Princípio da correspondência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde fevereiro de 2013).
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.

Chama-se princípio da correspondência o conceito formulado por Niels Bohr atendendo a necessidade de por em paralelo as realidades, aparentemente contraditórias, do mundo quântico (usualmente microscópico) por um lado e do mundo clássico, por outro.

Este princípio afirma que as grandezas quantizadas dos observáveis tendem ao limite clássico quando os números quânticos associados ao sistema em questão tendem a infinito.

É necessário dizer que nem todas as grandezas tem sua correspondência no mundo clássico. Pode-se invocar como exemplo os vários números quânticos encontrados na física de partículas, tais como o isospin, a estranheza, a hipercarga, o número leptônico e o número bariônico. Todos estes são números quânticos aditivos.

Um exemplo tomado como clássico é o do spin, que é um momento angular, mas não pode ser posto em correspondência no mundo clássico, pois só admite um número relativamente pequeno de valores projetados sobre o eixo de quantização. Contudo, há autores que afirmam que existem sistemas clássicos com spin, razão pela qual nesse caso não há um ponto pacífico.1

Notas[editar | editar código-fonte]

1 - Ver

  • Jayme Vaz Jr.A Algebra Geométrica do Espaço Euclideano e a Teoria de Pauli - Revista Brasileira do Ensino de Física, vol 19, nº2, junho, 1997. Ver também a versão eletrônica em http://www.ime.unicamp.br/~vaz/v19_234.
  • Consultar também A.Frydryszak, Langragean models of particles with spin: the first seventy years. preprint hep-th 9601020.
  • Outro site interessante é http://www.fis.ufba.br/dfg/pice/ff/ff-10.htm onde se fazem algumas ilações sobre o problema do spin.
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.