Steven Adler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Steven Adler
Steven Adler
Adler em julho de 2012.
Informação geral
Nome completo Michael Coletti
Nascimento 22 de janeiro de 1965 (59 anos)
Local de nascimento Cleveland, Ohio, EUA
Gênero(s) Hard rock, heavy metal, glam metal
Ocupação(ões) Músico
Instrumento(s) Bateria, percussão
Período em atividade 1982-presente
Outras ocupações Compositor
Gravadora(s) Geffen, UZI Suicide, Shrapnel
Afiliação(ões) Adler, Adler's Appetite, BulletBoys, Guns N' Roses, Hollywood Rose, Road Crew, Vain

Steven Adler (Michael Coletti; nascido em 22 de janeiro de 1965) é um baterista e compositor americano e foi membro da formação clássica da banda Guns N' Roses.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Steven se mudou para Los Angeles em 1972, e depois se mudou para Nova York em 1974 Ele conheceu guitarrista Slash e Duff McKagan na adolescência e formaram o Road Crew. Quando Axl Rose formou o Guns N' Roses, Slash e Steven se uniram sugeridos por Duff McKagan. Não era nenhum segredo que Steven estava tendo sérios problemas com drogas. O Guns N' Roses pôde tocar somente duas músicas no Farm Aid IV, em 1990, devido às más condições de Steven.

Ele foi despedido em Junho de 1990, durante a produção de Use Your Illusion I & Use Your Illusion II, sob a alegação que seu contrato incluía uma cláusula que o demitiria se ele continuasse se drogando. Foi substituído por Matt Sorum.

Em 1992, ele processou a banda, culpando-a por te-lo tornado viciado em entorpecentes. Um ano depois, por um acordo feito fora da Suprema Corte, a banda deu 2,5 milhões de dólares para Adler.

Steven ainda continuou se drogando, o que o levou em 1996 a um derrame que prejudicou sua fala. Atualmente, toca no Adler's Appetite, uma banda cover que toca especialmente Guns, e acabou de lançar um livro sobre os anos que ficou no Guns N' Roses.

No início de 2005, Steven criou a banda Adler's Appetite, tocando covers do G N' R e algumas músicas próprias. A banda também não durou muito tempo. Em 2006, quando estavam prestes a lançar o primeiro EP de estúdio, Steven teve novos problemas com as drogas e desmarcou todos os shows da banda na Europa e América do Sul (incluindo Brasil). Entrevistas polêmicas foram dadas por Steven logo após o cancelamento da turnê do Adler's Appetite.

No dia 28 de junho de 2019, Adler foi hospitalizado depois de se esfaquear, segundo o site TMZ[1]. Segundo fontes na polícia ouvidas pela publicação, uma chamada para o número de emergência foi feita na noite de quinta-feira (27 de junho) para informar que uma pessoa tinha se esfaqueado na casa do músico, em Los Angeles[2]. Quando policiais e paramédicos chegaram ao local, descobriram que era o baterista, que estava com um corte na região do estômago[2]. De acordo com o TMZ, Adler foi levado a um hospital da cidade com ferimentos que não apresentam risco à vida do roqueiro[2]. Não há suspeita de envolvimento de nenhuma outra pessoa no incidente.

Banda "Adler"[editar | editar código-fonte]

Em 2012 foi formada a banda "Adler", um trio com Steven na bateria. O grupo lançou o álbum "Back From The Dead". Sobre gravar com o Adler, Steven diz: "Eu amo a música que estamos criando! Eu não estive tão animado com minha banda desde os dias do GN'R. "Conte pra nós se você concorda, comentando sobre a música abaixo. A música lançada foi "The One That You Hated".

Steven Adler e Slash[editar | editar código-fonte]

Em 2009, Adler participou da gravação do álbum solo de Slash, intitulado "Slash", que foi lançado no primeiro semestre de 2010. O baterista participou da faixa Baby Can't Drive, que conta com Alice Cooper e Nicole Scherzinger nos vocais, Flea no baixo e Slash na guitarra.

Tocar com o GN'R após 26 anos[editar | editar código-fonte]

No dia 6 de julho de 2016, Steve foi convidado a tocar durante um show do GN'R em Cincinnati, nos Estados Unidos. Axl Rose, Slash e Duff McKagan o receberam no palco, como baterista da formação clássica da banda[3].

Adler assumiu as baquetas em “Out Ta Get Me” e “My Michelle”, faixas do álbum “Appetite For Destruction” (1987).

A performance foi registrada por um fã que estava na plateia e o vídeo foi disponibilizado no YouTube.

Atualmente, o baterista faz ocasionais participações como convidado em shows do Guns n' Roses.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Com Guns N' Roses[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio
EPs
Live albums
Singles

Com Adler's Appetite[editar | editar código-fonte]

EPs
  • Adler's Appetite (2005)
  • Alive (2012)
Singles
  • "Alive" (2010)
  • "Stardog" (2010)
  • "Fading" (2010)

Com "Adler"[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio

  • Back From The Dead (2012)
Singles
  • "The One That You Hated" (2012)

Gravações de sessão[editar | editar código-fonte]

Com Slash
  • Slash (2010; "Baby Can't Drive" somente)

Referências

  1. «GN'R Drummer Steven Adler Stabs Self in Household 'Accident'». TMZ (em inglês). Consultado em 30 de julho de 2019 
  2. a b c «Ex-baterista do Guns N' Roses Steven Adler é internado após se esfaquear». VEJA.com. Consultado em 30 de julho de 2019 
  3. «Guns N' Roses recebe o ex-baterista Steven Adler no palco». A RADIO ROCK - 89,1 FM - SP. 7 de julho de 2016. Consultado em 8 de julho de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]