Octopus's Garden

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

"Octopus's Garden" é uma canção dos Beatles composta por Ringo Starr e lançada no álbum Abbey Road de 1969. A gravação teve início no dia 26 de abril de 1969, e foi concluída em 18 de julho de 1969. Dura 2’50”.

Origem[editar | editar código-fonte]

Durante as gravações do álbum Beatles, em 1968, havia muita tensão nos estúdios Abbey Road entre os quatro beatles. Em um desses episódios, Ringo Starr se chateou e abandonou as gravações. Passo seguinte, ele pegou a sua família e foi para a Sardenha, Itália. Certo dia, no iate do ator Peter Sellers, ele pediu "Fish 'n Chips", mas veio polvo em vez de peixe. (Mais tarde, Ringo disse numa entrevista que era bom, mas parecia borracha). Surgiu então uma conversa com o capitão da embarcação sobre os polvos. Este lhe contou que eles catavam pedras e objetos brilhantes no fundo do mar e os concentravam em um mesmo lugar, que ficava parecido um jardim. Com bases nestes fatos e com a ajuda de seu amigo e companheiro George Harrison ele compôs a canção. Não se sabe até que ponto Harrison ajudou na canção. Esta ajuda nunca foi confirmada; porém no filme Let It Be aparece uma sequência em que são vistos os dois ensaiando a canção e Harrison mostrando algumas sequências de acordes para Starr. Os créditos da canção são todos de Starr.

glossário: Fish 'n Chips - peixe frito com batatas

octopus - polvo

A letra[editar | editar código-fonte]

A letra fala de alguém, neste caso Starr, que gostaria de estar fora da realidade diária e esconder-se no fundo do mar, no jardim do polvo, na sombra. ("I'd like to be, under the sea, in the Octopus's Garden, in the shade"). É o sentimento de estar em um lugar seguro, junto da amada e escondido de todos. ("We would sing and dance around because we know we can't be found..."). Ele e a amada estariam felizes e não haveria ninguém para dizer a eles o que fazer... no jardim do polvo.("We would be so happy, you and me, no one to tell us what to do...in the octopus's garden with you").

A gravação[editar | editar código-fonte]

A gravação teve início no dia 26 de abril de 1969, quando foram realizadas 32 tomadas. No dia 29 de abril, Ringo grava o vocal e são realizados alguns "overdubs" na voz de Ringo e no coro de Paul e George. No dia 17 de julho, Paul, George e Ringo acrescentam efeitos sonoros, alguns semelhantes aos contidos na canção "Yellow Submarine". No dia 18 de julho a gravação é concluída.

No CD Anthology 3 está incluída uma gravação de uma das tomadas (tomada 2) realizadas no dia 26 de abril de 1969. A tomada considerada melhor ("best") e que foi trabalhada é a tomada 32.

No CD Love, o produtor George Martin criou uma versão diferente da canção: a introdução de "Octopus's Garden" cantada por Ringo está em velocidade mais lenta e misturada com a orquestração de Good Night. Em seguida, a música toma a sua forma original, misturada com os alguns efeitos sonoros de Yellow Submarine.

Os músicos[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • A banda Forfun gravou esta música pra o CD "Beatles´69 - Vol. 03: Abbey Road Revisited"

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Turner, Steve. A Hard Day's Write: The Stories Behind Every Beatles' Song, Harper, New York: 1994, ISBN 0-06-095065-X
  • Lewisohn, Mark. The Complete Beatles Recording Sessions: The Official Story of the Abbey Road Years, Hamlyn Publishing Group Limited, London: 1988, ISBN 0-600-55798-7
  • Miles, Barry. Paul McCartney - Many Years From Now. Secker & Warburg, 1997. Page: 357. ISBN 0-436-28022-1.

Ligações externassãoLetra de Octopus's Garden[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.