Richard Fortus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Richard Fortus
Richard Fortus GunsNRoses.jpg
Richard Fortus com o Guns N' Roses em 2012.
Informação geral
Nascimento 17 de Novembro de 1966 (48 anos)
Origem Saint Louis, Missouri
País  Estados Unidos
Gênero(s) Hard rock, rock alternativo, post-punk, heavy metal, New Wave
Instrumento(s) Guitarra, violão, baixo, bateria, violino
Período em atividade 2002 - presente
Gravadora(s) Geffen
Afiliação(ões) Guns N' Roses, Love Spit Love, The Psychedelic Furs, Nena, X Japan, Rihanna, Thin Lizzy

Richard Fortus (Saint Louis, 17 de Novembro de 1966) é um guitarrista estadunidense. Foi membro de bandas como Love Spit Love e Psycadelic Furs até se tornar músico de estúdio, apoiando artistas famosos e diversos como Ozzy Osbourne, N'Sync e Nena até chegar ao Guns N' Roses, sendo membro sólido da banda. Sua entrada foi em 2002, substituindo Paul Tobias, amigo de longa data do Axl Rose, na guitarra rítmica. Era então a mais recente e jovem adiçao da banda, mas foi ganhando espaço e confiança, inclusive sendo encarregado de alguns solos (como em "Madagascar", "The Blues", "You Could Be Mine" e "Rocket Queen".)

Muito parecido fisicamente com o Izzy Stradlin (ex-membro, fundador do Guns com Axl), Richard em nada lembrava o amigo (durante a volta aos palcos da banda em 2006, Izzy fez participações especiais e se afeiçoou ao seu substituto) nos palcos. Dono de um entusiasmo explosivo, o músico é famoso por atacar violentamente as cordas de sua guitarra, sem contanto perder a eficiência e precisão.

Sua técnica, velocidade e feeling sempre foi uma de suas grandes caracteristicas, e isso fica bem claro quando vemos apresentações como a versão de Beautiful, da Christina Aguilera, em um dueto de guitarras com o ex-companheiro de banda Robin Finck.

Rose disse sobre Fortus em um press-release da banda antes da turnê de 2002: "...Nós temos sorte em ter encontrado o Richard, que tem um estilo de vibração tal como o Izzy, mas com um feeling surpreendente. A primeira coisa que eu ouvi Richard tocar foi o começo de "Stray Cat Blues" dos Stones e ele o fez com o sentimento certo. Richard gosta de tocar guitarra base. Ele é um maravilhoso guitarrista base e tecnicamente muito hábil. Ele realmente gosta do que Brain compõe e os dois têm encaixado com o Tommy, então nós finalmente ficamos um verdadeiro componente de ritmos, porque Richard é um profissional comprovado. Basicamente, o Richard é quem nós sempre procuramos. Eu acho que vamos escrever algumas coisas muito interessantes com Richard - aliás ele já fez algum trabalho de guitarra ritmo e base no álbum".

E foi o que aconteceu, logo na banda, Richard Fortus contribuiu bastante com o Chinese Democracy. Enquanto a banda esteve parada, o Richard se dedicou a gravações de trilhas sonoras para filmes, comerciais e videogames e fez turnê européia novamente com a Nena, além de gravar guitarras e cello no álbum "Village Gorilla Head" do baixista Tommy Stinson, ex-The Replacements e atualmente colega de Fortus no GN'R.

Fortus é casado e pai de uma filha, chamada Paisley Piper Fortus.

Atualmente segue em turnê com o Guns N' Roses.