glaciares.

As fontes de águas termais localizam-se na base do Pico da Nuvem Roxa. A água mantém a temperatura de 45 °C todo o ano. A maior parte das piscinas naturais localizam-se na área de Songgu. Alguns corpos de água particularmente conhecidos são a Piscina do Velho Dragão, a Piscina do Dragão Verde, a Piscina do Dragão Preto, a Piscina do Dragão Branco e a Lagoa do Jade.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]