Buckethead

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Buckethead
Buckethead performing in 2012.jpg
Buckethead num show em 2012.
Informação geral
Nome completo Brian Patrick Carroll
Também conhecido(a) como Death Cube K, Big B
Nascimento 1969
Gênero(s) Avant-garde, jazz fusion, hard rock, progressive metal, heavy metal, experimental rock, ambient, dark ambient , death metal , post-black metal
Instrumento(s) guitarra, baixo, bateria, banjo, bandolim, ukelele, piano, teclado, violoncelo
Modelos de instrumentos Gibson Buckethead Signature Les Paul
Período em atividade 1988 – atualmente
Outras ocupações músico, guitarrista, compositor
Gravadora(s) TDRS Music
Afiliação(ões) Colonel Claypool's Bucket of Bernie Brains
Guns N' Roses
Praxis
Deli Creeps
Science Faxtion
Cornbugs
El Stew
Arcana
Thanatopsis
Primus
Serj Tankian
Página oficial www.Bucketheadland.com/
Buckethead em ação, cujo nome verdadeiro é Brian Carroll.

Buckethead (Cabeça de balde) é uma das figuras mais bizarras e enigmáticas do meio underground/experimental americano desde o movimento "Parliament-Funkadelic", com suas bandas e personagens "cósmicas", na metade dos anos 70. Multi-instrumentista completo, mais conhecido por sua pegada virtuosa na guitarra, Buckethead é reconhecido como um dos artistas contemporâneos mais inovadores de hoje, com seus licks rápidos e seu estilo quase robótico de tocar, que combina elementos de guitarristas como Yngwie Malmsteen, Adrian Belew, Slayer’s Kerry King, P-Funk’s Eddie Hazel e o improvisador John Zorn’s Scud-attack (que é saxofonista).

Seu primeiro grupo, uma banda de San Francisco com estilo metal-funk, era um sucesso regional, mas terminou antes que eles pudessem lançar alguma coisa.

A carreira solo de Buckethead foi mais produtiva (ao longo da carreira, Buckethead já lançou mais de 30 discos solos e trabalhou em mais de 50), graças ao incentivo de Zorn e Bill Laswell, com os quais ele já havia excurisonado e gravado na fase em que tocava no Praxis. Laswell também pruduziu vários dos albums solo de Buckethead (incluindo Dreamtorium e Day of the Robot) e o incluiu em vários projetos com outros artistas como Hakim Bey, Bootsy Collins, Anton Fier, Jonas Hellborg, and Bernie Worrell. Além do album Colma, de 1998, Buckethead também contribuiu na trilha sonora dos filmes "O Último grande Herói" e "Street Fighter". Em 1999, já sendo membro da nova formação do Guns N’ Roses, ele lançou "Monsters and Robots" e já no século 21, lançou o contemplativo "Eletric Tears", mantendo o estilo que o caracterizou até hoje. Buckethead abandonou o Guns N’ Roses em 2004, alegando falta de interesse de Axl Rose em lançar material novo.

Embora Buckethead agora trabalhe primeiramente como artista solo viajando os Estados Unidos com um trio, ele possui um grande currículo de colaborações com artistas famosos como Les Claypool, Tony Williams, Bootsy Collins, Bernie Worrell,Corey Tailor, Serj Tankian do System of a Down, Guns N’ Roses e com Bill Laswell do Praxis.

Buckethead foi aluno de Paul Gilbert, hoje muitos o consideram melhor que seu professor. Por muito tempo imaginou-se que os dois seriam a mesma pessoa, hoje em dia essa hipótese já foi descartada e existem provas de que não são a mesma pessoa, como por exemplo datas de apresentação de Paul Gilbert e Buckethead coincidirem num mesmo dia e hora em locais diferentes ou muito distantes.

Equipamentos[editar | editar código-fonte]

Guitarras[editar | editar código-fonte]

Efeitos[editar | editar código-fonte]

Amplificadores[editar | editar código-fonte]

  • Mesa Boogie Triple Rectifier head
  • Mesa Stiletto Trident head
  • ENGL Powerball head
  • Marshall JVM410H head
  • Bogner Uberschall head
  • Peavey 5150 head
  • Matt Wells 17½-watt head wired through a Harry Kolbe 4x12 cab

Discografia[editar | editar código-fonte]

Bandas[editar | editar código-fonte]

Nota: Além de ser um artista solo desde 1992, Buckethead também lança álbuns como Death Cube K. Ele usa esse nome desde 1994 (sendo usado mais frequentemente em 2009).

Atuais[editar | editar código-fonte]

Anteriores[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Site Oficial

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências