November Rain

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"November Rain"
Single de Guns N' Roses
do álbum Use Your Illusion I
Lado A "November Rain" (versão LP)
Lado B "Sweet Child o' Mine" (LP)
Lançamento Reino Unido Fevereiro de 1992
Estados Unidos Junho de 1992
Gênero(s) Hard rock, heavy metal, rock sinfônico
Duração 8:57
Gravadora(s) Geffen Records
Composição Axl Rose
Produção Mike Clink, Guns N' Roses
Informações sobre o vídeo musical
Lançamento 2 de junho de 1992
Director(es) Andy Morahan
Duração 9:08
Orçamento $1.500.000[1]
Cronologia de singles de Guns N' Roses
Último
Último
"Live and Let Die"
(1991)
"Knockin' on Heaven's Door"
(1992)
Próximo
Próximo

"November Rain" é o 11º single da banda de hard rock americana Guns N' Roses, escrita pelo vocalista Axl Rose e lançada em junho de 1992 como 5º single do álbum Use Your Illusion I. Inclui uma orquestra em som de fundo e é uma das canções mais longas da discografia do grupo.

De acordo com Tracii Guns, ex-guitarrista e membro fundador do Guns N' Roses, Axl vinha a trabalhar nessa música desde 1983 e, assim como "Estranged", ela foi inspirada na relação dele com Erin Everly, sua esposa na época. O video musical da canção, também lançado em 1992, venceu um MTV Video Music Award para Melhor Cinematografia e foi inspirado no conto intitulado Without You, de Del James. O vídeo é atualmente o 13 º mais caro de todos os tempos com um orçamento de cerca de 1,5 milhões de dólares, sendo que só o vestido de noiva usado pela atriz Stephanie Seymour custou 8 mil dólares.

Assim que foi lançada "November Rain" atingiu a 3º posição da Billboard Hot 100 a entrou no Top 10 das paradas de outros 10 países, vindo a se tornar 31º single mais vendido de todos os tempos na Alemanha, além de se tornar uma das baladas mais populares e uma das músicas mais conhecidas do Guns N' Roses. O solo de guitarra na canção supera mais de 1 minuto em diferentes versões e foi listado em 6º lugar na lista dos "100 Maiores Solos de Guitarra" pela revista Guitar World em 2006.

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

A Personagem de Stephanie chama-se "Elizabeth" e a de Axl "Mane". Basicamente Del James escreveu esta história baseado em algo no relacionamento de Axl e Erin anos atrás.

A história é sobre um Rock Star que estava totalmente apaixonado por essa mulher, e ela por ele, mas durante uma turnê, Mane pediu para Elizabeth para encontrá-lo no local que a banda estaria tocando naquela noite. Ela disse que não poderia. Mane ficou deprimido e decidiu ter uma farra com umas groupies que ele pegou naquela noite. Não sabia Mane que Elizabeth estava batendo na porta de seu quarto no hotel com sua bagagem de noite pronta para fazer uma surpresa para ele quando ela entrou e viu a cena. Elizabeth saiu desesperada e desapareceu. Mane por muito tempo tentou ligar para a casa dela, e ela não atendeu. Então por alguma razão Mane cogitou que ela iria se matar, dar um fim nele ou em ambos e correu para a casa de Elizabeth. Assim que ele chegou, ouviu um tiro e ele sabia o que ela tinha feito, que foi confirmado quando ele abriu a porta e viu metade da cabeça dela estourada.

Então Mane, com o coração despedaçado e sentindo-se culpado, em meio a todo seu sofrimento, escreveu uma canção para Elizabeth chamada "Without You" então ela poderia ouví­-la no céu. E quando ele finalmente terminou a música e poderia toca-la pela primeira vez, ele derrubou seu cigarro e seu tapete incendiou-se, mas ele ficou com o piano e não deixou a casa até que a canção estivesse terminada. O original da história (em inglês) pode ser encontrada no livro "The Language of Fear", de Del James.

OBS: Mane, personagem de Axl morre na história. Uma noite de madrugada, Del James ligou para o Axl super triste e chateado, pois teria que contar que seu personagem, Mane, havia morrido. Isso pode ser visto no Documentário Don't Cry, onde Del e Axl contam essa história

Composição e estilo[editar | editar código-fonte]

Assim como a maioria das canções do Guns N' Roses, "November Rain" teve toda a sua letra composta pelo líder Axl Rose, com a melodia tendo sido criada em parceria com os demais integrantes do grupo na época. A história da canção foi baseada no relacionamento de Axl e sua esposa Erin Everly, com quem se casou em 28 de abril de 1990, mas de que se separou 10 meses depois após muitas brigas e discussões, com a anulação do casamento vindo em janeiro de 1991.[2] A letra da canção é cheia de passagens que Axl declarou serem referência aos dias dele com Erin, como o refrão principal "(...)Sometimes i need sometime / on my own(...)", que em tradução livre significa "(...)Às vezes eu preciso de um tempo / só para mim(...)", uma referência a possessividade de Erin em relação a Axl e as dificuldades da convivência deles na mesma casa.[2]

Faixas[editar | editar código-fonte]

N.º Título Compositor(es) Duração
1. "November Rain"   Axl Rose 8:57
2. "Sweet Child O'Mine"   Axl Rose, Slash e Izzy Stradlin 5:55
3. "Patience"   Axl Rose e Izzy Stradlin 5:53

Desempenho nas paradas[editar | editar código-fonte]

Colocações semanais[editar | editar código-fonte]

Créditos[editar | editar código-fonte]

Guns N' Roses
Músicos adicionais
  • Shannon Hoon – backing vocals, coro
  • Johann Langlie – sintetizadores
  • Reba Shaw – backing vocals, coro
  • Stuart Bailey – backing vocals, coro

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Top Costliest Music Videos (em inglês). top-10-list (3 de junho de 2009). Página visitada em 14/02/2010.
  2. a b Anthony Bozza. Slash (em Inglês). [S.l.]: HarperCollins, 29 de outubro de 2007. Capítulo: "Escolha a Sua Ilusão". , 143 p. 978-0007257751
  3. Chartverfolgung / Guns N' Roses / Single (em Alemão). Musicline.de. Página visitada em 22 de setembro de 2011.
  4. a b Guns N' Roses- November Rain (canção) (em Inglês). Australian-Charts.com. Página visitada em 22 de setembro de 2011.
  5. Guns N' Roses- November Rain (canção) (em Alemão). Austriancharts.at. Página visitada em 22 de setembro de 2011.
  6. Guns N' Roses- História nas paradas (em Inglês). Billboard.com. Página visitada em 22 de setembro de 2011.
  7. a b c Guns N' Roses- Singles na Billboard (em Inglês). Allmusic.com. Página visitada em 22 de setembro de 2011.
  8. a b Guns N' Roses- November Rain (canção) (em Francês). LesCharts.com. Página visitada em 22 de setembro de 2011.
  9. Arquivo das paradas irlandesas (em Inglês). IrishCharts.ie. Página visitada em 22 de setembro de 2011.
  10. a b Guns N' Roses- November Rain (canção) (em Inglês). Charts.nz. Página visitada em 22 de setembro de 2011.
  11. a b Guns N' Roses- November Rain (canção) (em Inglês). NorwegianCharts.com. Página visitada em 22 de setembro de 2011.
  12. a b Guns N' Roses- November Rain (canção) (em Neerlandês). DutchCharts.nl. Página visitada em 22 de setembro de 2011.
  13. November Rain (em Inglês). ChartsStats.com. Página visitada em 22 de setembro de 2011.
  14. a b Guns N' Roses- November Rain (canção) (em Inglês). SwedishCharts.com. Página visitada em 22 de setembro de 2011.
  15. a b Guns N' Roses- November Rain (em Alemão). HitParade.ch. Página visitada em 22 de setembro de 2011.
  16. ARIA Charts- Paradas de fim de ano- Top 50 Singles (1992) (em Inglês). Aria.com. Página visitada em 22 de setembro de 2011.
  17. Single Top 100 Over 1992 (em Neerlandês). Top40.nl. Página visitada em 22 de setembro de 2011.
  18. a b Banco de dados: Ouro e Platina (em Alemã). MusikIndustrie.de. Página visitada em 22 de setembro de 2011.
  19. NVPI: Ouro e Platina (em Neerlandês). Nvpi.nl. Página visitada em 22 de setembro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um single é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.