SPECTRE

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
SPECTRE
Personagem da série James Bond
Organização Special Executive Counter-inteligence, Terrorism, Revenge and Extortion
Categoria terrorismo global
Status ativa
Filmes 007 contra o Satânicoi Dr. No

Moscou contra 007
007 contra a Chantagem Atômica
Com 007 Só Se Vive Duas Vezes
007 A Serviço Secreto de Sua Majestade
007 Os Diamantes São Eternos
007 Somente Para Seus Olhos
007 Nunca Diga Nunca Outra Vez(filme não-oficial)

SPECTRE (do inglês: SPecial Executive for Counter-intelligence, Terrorism, Revenge and Extortion) é o nome de uma organização fictícia presente ao universo dos livros e filmes do agente secreto inglês, James Bond, e tem como líder o fanático bilionário Ernst Stavro Blofeld.

Surgimento[editar | editar código-fonte]

A SPECTRE teve seu surgimento no romance de Ian Fleming, Thunderball, em 1961. Enquanto isso, no cinema, a palavra surgiu apenas, no então, primeiro filme da série, Dr. No (1962) onde o vilão fala sobre a organização para a qual trabalha. Ou seja, SPECTRE.

Fim[editar | editar código-fonte]

A SPECTRE teve a sua ultima aparição nos filmes (oficiais) de James Bond em Diamonds Are Forever (1971) onde James Bond embatia o veículo onde se encontrava Blofed contra uma torre. Uma década depois,em For Your Eyes Only aparece um sujeito, que dá a entender que é claramente Blofeld, este tenta matar Bond, controlando remotamente o seu helicóptero, depois de Bond sabotar o aparelho e pegar Blofeld atira-o para dentro de uma chaminé de uma fabrica. Em Never Say Never Again SPECTRE e Blofeld regressam para extorquir dinheiro aos EUA e a outras nações. O futuro da SPECTRE e de Blofeld fica indefinido. Nos finais dos anos 90 SPECTRE e Blofeld iriam regressar novamente aos cinemas num 2º remake de Thunderball, num filme chamado Warhead 2000 A.D.. Mas a justiça americana não deixou McClory e a Sony Pictures levar avante o seu projecto

Filmes (em ordem cronológica)[editar | editar código-fonte]

Polêmica[editar | editar código-fonte]

Embora acredite-se que Ian Fleming tenha criado a SPECTRE, indícios afirmam que Kevin McClory fora seu idealizar original. Isso gerou uma disputa entre os direitos autorais para os direitos de filmagem do romance Thunderball. Em 1963, Fleming sela um acordo com McCloy fora dos tribunais, onde McClory ficaria com os direitos autorais do filme, e Fleming, do livro.