SimCity 4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
SimCity 4
Produtora Maxis (subsidiária EA)
Editora(s) Electronic Arts (Windows)

Aspyr Media (Mac OS)
Plataforma(s) Microsoft Windows

Mac OS X
Data(s) de lançamento 14 de janeiro de 2003 (Windows)

20 de junho de 2003 (Mac OS)
Gênero(s) Simulação

Construção de cidade
Modos de jogo Um jogador
Classificação Permitido para todas as idades i DEJUS (Brasil)
Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)
Inadequado para menores de 3 anos i PEGI (Europa)
Média CD-ROM (2x)
Controles Mouse e teclado

SimCity 4 (ou também chamado SC4) é um jogo de computador de simulação e construção de cidade desenvolvido pelo estúdio americano Maxis, uma subsidiária da Eletronic Arts, e lançado em 14 de janeiro de 2003 para Windows e, posteriormente, para Mac OS X em 20 de junho de 2003 através da publicadora Aspyr Media. É o quarto título da série homônima, sendo precedido por SimCity 3000, lançado em 1999. Recebeu um pacote de expansão denominado A Hora do Rush, no mesmo ano, que trouxe mudanças na jogabilidade como novos meios de transporte e níveis de dificuldade. Ambos os jogos, básico e pacote de expansão, foram relançados juntos como SimCity 4: Deluxe Edition, disponibilizado também para compra via Steam em junho de 2010.

Em 2007, foi revelado que o novo título da série não estaria nas mãos da Maxis, agora ocupada com o lançamento de um novo título de Will Wright, Spore, mas, sim, nas mãos da Tilted Mill Entertainment, estúdio responsável por títulos como Caesar IV. Diferentemente de SimCity 4, chamado por críticos de "maior passo evolutivo na série" e aclamado por estes e público, Sim City Sociedades foi criticado por sua facilidade e diferenciação da jogabilidade tradicional da série. Sociedades ainda ganhou um pacote de expansão, Sim City Sociedades: Destinos, em 2008.

SimCity 4 recebeu resenhas positivas da crítica especializada que elogiou o novo sistema de regiões, gráficos e uma jogabilidade mais detalhada e rica que seus predecessores. O jogo alcançou nota de 84/100 no site Metacritic, baseado em 36 críticas, e 85,09% no site GameRankings.


Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O jogador primeiramente deve escolher uma região para começar o jogo, sendo que o jogo já vem com paisagens de cidades reais famosas, mas também pode criar uma nova região feita completamente por terra ou água. Em seguida deve escolher uma das paisagens da região, que pode ser grande, média ou pequena. Quando entra na paisagem, o jogador tem três modos de jogo a disposição:

  • Deus - É usado para controlar a natureza de forma muito avançada, podendo elevar, rebaixar ou nivelar o terreno, criar montanhas, vales, rios, vegetação, animais e etc. Quando a cidade é estabelecida as opções não são tão eficientes e algumas são até desabilitadas, mas é adicionada a função Dizimar Cidade, que destrói todas as construções e apaga o jogo salvo.
  • Prefeito - Só pode ser usado se a cidade for estabelecida, fato irreversível. É usado para construir e governar a cidade, adicionar rodovias, sistemas de transportes, prédios municipais (escolas, hospitais), zonear a cidade (em zonas residenciais, comerciais ou industriais) entre outras funções.
  • Meu Sim - Esse modo especial faz conexão com o jogo The Sims, pegando os Sims do jogo e colocando-os na cidade, onde ele dará dicas para o jogador. Esse modo não é compatível com The Sims 2 e The Sims 3. Neste modo também é possível escolher um estilo de veículo para dirigir, onde os que tinham missões eram destacados com uma borda amarela (somente habilitado em SimCity 4: A Hora do Rush1 ).

No modo Deus existem funções do terreno, que são nivelar, elevar e rebaixar; possui funções de criar vegetação (árvores e plantas) e animais. Para criar picos e montanhas usa-se elevar terreno e para rios, lagos e oceanos usa-se rebaixar terreno, isso quando são usados aos extremos. Também é possível criar desastres naturais como terremotos, vulcões, tornados e etc. Esta função não é desabilitada com o estabelecimento da cidade.

Depois de criar a natureza, o jogador deve construir a cidade. É importante colocar rodovias (que podem ser ruas, estradas, avenidas, auto-estradas e cruzamentos), elas já vem com calçadas automaticamente. Outras principais construções são as zonas, que reservam espaços para a população construir edifícios particulares, podendo ser de três zonas: residencial, comercial e industrial, cada delas pode ter densidade alta, média ou baixa (zonas industriais de baixa densidade são chamadas de zonas agrícolas). A densidade mede a quantidade de pessoas que podem ficar nesse prédio, dando a lógica da baixa densidade ser simples casas e sobrados, enquanto alta densidade são grandes edifícios e arranha-céus. As zonas residenciais concentram população, as comerciais dão trabalho para a população e as zonas industriais produzem matéria para as comerciais. Uma cidade precisa ter as três zonas. Em terceiro lugar, deve-se colocar construções municipais, que são para segurança (delegacias, corpo de bombeiros), saúde (clínicas e hospitais) e educação (escolas e universidades). Cada construção tem tamanho (pequeno, médio ou grande), e nas questões de segurança são automaticamente equipadas com agentes. Também é essencial colocar sistemas de transportes públicos, como paradas de ônibus, trem urbano, metrô, entre outros. O último conceito importante é o meio ambiente, que exige colocar árvores, parques, áreas verdes e etc. O jogador tem secretários, que conversam e aconselham para cada uma dessas funções. Outra função conhecida do jogo são as maravilhas, que lista famosas construções do mundo para colocar na cidade (ex: Estátua da Liberdade, Torre Eiffel, Grande Pirâmide e etc.)

Pacote de expansão[editar | editar código-fonte]

Em 22 de setembro de 2003, a Maxis lançou o primeiro e único pacote de expansão de SimCity 4, denominado SimCity 4: A Hora do Rush. A expansão foi lançada também na versão SimCity 4: Deluxe Edition, juntamente com o jogo original, e em 4 de setembro de 2004, a Aspyr Media lançou o jogo para Mac OS X.

SimCity 4: A Hora do Rush tem ênfase no transporte, aumentando o leque de opções de avenidas, bem como permitindo ao jogador rastrear o fluxo do tráfego, e adiciona o controle de veículos, a construção de grandes instalações civis e o novo estilo arquitetônico euro-contemporâneo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. SimCity 4: A Hora do Rush

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
SimCity 3000
SimCity 4
2003
Sucedido por
SimCity Societies