Servus Servorum Dei

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde agosto de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
A bula Quo Primum Tempore de 1570, do Papa São Pio V publicado em um Missal Romano, de 1956. Logo abaixo do nome do papa, Pius Episcopos (Pio Bispo), está escrito o título Servus Servorum Dei, todos os documentos papais iniciam da mesma forma.

Servus Servorum Dei é uma expressão em latim que significa Servo dos Servos de Deus. O termo é um dos títulos oficiais do Papa[1] e é utilizado para se referir a ele no início das bulas pontifícias.

História[editar | editar código-fonte]

O Papa São Gregório Magno (590-604) foi o primeiro papa a usá-lo extensivamente, atitude que foi imitada por seu sucessores, embora o uso do título só tornou-se regular a partir do século IX.[2] A adoção do título resulta de uma disputa com o Patriarca de Constantinopla João, que adotou o título de "Patriarca Ecumênico", reivindicando poder e superioridade contra o Papa, como retaliação, Gregório adotou o título de "Servo dos Servos de Deus", como demonstração de humildade e referência ao papel do Papa e sua função colegial, em que ele serve os bispos do mundo.

Crença bíblica[editar | editar código-fonte]

Este título papal também tem um fundo bíblico encontrado no Evangelho segundo São Mateus, capítulo 20, versículos 25 a 27:

Mas Jesus, chamando-lhe, e disse: Sabeis que os príncipes dos gentios exercer domínio sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são grandes. Mas não será assim entre vós: mas quem quiser ser grande entre vós, seja vosso serviçal; E quem quiser ser o primeiro entre vós, seja vosso servo.

Referências

  1. Anuário Pontifício, publicado anualmente pela Libreria Editrice Vaticana, p. 23 *. Edição do 2009. ISBN 978-88-209-8191-4.
  2. Servus Servorum Dei. Catholic Encyclopedia; New Advent. Página visitada em 2010-02-04.
Ícone de esboço Este artigo sobre Catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.