Sabrina, the Teenage Witch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Sabrina, the Teenage Witch
Sabrina, Segredos de uma Bruxa (PT)
Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira (BR)
Informação geral
Formato Série
Gênero Sitcom
Duração 30 minutos
Criador(es) Nell Scovell
País de origem EUA
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Finishing the Hat Productions
Hartbreak Films
Viacom
CBS Television Distribution
Elenco Melissa Joan Hart
Caroline Rhea
Beth Broderick
Nick Bakay
Nate Richert
David Lascher
Exibição
Transmissão original 27 de Setembro de 199624 de Abril de 2003
N.º de temporadas 7
N.º de episódios 163

Sabrina, the Teenage Witch é uma série norte-americana da ABC inspirada nos Quadrinhos da Archie Comics Sabrina, the Teenage Wich, cuja personagem principal é a Sabrina, uma adolescente que aos 16 anos de idade começou a usar os seus poderes por ser uma bruxa. Interpretada por Melissa Joan Hart, Sabrina tem agora que controlar os seus poderes, nomeadamente na escola e com os seus colegas. Sabrina é sobrinha de duas irmãs que vivem juntamente com ela e tem um gato preto que fala, chamado Salem. Foi exibida nos Estados Unidos pelos canais ABC de 1996 até 2000, e The WB, de 2000 até 2003.

Em Portugal, a RTP2 transmitiu durante largos anos a série. Actualmente, a série é retransmitida na totalidade na televisão por assinatura na sic k (meo).

No Brasil a série foi exibida pelos canais Nickelodeon, Rede Globo, Rede Record, TV Guaíba, e a versão de desenho animado pelo SBT.

A Série[editar | editar código-fonte]

Era um comédia de situação (sitcom) que girava em torno de Sabrina, uma adolescente que foi morar com suas tias Hilda e Zelda e Salem, o gato preto de estimação delas. Em seu aniversário de 16 anos, suas tias a contaram que era uma meia-bruxa, já que sua mãe era uma mortal e seu pai um bruxo. Foi alertada que ficaria proibída de ver a própria mãe no princípio, caso contrário sua mãe se transformaria em uma bola de cera. Ela então desenvolveu poderes mágicos, usando-os para ajudar aqueles que amava e a si própria, mas seus feitiços quase sempre terminavam em desastre e confusão. Aos poucos e com o passar do tempo ela foi aprendendo a domá-los, e sempre lutando para guardar seu segredo.

O programa começou com as aventuras de Sabrina e seus problemas mágicos e comuns no colégio da fictícia cidade de Westbridge, localizada perto de Boston, Massachusetts. Onde namorou o colega Harvey Kinkle. Nas temporadas finais, Sabrina formou-se e foi para a faculdade, na fictícia Adams College, namorando outros rapazes após terminar com Harvey e então foi ser independente trabalhando em um jornal local. A série termina com o casamento de Sabrina com o namorado atual Aaron, mas no final, ela abandona o altar para fugir com seu verdadeiro amor, Harvey Kinkle.

Na terceira temporada, Sabrina aprende que toda família de bruxos tem um segredo. No caso da família de dos Spellman, todos os membros têm um gêmeo mau.

DVD[editar | editar código-fonte]

A série foi lançada em DVD nos EUA em 6 de março de 2007 e mais tarde no Canadá, Austrália e Reino Unido, onde já pode-se adquirir os boxes das quatro primeiras temporadas, distribuídas pela Paramount. No Brasil a Paramount ainda não prevê o lançamento da série.

Exibição na televisão brasileira[editar | editar código-fonte]

Nickelodeon

O maior sucesso obtido pela série ocorreu no canal infantil de TV por assinatura Nickelodeon (Nick) que exibiu a série para o Brasil em horários variados. Até 2001 foi exibida na faixa das 19h de segunda à sexta logo após Kenan & Kel. A partir de 2002 foi exibida às 22h30 de segunda à sexta e permaneceu neste horário até 2005, quando foi mudada para as 17h30 de segunda, quarta e sexta. Em 2006 a série já não era mais exibida pelo canal.

Rede Globo

Entre 1998 e 2000, a série foi exibida nos programas infantis matinais Angel Mix de segunda a sexta e na Sessão Desenho aos sábados, inclusive as reprises e nos domingos à tarde.

Rede Record

Entre 2001 e 2004, foi exibida no programa Eliana & Alegria. Também, entre 2005 e 2006 foram exibidos à tarde, inclusive aos fins de semana.

SBT

Em 2004, o SBT exibiu a versão animada de Sabrina no programa infantil Bom Dia & Cia. Mais tarde, transferiu-a para o bloco de desenhos Festolândia e em seguida para o Sábado Animado. A emissora cancelou a exibição do desenho em 2006, ao substituí-lo pela série Hi Hi Puffy AmiYumi.

TV Guaíba

Até maio de 2007, a extinta TV Guaíba de Porto Alegre exibiu a série às 11 horas da manhã de segunda a sexta.

Exibição na televisão portuguesa[editar | editar código-fonte]

A emissora RTP2 transmitiu a série norte-americana até meados de 2003. Atualmente a sic k (disponivel po assinatura da meo) tem transmitido a série desde meados de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]