DJ Ashba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Emblem-scales.svg
A neutralidade desse artigo (ou seção) foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.
Justifique o uso dessa marca na página de discussão e tente torná-lo mais imparcial.
DJ Ashba
DJ Ashba em Santa Monica, 4 de November de 2010
Informação geral
Nome completo Daren Jay Ashba
Também conhecido(a) como DJ
Nascimento 10 de Novembro de 1972 (41 anos)
País  Estados Unidos
Gênero(s) Heavy metal, glam metal, hard rock
Ocupação(ões) Músico, compositor, produtor, designer gráfico
Instrumento(s) Guitarra, bateria, percussão, piano, vocais, teclados, violino
Período em atividade 1991 – presente
Gravadora(s) Eleven Seven Music, Warner Bros.
Afiliação(ões) Beautiful Creatures, BulletBoys, Guns N' Roses, Sixx:A.M.
Página oficial www.djashba.com

Daren Jay Ashba, mais conhecido como DJ Ashba (Monticello, Indiana, 10 de novembro de 1972) é um guitarrista e compositor estadunidense. É o atual guitarrista das bandas Guns N' Roses e Sixx:A.M..

Infância[editar | editar código-fonte]

Com 1 ano de idade, Ashba mudou-se para Fairbury em Illinois. Aos 3 anos de idade, o pai de Ashba abandonou ele e sua mãe, uma pianista clássica que o criou sozinho e o levou ao mundo da música. O primeiro recital de Ashba aconteceu quando ele tinha apenas 5 anos de idade, tocando o clássico "Ode to Joy" de Beethoven.

Tendo vivido e trabalhado no campo na colheita de milho, Ashba juntou dinheiro e comprou sua primeira guitarra: uma Flying V que custou 89 dólares. Pegando o ônibus todos os dias para chegar ao campo, Ashba conheceu um guitarrista mais velho de uma banda local, que o ensinou acordes de guitarra enquanto faziam suas viagens. Isso motivou Ashba a ir ao trabalho, pois assim ele sempre aprendia novos acordes.

Ashba cresceu em uma casa que não tinha televisão, devido a religiosidade de sua mãe, então, para se ocupar, Ashba ia para seu quarto e tocava guitarra por até 17 horas por dia.

O inicio[editar | editar código-fonte]

Aos 16 anos, Ashba foi morar com seu pai em Logansport por um ano. Como presente de aniversário, seu pai o levou ao seu primeiro concerto ao vivo: Motley Crue - Girls, Girls, Girls Tour. Foi a noite que mudou sua vida para sempre.

Embalado pela música, aos 19 anos, Ashba pegou suas coisas e as colocou em sua mini-van, e foi direto para Hollywood se juntar a uma banda chamada Barracuda, e excursionou durante 2 anos. Em seguida, lançou seu primeiro álbum instrumental: "ASHBA: Addiction to the Friction", e assinou seu primeiro contrato. Ashba chegou a ganhar 6 vezes o "Guitar Player Awards".

Beautiful Creatures[editar | editar código-fonte]

DJ Ashba co-fundou a banda Beautiful Creatures e conseguiu um acordo com a Lucas Franco Brother Recordes. Ele escreveu todas as músicas para os lançamentos Warner. As canções "Ride" e "1 A.M" emplacaram nos filmes Rollerball (2002) e "Valentine" (2001), respectivamente.

O primeiro concerto com o Beautiful Creatures aconteceu em 2001, abrindo para o Kiss, na frente de 60 mil pessoas. Além disso, a banda fez diversas outras turnês, incluindo participação no Ozzfest em 2001, a Rolling Rock Tour, a Japonese Tour e datas com Marilyn Manson. O vídeo de "Wasted" foi liberado para a MTV e um show completo para a HBO Reverb.

DJ Ashba é endossado por mais de 20 grandes empresas musicais, e possui duas corporações, a Ashba Media, que lida com suas artes, e a Ashbaland, que cuida do lado musical internacional.

Motley Crue e Sixx AM[editar | editar código-fonte]

Recentemente Ashba esteve com o baixista do Motley Crue, Nikki Sixx e James Michael formando o Sixx AM para a criação do album The Heroin Diaries Soundtrack que seria a trilha sonora do livro biografico de Nikk Sixx. O sucesso veio com o mega-hit "Life is Beautiful".

O último grande trabalho de Ashba foi com o Motley Crue, onde co-produziu e escreveu o álbum "Saints of Los Angeles", que recebeu uma indicação ao Grammy 2008.

Guns N' Roses[editar | editar código-fonte]

Em 21 de março de 2009, DJ Ashba foi nomeado oficialmente como novo guitarrista do Guns N' Roses, entrando no lugar de Robin Finck. Este, sem dúvida, é o trabalho mais importante da carreira de Ashba, que excursiona com a banda na turnê de divulgação do álbum "Chinese Democracy".

Dj Ashba é conhecido por sua virtuosidade, acompanhada de feeling, técnica e muita criatividade em compor, com tatuagens por todo o corpo e por ganhar 6 vezes o "Guitar Player Awards".

DJ é guitarrista, compositor, baterista, percussionista, pianista e vocalista.

Em 07 de março de 2010 DJ Ashba veio pela primeira vez ao Brasil para tocar com a banda Guns N' Roses em turnê que passou em lugares como Brasilia, Belo Horizonte , São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Em 2011 DJ Ashba volta pela segunda vez ao Brasil para tocar no festival Rock In Rio com a banda Guns N' Roses . O Guns N' Roses era a atração principal para fechar o Rock In Rio 2011 , mas Axl Rose estava gripado, e a chuva atrasou a apresentação da banda, Axl Rose subiu ao Palco Mundo às 2h40 e saiu duas horas depois, apesar de estar sem folego por causa de sua gripe, ainda sim ele levou a multidão a loucura.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Solo[editar | editar código-fonte]

  • Addiction to the Friction (1996)
  • Mi Amor (2011)
  • Eli Roth's Goretorium- Songs For The Demented Mind (2012)

com Beautiful Creatures[editar | editar código-fonte]

  • Beautiful Creatures (2001)
  • Deuce(2005) Nota: Ele apenas participou de 3 demos que foram gravados antes do lançamento do álbum que foram adicionados como bônus

com Sixx:A.M.[editar | editar código-fonte]

Production, songwriting and guest credits[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Banda Gravadora Créditos
2002 I'd Start a Revolution If I Could Get Up in the Morning Aimee Allen Elektra Não-lançado Guitarra em "Revolution"
2005 Heads Will Roll EP Marion Raven Eleven Seven Co-escritor em "Spit You Out"
2007 Set Me Free Marion Raven Eleven Seven/Warner Bros. Co-escritor em "Set Me Free" e "Thank You For Loving Me"
2007 Full Circle Drowning Pool Eleven Seven Co-produção on "Reason I'm Alive"
2007 The Heroin Diaries Soundtrack Sixx:A.M. Eleven Seven Co-escritor e produtor
2007 Saints of Los Angeles Mötley Crüe Eleven Seven/Universal Music Group Co-escritor em todas as faixas exceto "This Ain't a Love Song"
2009 A Cherry Cherry Christmas Neil Diamond American, Columbia Escritor em "Meditations on a Winter (instrumental)"[1]
2009 Whatever Gets You Off The Last Vegas Eleven Seven Co-producer
2010 This Is Gonna Hurt Sixx:A.M. Eleven Seven Co-escritor e produtor

Referências

  1. Erlewine, Stephen Thomas. Review: A Cherry Cherry Christmas. Allmusic. Página visitada em 11 October 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Categoria no Commons


Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.