Portal:Coreia do Norte/Biografia destacada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Biografia destacada

Portal:Coreia do Norte/Biografia destacada/1

Kim Il-sung (em coreano: 김일성; em hanja: 金日成; Pyongyang , 15 de abril de 1912 — Pyongan Norte, 8 de julho de 1994) foi o fundador da Coreia do Norte, que governou desde o estabelecimento do país em 1948 até sua morte em 1994. Ele ocupou os cargos de Primeiro-ministro de 1948 a 1972 e de Presidente de 1972 a 1994. Ele também foi o líder do Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC) de 1949 a 1994 (intitulado como Presidente de 1949 a 1966 e como Secretário-Geral após 1966, em que era o comandante autocrático).

Desde 1998, é o Presidente Eterno da República Democrática Popular da Coreia, sendo feriados no país as datas do seu nascimento e morte. Chegando ao poder após o fim do domínio japonês em 1945, ele autorizou a invasão da Coreia do Sul em 1950, desencadeando uma intervenção em defesa da Coreia do Sul pelas Nações Unidas, liderada pelos Estados Unidos. Após o impasse militar na Guerra da Coreia, um cessar-fogo foi assinado em 27 de julho de 1953. Ele foi o terceiro chefe de estado/governo não real mais antigo no século 20, estando no cargo por mais de 45 anos.

Como líder da República Democrática Popular da Coreia, partiu de uma ideologia marxista-leninista até formular a Ideia Juche baseada na autossuficiência do Estado e o nacionalismo coreano.



Portal:Coreia do Norte/Biografia destacada/2

Kim Jong-il (em coreano: 김정일; hanja: 金正日; 16 de fevereiro de 1941Pyongyang, 17 de dezembro de 2011) foi um chefe de Estado que, de 1994 a 2011, exerceu as funções de Líder Supremo da República Popular Democrática da Coreia e de Presidente da Comissão de Defesa Nacional da Coreia do Norte e Secretário-Geral do Partido dos Trabalhadores da Coreia — cargos máximos em âmbito militar e político da nação coreana. Kim Jong-il herdou do pai, Kim Il-Sung, o controle do governo norte-coreano, mantendo sua face autoritária e a centralização do poder. Kim Jong-il manteve a ideologia oficial juche, de completa autossuficiência nacional, e um regime comunista totalitário de viés estalinista. Enfrentou sanções econômicas internacionais, carestia dentre seu povo e deterioração da qualidade de vida da população, mas se manteve no poder por meio repressão e um extenso culto à personalidade.



Portal:Coreia do Norte/Biografia destacada/3

Kim Jong-un (oficialmente transcrito Kim Jong Un; em coreano: 김정은; hanja: 金正恩; Pyongyang, 8 de janeiro de 1983) é um político norte-coreano que serve como Líder Supremo do seu país desde 2011 e Presidente (anteriormente chamado Primeiro Secretário) do Partido dos Trabalhadores da Coreia desde 2012. É o terceiro e mais jovem filho de Kim Jong-il com sua última esposa Ko Young-hee. Ele é neto de Kim Il-sung, o primeiro líder da Coreia do Norte de 1948 a 1994. Kim Jong-un é um general de quatro estrelas do Exército Popular da Coreia e por isso, em setembro de 2010, Kim Jong-un ficou conhecido como "Jovem General" e, no final de 2011, como "Respeitado General" em sinais as bênçãos que ofereciam a ele, seu pai e seu avô. Kim é o primeiro líder norte-coreano que nasceu após a fundação do país.

Desde o final de 2010, Kim Jong-un é visto como herdeiro da liderança da Coreia do Norte, e após a morte do pai, a mídia estatal referiu-se a ele como o "Grande Sucessor". Kim detém os títulos de Presidente do Partido dos Trabalhadores da Coreia (como Primeiro Secretário entre 2012 e 2016), presidente da Comissão Militar Central, Presidente da Comissão de Defesa Nacional, Comandante Supremo do Exército Popular da Coreia, e membro do Presidium do Politburo, o mais alto órgão de decisão da Coreia do Norte. Kim foi promovido ao posto de Marechal da Coreia do Norte no Exército Popular da Coreia em 18 de julho de 2012, consolidando sua posição como Comandante Supremo das Forças Armadas e é frequentemente chamado de Marechal Kim Jong-un, "o Marechal" ou "Caro Respeitado" pela mídia estatal.



Portal:Coreia do Norte/Biografia destacada/4

Kim Hyong-gwon foi um revolucionário coreano. Ele é conhecido por ter atacado uma delegacia japonesa na Coreia ocupada pelos japoneses e por seu falecimento na prisão de Seodaemun, em Seul, onde cumpria sua sentença. Kim Hyong-gwon era tio do líder e fundador da Coreia do Norte, Kim Il-sung. Ele está entre os membros mais famosos da família Kim na propaganda norte-coreana. O condado de Kimhyonggwon, na Coreia do Norte, recebeu o nome dele.



Portal:Coreia do Norte/Biografia destacada/5

Kang Pan-sŏk (em coreano: 강반석; hanja: 康盤石; Mangyongdae, 21 de abril de 1892Jilin, 31 de maio de 1932) foi mãe do líder norte-coreano Kim Il-sung, avó paterna do falecido líder da Coreia do Norte Kim Jong-il e bisavó do atual líder Kim Jong -un. Ela foi ativista da independência coreana e política separatista comunista durante o período colonialista japonês. O dia 21 de abril é um dia memorável para ela na Coreia do Norte, há uma cerimônia em Chilgol, no que antes era Chilgol-ri, uma cidade na província de Pyongang que hoje parte de Pyongyang. Na cerimônia, norte-coreanos homenagieam Pan-sok com coroas de flores no chamado "Local Revolucionário de Chilgol".



Portal:Coreia do Norte/Biografia destacada/6

Kim Jong-suk (hangul: 김정숙; hanja: 金正淑; Hoeryong, 24 de dezembro de 1917Pyongyang, 22 de setembro de 1949) foi uma guerrilheira coreana, anti-japonesa e ativista comunista. Foi a primeira esposa do líder norte-coreano Kim Il-sung, a mãe do ex-líder Kim Jong-il e a avó do atual líder Kim Jong-un.



Portal:Coreia do Norte/Biografia destacada/7

Kim Yo-jong (em coreano 김여정; Pyongyang, 26 de setembro de 1987) é a primeira vice-diretora do Departamento de Propaganda e Agitação da Coreia do Norte e membro do Politburo do Partido dos Trabalhadores da Coreia. Como irmã mais nova do líder supremo Kim Jong-un, foi apontada como sua possível sucessora.



Portal:Coreia do Norte/Biografia destacada/8

Ko Yong-hui (Osaka, 26 de junho de 1952Paris, 13 de agosto de 2004, em coreano:고용희; hanja: 高容姬), também escrito Ko Young-hee, foi uma das esposas do líder norte-coreano Kim Jong-il e a mãe do atual líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Na Coreia do Norte ela é referida apenas com títulos como "A Mãe Respeitada que é o 'Sujeito' Mais Fiel e Leal ao Querido Líder Camarada Comandante Supremo", "A Mãe de Pyongyang" e "A Mãe da Grande Coreia Songun".





Portal:Coreia do Norte/Biografia destacada/9

Kim Song-ae (em coreano: 김성애; hanja: 金聖愛; rr: Gim Seong-ae; MR: Kim Sŏng-ae; Pyongan Sul, 29 de novembro de 1924Kanggye, setembro de 2014) foi uma política norte-coreana que serviu como primeira-dama da Coreia do Norte de 1963 a 1974. Song-ae foi a segunda esposa do fundador da Coreia do Norte, Kim Il-sung.



Portal:Coreia do Norte/Biografia destacada/10

Ri Sol-ju (em coreano: 리설주; hanja: 李雪主; Coreia do Norte, c. 1989) é esposa do líder supremo norte-coreano Kim Jong-un e por consequência a primeira-dama da Coreia do Norte.

O líder norte-coreano Kim Jong-un e sua família foram caracterizados como "secretos", pouco se sabe sobre Ri Sol-ju das fontes oficiais norte-coreanas, embora ela tenha recebido uma cobertura mais especulativa no exterior. Ela apareceu várias vezes em público com o marido. Em abril de 2018 seu título foi elevado na mídia estatal de apenas "camarada" para "respeitada primeira-dama", considerada uma honra significativa e a primeira vez que o título foi usado desde 1974.