Lácio (região moderna)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Região do Lácio)
Itália Lácio
Lazio
 
  Região  
Símbolos
Bandeira de Lácio Lazio
Bandeira
Localização
Localização da região na Itália
Localização da região na Itália
Localização da região na Itália
Coordenadas 41° 54' N 12° 43' E
Administração
Capital Roma
Características geográficas
Área total 17 203 km²
População total 5 712 984 (2 020) hab.
Densidade 328 hab./km²
Outros dados
Províncias Frosinone, Latina, Rieti, Roma, Viterbo
Sítio www.regione.lazio.it

O Lácio (em italiano Lazio; em latim Latium) é uma região da Itália central com 5,7 milhões de habitantes e 17203 km², cuja capital é Roma.[1][2][3] Tem limites ao norte com a Toscana e Úmbria, a leste com as Marcas, Abruzos e Molise, ao sul com a Campânia e a oeste com o mar Tirreno.[1][2][3]

O Lácio estende-se da cordilheira dos Apeninos, espinha dorsal da península Itálica, ao mar Tirreno. Seu nome, originalmente Latium, remete aos latinos, povo do qual os romanos descendem e cujo idioma, o latim, tornou-se a língua formal do Império Romano, tendo sido amplamente difundido nos territórios sob o seu domínio. De enorme importância histórica e cultural, foi o local onde Roma foi fundada, acredita-se que no século VIII a.C. O nome da região acabou por denominar também o internacionalmente conhecido clube de futebol da capital do país (SS Lazio).

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome da região sobrevive também na designação tribal da antiga população dos latinos, que deram origem ao povo romano. Na mitologia romana diz-se que o obscuro rei Latino deu seu nome à região. A lingüística moderna postula que as origens do nome "Lácio" residem na raiz proto-indo-europeia (PIE) *stela- ("espalhar", "estender"), que expressa ideia de "terreno de natureza plana" (em contraste ao terreno de maior altitude dos vizinhos sabinos). Porém, o nome também pode ter suas origens numa língua ainda anterior, não indo-europeia (vide entrada do Online Etymological Dictionary). Uma vez que "Lácio" é mais respeitado como designação para a Roma Antiga, o termo não é usado como classificação ou designação em mapas ou globos.

História[editar | editar código-fonte]

Galleria Borghese em Roma.
 Nota: Para a história antiga de Lácio, veja Lácio (região histórica).

A região do Lácio é o lar de populações agrícolas sedentárias da língua indo-europeia desde o início da Idade do Bronze. Inicialmente conhecida pelos ricos mercadores micênicos do final do segundo milênio a.C., a região observou, por sua vez, alguns raros assentamentos fenícios e gregos, que assumiram a forma de postos comerciais costeiros, acompanhados de fazendas.[4][5]

A região que se tornaria o Lácio era povoada, nos séculos anteriores à habitação dos romanos, por diversos povos, alguns de origem não indo-europeia. Foi dominada pelos etruscos, tanto cultural como politicamente, mas era uma região com várias culturas locais, onde cada cidade-Estado possuía a sua própria, de alguma forma relativa à Grécia. De fato, o comércio com os gregos e com os fenícios influenciou fortemente a cultura etrusca, que adquiriu seu alfabeto (depois herdado por Roma) e alguns traços culturais a partir destas duas fontes.

Ao mesmo tempo em que as tribos indo-europeias mais tardias deslocavam-se em direção à Grécia, outras tribos, de parentesco próximo, invadiram muitas outras regiões, incluindo aquela que um dia se tornaria a Itália. Entre estas tribos estavam os povos que hoje chamam-se latinos, que se estabeleceram no (que hoje se chama) Lácio. Inicialmente foram vistos como recém-chegados - um tipo de subclasse - pela maioria das pessoas das cidades-estados locais.

Sua chegada, entretanto, sujeitou essas cidades-locais a uma grande dose de imperialismo. Terminaram unindo-se contra os etruscos e contra os samnitas, tomando parte numa série de guerras que só terminariam em 338 a.C., culminando com sua cidade principal, Roma, exercendo domínio sobre toda a região. Após a Guerra Social (91–88 a.C.), Roma concedeu cidadania a todos os povos da região.

O Lácio é de grande importância para a história, as artes, a arquitetura, a religião e para a cultura em geral. O imenso patrimônio da cidade de Roma forma apenas uma parte da riqueza que se estendia pelas centenas de cidades, vilas, abadias, igrejas, monumentos e outros locais da região.

Administração[editar | editar código-fonte]

Esta região é composta de cinco províncias:

Província Área (km²) População Densidade (hab./km²)
Província de Frosinone 3.244 496.545 153,1
Província de Latina 2.251 543.844 241,4
Província de Rieti 2.749 158.545 57,7
Província de Roma 5.352 4.097.085 765,5
Província de Viterbo 3.612 314.690 87,1

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Statistiche demografiche ISTAT» (em italiano). Dato istat 
  2. a b «Popolazione residente al 31 dicembre 2010» (em italiano). Dato istat 
  3. a b «Istituto Nazionale di Statistica» 🔗 (em italiano). Statistiche I.Stat 
  4. (em inglês) Emilio Peruzzi, Mycenaeans in early Latium (Incunabula Graeca 75), Rome, Edizioni dell'Ateneo & Bizzarri, 1980
  5. Moscati, 1995, p. 15.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Moscati, Sabatino, Les Italiques : l'art au temps des Étrusques, Paris, L'Aventurine, coll. « Arts et cultures », 1995, 302 p. (ISBN 2-84190-008-8)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.