Rádio Pop Rock FM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rádio Pop Rock
Nova sede da Pop Rock
Sede da Ulbracom de 2007 a 2011, no centro de Porto Alegre, onde esteve instalada a Rádio Pop Rock. Hoje, tanto Ulbra TV quanto a Pop Rock estão abrigadas no antigo Museu de Tecnologia da Ulbra, em Canoas.
Fundação Educacional Luterana São Paulo
País  Brasil
Frequência(s) 107.1 MHz (Grande Porto Alegre)
Sede Canoas, RS
Slogan O Melhor Mix do Rádio
Fundação Como Felusp FM/107.1 FM:
22 de julho de 1988 (26 anos)
Como Pop Rock FM:
1 de abril de 1997 (17 anos)
Extinção 19 de setembro de 2013
Pertence a Universidade Luterana do Brasil
Género musical
Idioma Língua Portuguesa (em português)
Prefixo ZYD636
Cobertura algumas regiões do Rio Grande do Sul
Nome(s) anterior(es) Felusp FM
107.1 FM
Sítio oficial http://www.poprock.com.br/
Último
Último
Felusp FM/107.1 FM
Mix FM
Próximo
Próximo

A Rádio Pop Rock foi uma estação de rádio FM brasileira que junto com a Ulbra TV constituiu a rede de comunicação Ulbracom. Voltada para o público jovem a rádio possuía sua matriz localizada cidade de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre e retransmitia sua programação para outras regiões do estado do Rio Grande do Sul. Seu principal programa foi o Cafezinho.

Foi substituída no dia 20 de setembro de 2013 pela Mix FM Porto Alegre, mantendo sua base de comunicadores e o já tradicional Cafezinho.

História[editar | editar código-fonte]

A conhecida "Rádio da Ulbra" foi inaugurada no dia 22 de julho de 1988 na cidade de Canoas pelo reitor da universidade, Ruben Becker. Na época com o nome Felusp FM (sigla da Fundação Educacional Luterana São Paulo) e o slogan "A onda que você esperava" a estação que operava nos 88.9 MHz começou sua jornada. Dois anos depois a emissora migrava para os 107.1 MHz, onde continua até hoje na Grande Porto Alegre. Em 1992, o então gerente da rádio, Roberto Coconut, deu lugar ao jornalista e fundador da Rádio Ipanema FM, Mauro Borba, a convite da diretora da Assessoria de Comunicação Social da Ulbra, Sirlei Dias Gomes. A universidade começava a investir na área de radiodifusão, e um dos primeiro passos para isso foi trocar o nome da emissora, já que Felusp não soava tão comercial. Então surgiu a 107.1 FM e mais tarde, em abril de 1997, Pop Rock FM, que agradou mais ao público. A rádio com isso ganhava uma nova imagem, mais jovial, uma nova programação e também firmava acordo com novos comunicadores.

Em 1997 ocorria uma importante contratação por parte de Leandro Becker, vice-reitor da Ulbra, chegava para o time Alexandre Fetter, até então locutor da concorrente Rádio Atlântida FM do Grupo RBS. Em novembro do mesmo ano Fetter fundava junto com Arthur de Faria, Celso Garavelo e Mauro Borba o programa que é considerado o carro chefe da programação até hoje, o Cafezinho, que vem a ser um bate-papo decompromissado entre os locutores e com a participação do público. O programa diário fez tanto sucesso que ganhou uma segunda edição, o Café das Cinco.

Mas março de 2007 guardava uma surpresa aos ouvintes e até alguns funcionários. A data marcava um novo momento da "Rádio da Galera" (atual slogan): pela primeira vez, desde que a denominação Pop Rock foi adotada, Alexandre Fetter não se fazia presente, o locutor voltava para a Rádio Atlântida FM levando outros dois comunicadores com ele, Cagê e Mauricio Amaral. Mas a crise durou pouco, pois a rádio fez contratações de peso como por exemplo Adriano Dominguez, Simone Cabral e Eron Dalmolin que já fizeram parte do elenco da Atlântida.

Ainda em 2007, no mês de julho, a Pop Rock 107.1, emissora matriz de uma rede com várias retransmissoras espalhadas pelo Rio Grande do Sul, anunciava uma mudança significativa, a estação deixava de transmitir sua programação a partir do campus Canoas da Ulbra para operar a partir do centro de Porto Alegre, onde se torna mais acessível aos seus ouvintes e anunciantes. Já em março de 2008 estreava o novo diretor de programação da rádio (cargo antes ocupado por Fetter e Paulo Inchauspe). Thadeu Malta assumiu a função, e em abril já colocava no ar uma de suas apostas fortes para a Pop Rock, A Máquina do Cafezinho, transmitindo mais de 40 partidas da dupla Grenal naquele ano, um grande case no FM, que incomodou não só a concorrência direta, mas também sacudiu até a Rádio Gaucha. Thadeu Malta permaneceu no cargo até a extinção do mesmo(um dos rescaldos da crise da Ulbra)em fevereiro de 2009. A partir daí, Mauro Borba passou a acumular a função, junto a um colegiado de membros da emissora, entre eles Eduardo Santos, demitido meses antes da Ipanema e que chegava a Pop Rock. Mauro trouxe Sabrina Homrich e Dani Hill que estavam na Ipanema. A Radio neste mesmo ano teve a saída de um dos comediantes da emissora,Eron Dalmolin que assumiu a Ipanema FM substituindo Marcelo Ferla que foi para a OI FM. Eron foi substituído pelo Ator, Produtor, Comediante e agora comunicador, Cris Pereira, do Stand Up Primeiro as Damas. Durante um período de 2009 a 2010, a emissora experimentou uma nova fase, passando a focar menos em hits do momento e apostando em clássicos do Pop e do Rock, além de uma programação alternativa, alheia a de seus concorrentes diretos (Atlântida e Jovem Pan 2) e semelhante a de concorrentes não-diretos (Ipanema e a extinta Oi FM).

Em 1 de Novembro de 2010, Márcio Paz anunciou que havia sido demitido da rádio através do seu Twitter. Junto a ele, somaram-se as demissões de Simone Cabral, Ricardão Padão e Adriano Domingues, ambas anunciadas em 22 de Outubro através desta mesma rede social.

Em dezembro de 2010 foram anunciadas duas mudanças: a de programação, retornando aos hits do rádio jovem gaúcho, brasileiro e mundial, e a de sede, que ocupa hoje o prédio do desativado Museu de Tecnologia da ULBRA.

Em junho de 2011, perdem a afiliada Pop Rock Serra, uma das principais da rede e que cobria um ponto estratégico de audiência (Gramado, Caxias, S. Fco. de Paula entre outros municípios), e anunciam o retorno de Simone Cabral aos microfones da emissora.

Em fevereiro de 2012 quem deixa a rádio é Ramiro Ruschel, contratado pelo Grupo RBS para narrar jogos no PFC e da TVCOM. Com a saída desse, quem retornou foi Eron Dalmolin, depois de 2 anos no Grupo Bandeirantes. Gustavo B. Rock também voltara a rádio, além da contratação do repórter Luciano "Lucho" Silveira (ex-Rádio Guaíba) e Mauricio Trilha (ex-Esporte Interativo) para a Máquina do Cafezinho. Um novo programa foi criado, "Refri, Cerveja e Água" (tradicional grito de vendedores ambulantes de bebidas em estádios e arredores).

Quem também passa a integrar o casting de comunicadores da rádio é Oswaldo Júnior, popularmente conhecido como Piá, conceituado DJ e comunicador que dá ênfase à Black Music, demitido da Ipanema pouco tempo antes.

Em maio de 2012, a Rede Pop Rock de rádios retorna a crescer, com o início da afiliação da Acústica FM de Camaquã, que possui programação jovem semelhante a da matriz, mas que retransmite somente o Cafezinho e a Máquina do Cafezinho, mantendo seu nome e padrão artístico normalmente.

Em julho de 2012, Eron Dalmolin sai da rádio e anuncia sua volta à Rede Bandeirantes.

Desde a crise da Ulbra de 2007/08, a Pop Rock acabou perdendo boa parte de sua audiência e faturamento de outrora, resultando na saída de muitos comunicadores e na extinção do Cafezinho das 17h, das jornadas esportivas e de programas conhecidos (Boys Don't Cry e Garajão Pop Rock; versão em rádio do programa da Ulbra TV), restando apenas sua programação musical. Fato este motivou a Ulbra inciar parceria com o Grupo Mix de Comunicação, que extinguirá a Pop Rock da Grande POA para dar lugar a mais nova afiliada da Mix FM, que acontecerá em 20 de setembro de 2013 e já tendo chamadas de expectativa na programação.[1] A nova parceria servirá para acirrar a disputa pelo mercado jovem e para inserir a Mix em definitivo no Rio Grande do Sul (houve uma tentativa para levar a Mix para a zona Sul do estado, através de uma emissora em São Lourenço do Sul, porém, sem ir adiante).[2]

Comunicadores[editar | editar código-fonte]

Atuais[editar | editar código-fonte]

  • Arthur de Faria
  • Fernando Pisonni, vulgo "Perdigão"
  • Luiz Gustavo de Paris Ferreira, vulgo "Bivis"
  • Mauro Rogério Soares Borba
  • Óliver Weber, vulgo "Kbeludo"
  • Simone Cabral (esteve afastada desde novembro de 2010, retornando em junho de 2011)
  • Rodrigo Lúcio, vulgo "Vietnã"
  • Lucas Krug
  • Pedro Espinoza

Afastados/demitidos[editar | editar código-fonte]

  • Luis Claudio Farias
  • Eduardo Gomes
  • Carlos Alberto
  • Beth Prata
  • Roger Vox
  • Everton Cunha - Mr.PI (saiu em 1997, integra a Rede Atlântida)
  • Celso Garavelo (saiu em 2000)
  • Alexandre Fetter (saiu em 2007, integra a Rede Atlântida, onde é coordenador, locutor do Pretinho Básico e voz-padrão da emissora)
  • Cagê (saiu em 2007, integrou a Rede Atlântida e agora está na Ipanema FM, do Grupo Bandeirantes)
  • Maurício Amaral (saiu em 2007, integra a Rede Atlântida)
  • Carlos Couto (saiu em 2008, hoje é voz-padrão da Rádio Itapema)
  • Thadeu Malta (saiu em 2009)
  • Renato Pereira (fazia as folgas de Cris Pereira em 2009 e 2010, saiu por motivos profissionais)
  • Adriano Domingues (saiu em 2010, integra as Rádios Gaúcha e Cidade)
  • Márcio Paz (saiu em 2010, integra a direção e produção de shows da Rede Atlântida e Itapema FM)
  • Carolina Reque (saiu em 2011, integra a Rádio Ipanema).
  • Ricardo Padão (saiu em 2011)
  • Fernanda Cristina Vasconcelos (saiu em 2012)
  • Eduardo Santos (saiu em 2012, é produtor)
  • Ramiro Ruschel (saiu em 2012, integra a equipe esportiva do Grupo RBS)
  • Eron Dalmolin (2007-2009 e de fevereiro à julho de 2012, apresenta o programa Futebol na Geral na Rádio Bandeirantes)
  • Paulo Ricardo Gaertner Inchauspe (saiu em 2012, é produtor e músico na banda ManiMani)
  • Luciano Lopes, vulgo "Barth Lopes" (saiu em 2012 para se dedicar à sua agência produtora Artistaria)
  • Gustavo Broch, vulgo "Gustavo B Rock" (saiu em 2012, trabalha no Grupo RBS)
  • Luciano Silveira (saiu em 2012)
  • Cristiano Pereira vulgo "Cris Pereira" (saiu em 2012 para se dedicar ao seu espetáculo Cris Pereira ponto Show)
  • Oswaldo Júnior, vulgo "Piá" (saiu em 2012, hoje apresenta o programa Radar na TVE RS)
  • Eduardo Mendonça (saiu em 2013 para dedicar-se aos seus trabalhos como ator e comediante)

Afiliadas[editar | editar código-fonte]

Atuais[editar | editar código-fonte]

Antigas ou extintas[editar | editar código-fonte]

A rádio também pode ser ouvida em qualquer parte do mundo pelo seu site oficial.

Eventos[editar | editar código-fonte]

Boys Don't Cry é uma festa anos 80 realizada frequentemente nos bairros de Porto Alegre que conta com os principais hits musicais da época e com a apresntação do comunicador Mauro Borba.

  • Festa de Aniversário

As festas de aniversário da Pop Rock sempre trazem grandes shows para Porto Alegre no mês de maio. Em 2006 a rádio realizou um dos maiores eventos multiatração indoor do mundo, a festa foi dividida em dois dias e contou com mais de 40 bandas de pop e rock. Na festa do ano seguinte, em 2007, a emissora conseguiu o feito histórico de reunir a clássica banda de rock gaúcho Cascavelettes, o que fez com que o evento alcançasse um reconhecimento nacional através de diversas empresas de comunicação como a MTV Brasil e a revista Bizz. Mas não é realizado desde 2008.

  • Rock in Férias

Evento multiatrações realizado no período de recesso escolar, onde as atrações são bandas de rock. Não é realizado desde 2008.

  • Sul Folia

Anualmente a Rádio Pop Rock realiza em Canoas o Sul Folia. O evento é um carnaval fora de época (o único do Rio Grande do Sul) que já contou com a presença de bandas de sucesso como Ivete Sangalo e Asa de Águia. Recentemente foi cancelada a edição de 2010 por que a data do evento caiu no mesmo dia do ENAD e por que os espectadores eram adolescentes de 12 à 18 anos.

Slogans[editar | editar código-fonte]

  • A onda que você esperava (1988-1990)
  • A Rádio da ULBRA (1997-2008)
  • A Rádio da galera! (2007-2009)
  • A Rádio da galera, e do futebol! (Máquina do Cafezinho, 2008-2009)
  • Música é nosso oxigênio - Pop Rock é Pop + Rock (2009-2010)
  • É Pop, + Rock, + Futebol! (Máquina do Cafezinho, 2009)
  • Não se fume! É Pop + Rock, menos cigarro! (campanha antifumo da emissora, 2009)
  • O melhor do verão!/O melhor do Pop & Rock! (2010-2011)
  • Tudo pra você curtir (2011-2012)
  • Um jeito diferente e jovial de fazer futebol no FM (Máquina do Cafezinho, 2010-2012)
  • Pop Rock, 15 anos, a debutante do FM/Pop Rock, 15 anos, tudo pra você curtir (2012, durante a comemoração dos 15 anos do nome Pop Rock)
  • O Melhor Mix do Rádio (2012-atualmente)

Notas

  1. Apenas Cafezinho e Máquina do Cafezinho

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]