Rodrigo Pessoa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rodrigo Pessoa
campeão olímpico
Rodrigo Pessoa em Brasília em 2005
Informações pessoais
Modalidade Hipismo
Nascimento 29 de novembro de 1972 (42 anos)
Paris, França
Nacionalidade Brasil brasileiro
Compleição Peso: 60 kg Altura: 1,77 m
Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro Atenas 2004 Saltos individual
Bronze Sidney 2000 Saltos p/ equipe
Bronze Atlanta 1996 Saltos p/ equipe

Rodrigo Pessoa (Paris, 29 de novembro de 1972) é um ginete brasileiro, campeão olímpico nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, e tricampeão mundial de hipismo.[1]

Rodrigo Pessoa é filho de Nelson Pessoa, renomado cavaleiro brasileiro. Hoje, Rodrigo é um dos maiores representantes do hipismo brasileiro no mundo, sendo detentor de quase todos os prêmios de prestígio no cenário mundial.

Entre os anos de 2000 e 2001, Rodrigo Pessoa competiu pelo Club de Regatas Vasco da Gama, conquistando a Copa do Mundo de 2000 e a participando das Olimpíadas de Sydney pelo clube. Ficou famoso pelo refugo de seu principal cavalo Baloubet du Rouet nas Olimpíada de Sydney na disputa individual. Na competição por seleções, oficialmente chamada de "Copa das Nações", a equipe brasileira repetiu o resultado de Olimpíada de Atlanta e ficou com o bronze. O resultado foi conseguido através de um desempate contra a equipe da França – e com uma grande atuação de Rodrigo em três percursos perfeitos. Em Atenas, após a confirmação de doping do cavalo do Irlandês Cian O'Connor, Rodrigo acabou levando a medalha de ouro de saltos individual. Em 2012, Pessoa foi porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres.

Doping em Pequim[editar | editar código-fonte]

Nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 obteve o 5º lugar no salto individual. Entretanto, o exame anti-dopagem do seu cavalo, Rufus, foi positivo para a substância proibida em animais nonivamida. Foi desqualificado da prova, suspenso por 135 dias e multado em 1285 Euros.[2]

Atualmente mora na Bélgica.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Equestrian pictogram.svg Este artigo sobre um(a) ginete, integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.